top of page

Você sabe o que é Glutationa e para que serve?

Saúde

 

Um antioxidante mestre, a glutationa, é essencial para uma resposta imunológica eficiente e para evitar que o estresse oxidativo cause estragos em seu corpo.


A produção natural de glutationa diminui com a idade (quando você mais precisa dela), mas você pode aumentar os níveis de glutationa por meio de escolhas de estilo de vida.


MAS O QUE É GLUTATIONA


A glutationa é o produto de três aminoácidos, a glicina, cisteína e ácido glutâmico. Os aminoácidos são os blocos de construção da proteína.


A glutationa é um antioxidante presente em tecidos vegetais e animais que constituem a maior parte da dieta humana. 1


 Isto significa que ajuda a combater os radicais livres, moléculas que podem danificar as células do seu corpo.


Quais são os principais benefícios da glutationa?


Você sabe o que é Glutationa e para que serve?

A glutationa desempenha um papel importante em muitas reações químicas no corpo, além de participara da desintoxicar produtos químicos, como poluentes e remédios, e.incluindo alguns que o seu corpo cria naturalmente


A ingestão de proteína ajuda a fornecer os aminoácidos necessários para seu corpo produzir glutationa.


Os principais benefícios da Glutationa são:

  • Reduz o estresse oxidativo

  • Suporte ao reparo de DNA

  • Redução dos danos celulares na doença hepática gordurosa

  • Desintoxicação

  • Participa do metabolismo de nutrientes

  • suporte na produção de energia

  • Redução o envelhecimento

  • Redução da inflamação

  • Aumento da imunidade

  • Aumento do desempenho atlético


Pode ajudar na doença hepatica


Um pequeno estudo também mostrou que as pessoas com doença hepática gordura, não alcoólica, que tomaram glutationa por via oral durante 4 meses melhoraram os marcadores das enzimas hepáticas.


Outros estudos demonstraram que as pessoas com doença hepática que receberam doses elevadas de glutationa por via intravenosa registaram melhorias nos seus testes de função hepática.


Glutationa e perda de peso


Alguns estudos sugerem que o glutatião pode ajudar na perda de peso. Um estudo descobriu que as pessoas com obesidade que tinham níveis mais elevados de glutatião perderam mais peso quando seguiram um plano de alimentação saudável durante 6 meses.


Pode melhorar a psoríase


Uma pesquisa da 2022 mostrou que os níveis de glutationa eram mais baixos em pessoas com psoríase e uma revisão de 2022 concluiu que os tratamentos que aumentam os antioxidantes como o glutationa podem ajudar a gerir o stress oxidativo associadas, isto pode ajudar a aliviar os sintomas da psoríase em algumas pessoas.


Melhora a resistência à insulina


A resistência à insulina ocorre quando o corpo não responde à insulina tão bem como deveriam e não conseguem absorver a glucose (açúcar) do sangue, o que é associado a diabetes e pré-diabetes.


Um ensaio de 2021 com obsos, alguns que tinham diabetes tipo 2 e outros que não tinham, descobriu que a suplementação oral de glutationa melhorou a resistência à insulina em todos os participantes.


Aumenta a mobilidade na doença arterial periférica


Pesquisa de 2018 demonstrou que a glutationa melhorou a circulação, aumentando a capacidade dos participantes do estudo de caminhar sem dor por longas distâncias.


Auxilia o xombater doenças auto-imunes

Em inflamação crónica causada por doenças auto-imunes como artrite reumatoide, doença celíaca e lúpus, de acordo com uma revisão de 2022, a glutationa ajudou a reduzir o estresse oxidativo, estimulando ou reduzindo a resposta imunológica do corpo. As doenças auto-imunes, como o lúpus, atacam as mitocôndrias em células específicas. A glutationa trabalha para proteger as mitocôndrias das células, eliminando os radicais livres.



Sintomas da deficiência de glutationa


Quando a digestão de proteínas está dificultada, pode limitar a produção natural de glutationa. Baixo ácido estomacal ou enzimas pancreáticas podem prejudicar a capacidade de quebrar proteínas, e com a idade o ácido estomacal diminui, o uso de medicamentos comuns prescritos e de venda livre, como inibidores da bomba de prótons e bloqueadores de ácido, também esgotam ainda mais essa substância.(3)


Alguns dos sintomas de deficiência de glutationa podem incluir: (2)

  • Fadiga ou exaustão

  • Dificuldade na concentração

  • Anemia

  • Aumento do nível de estresse

  • Sistema imunológico deficiente, mais suscetível a doenças

  • Envelhecimento acelerado

  • Névoa cerebral

  • perda de coordenação


Alimentos ricos em nutrientes podem aumentar a glutationa — direta e indiretamente


Você pode aumentar a glutationa comendo alimentos que contenham a glutationa ou os alimento necessários para produzi-lo dentro do corpo.


