top of page

Óleos essenciais para quem quer cabelos longos e sem queda

Queda e crescimento de cabelo

 

Os óleos são ricos em benefícios para manter a saúde do couro cabeludo e dos fios.


Eles são uma ótima opção para quem está com queda de cabelo, ressecamento, cabelos ralos e finos.


Todos os óleos que vamos falar aqui tem comprovação científica de sua eficácia.


Os óleos essenciais são utilizados há muito tempo em medicamentos alternativos, orientais e homeopáticos. Isso ocorre graças à sua eficácia e também ao baixo risco de efeitos colaterais.


Alguns óleos essenciais podem reparar a saúde do couro cabeludo até aumentar o índice de crescimento do cabelo.

Como usar óleos essenciais no cabelo?


Uma das formas mais tradicionais é a massagem feita com óleo essencial diluído em óleo carreador, já que nunca devemos usar óleo essencial puro, devido sua alta concentração de ativos.


Outra informação que vale apena destacar é que, os óleos vegetais também carregam em si ativos que tratam diversos tipos de problemas, e em sinergia com os óleos essências vão potencializar o tratamento.


Com isso vale ficar de olho nos carreadores e optar por aqueles que possuem propriedades estimulantes para o crescimento capilar. Um bom exemplo são os óleos de rícino e o óleo vegetal de jojoba.


O óleo de rícino contém boas doses de ácido ricinoleico e ácidos graxos ômega-6, por isso ajuda a aumentar a circulação sanguínea e fortalecer as raízes.


Já o óleo vegetal de jojoba, por sua vez, possui propriedades semelhantes às do sebo natural da pele, sendo uma alternativa hidratante rica em ceramidas.


No entanto, se você não está acostumado com a umectação, também é possível misturar o óleo essencial no seu shampoo ou creme favorito (daqueles que podem ir ao couro cabeludo).

O uso dos óleos essenciais é milenar e amplamente difundido ao redor no mundo. Portanto, ele é seguro e eficiente, desde que a proporção diluição seja respeitada.


Apesar de serem naturais, essas substâncias são altamente concentradas e podem provocar irritações se não respeitada a diluição correta.


Isso não quer dizer que não tenha contra indicação, por isso é necessário antes de utilizar qualquer óleo essencial pesquisar suas contraindicações. Você pode obter essa informação em sites que vendem esses óleos.


E o que são os óleos essenciais?


Os óleos essenciais são ativos concentrados provenientes de plantas e flores usados para tratar, de maneira terapêutica, problemas e questões relacionados à beleza e à saúde.

Aqui vamos indicar alguns óleos essenciais:

Óleo essencial Alecrim

  • Estimula o crescimento do cabelo


Entre os benefícios, ele evita o aparecimento da caspa, diminui a queda de cabelo e ainda estimula o crescimento.


OBS: uma observação muito importante é que, como possui cânfora na composição, não é recomendado para quem tem hipertensão.

alopecia, crescimento capilar, combate a queda, tratamento capilar, óleo essencial de alecrim, cabelo  ta

Óleo essencial de lavanda francesa

  • cuida dos fio e do couro cabeludo.

A lavanda é queridinha quando se fala de óleos essenciais. Além de tratar questões como ansiedade e insônia, o óleo essencial de lavanda também auxilia em tratamentos dermatológicos, como alergias e dermatites, ajudando a deixar o couro cabeludo mais saudável e, de quebra, mantém os fios brilhosos e fortes.


Sem esquecer que devido às suas propriedades antioxidantes, ele também é um ótimo rejuvenescedor capilar.

Óleo essencial de Anis Estrelado:

  • Combate a calvície e acelera o crescimento

Com alta concentração de anetol combate a queda e calvície e acelera o crescimento capilar.

De origem asiática, as sementes de anis-estrelado são reconhecidas pelo seu poder antisséptico e relaxante.


O atenol é responsável pelo sucesso do óleo essencial de anis-estrelado, pois ele trabalha na oxigenação do bulbo capilar e estimulação da circulação na região.


Ou seja, ele aumenta a passagem dos vasos sanguíneos e assim aumenta a quantidade nutriente nos bulbos, dando mais força para o crescimento e combate do nosso corpo a queda capilar.

Óleo essencial de Peppermint ou hortelã-pimenta:

  • Promove crescimento dos fios

Com alta eficácia para o crescimento capilar, isso porque os ativos da hortelã tem um efeito vaso dilatador, e justamente os vasos sanguíneos dilatados fazem com que os folículos recebam mais nutrientes e sangue.


Além disso, um estudo conduzido em roedores descobriu que o óleo essencial de hortelã-pimenta consegue aumentar o número de folículos, a profundidade dos folículos e o crescimento geral do cabelo.

Receita para usar os óleos essenciais


Ingredientes:

  • 5 ml de óleo vegetal puro de sua escolha(ex: jojoba, coco, azeite de oliva) ;

  • 3gotas de óleo essencial de sua escolha(ex: alecrim);

  • 3gotas de óleo essencial de sua escolha(ex: hortelã-pimenta).


Modo de usar:


Com os cabelos secos, passe a mistura no couro cabeludo e espalhe pelos fios.

Faça massagem suave em movimentos circulares.


Deixe, no mínimo, 20 minutos agindo. Em seguida, retire utilizando shampoo.


Comments


bottom of page