Carne e laticínios fornecem nutrientes para produzir glutationa


Riboflavina, vitamina B2, ajuda a converter glutationa para a forma biodisponivel (absorvível pelo corpo). Uma deficiência pode ocorrer em vegetarianos e veganos — pode afetar os níveis de glutationa.


A deficiência de B12 é mais comum em veganos, adultos mais velhos, pessoas com distúrbios gastrointestinais, aqueles que passaram por cirurgia gastrointestinal, e pessoas com anemia perniciosa, associada à diminuição da glutationa.(7)


As únicas fontes significativas de B12 são derivadas de animais. Carne, aves, peixes, frutos-do-mar, ovos e laticínios, suficiente para evitar deficiência. Esses alimentos também são as fontes mais fortes de riboflavina.


Para produzir glutationa, seu corpo precisa de selênio. Este mineral, que tem propriedades antioxidantes, é prevalente em peixes, carne bovina, suína, ovos, queijo cottage e aves. As fontes vegetais incluem castanhas-do-pará, sementes de girassol e arroz integral.


Estudos mostram que a suplementação com ácido graxo ômega 3 pode aumentar a glutationa. Comer salmão , uma fonte desses ácidos, demonstrou clinicamente aumentar os níveis de glutationa. Esses ácidos graxos anti-inflamatórios também ocorrem no óleo de linhaça, sementes de chia, nozes e outros peixes.


Como a inflamação crônica pode esgotar a glutationa, faz sentido que substâncias anti-inflamatórias possam ter o efeito oposto.


A proteína do soro do leite aumenta a glutationa- Embora a maioria das pessoas não precise suplementar proteína, a proteína whey especificamente pode dar suporte à produção de glutationa devido ao seu alto teor de cisteína. Dos três aminoácidos que constituem a glutationa, baixos níveis de cisteína frequentemente limitam sua capacidade de produzir o antioxidante mestre.(comparados a uma abundância relativa de glutamina e glicina). Estudos mostraram um aumento nos níveis de glutationa com a suplementação de proteína whey.(6)


Alimentos vegetais que contêm glutationa


  • Espargos

  • Abacate

  • Pepino

  • Vagens

  • Espinafre

  • Mamão


Vegetais crucíferos contêm sulforafano, que demonstrou aumentar os níveis de glutationa. Estes incluem:


  • Brócolis

  • Couve-flor

  • Couve

  • Couve de Bruxelas

  • Repolho

  • Bok choi

  • sementes de mostarda -Adicionar sementes de mostarda em pó durante o cozimento pode aumentar o sulforafano (4)

  • Vitamina C - Suplementos de vitamina C podem aumentar os níveis de glutationa, em especial nos glóbulos vermelhos.( 5)


  • Vitamina E- Estudos mais extensos sobre vitamina E foram realizados em diabéticos com níveis mais altos de estresse oxidativo, e foi descoberto uma ligação entre suplementos e níveis aumentados de glutationa.


Consumir esses vegetais crus ou levemente cozidos no vapor preserva os compostos que contêm glutationa. Vegetais crucíferos frescos são preferíveis aos congelados, pois têm maior teor de sulforafano. Sempre com atenção se você faz alta ingestão de oxalato deve tomar cuidado com os vegetais crus.(6)


Suplementares de glutationa


Suplementação precursores

A suplementação de substância que ajudam ao corpo a produzir a glutationa.


Em populações de risco, a suplementação com este ácido alfa-lipóico elevou os níveis de glutationa e apoiou a resposta dos glóbulos brancos.


Outros pequenos estudos indicaram que a suplementação de acetil l-carnitina pode elevar os níveis de glutationa em certas áreas do corpo.


A N-acetilcisteína (NAC) mostrou-se promissora como um suplemento para aumentar os níveis de glutationa ao fornecer cisteína, mais a pesquisa são necessarias. 10


Suplementação direta


Devido à sua composição, a glutationa é difícil de suplementar por métodos tradicionais, pois o estômago a decompõe novamente em seus três aminoácidos constituintes.


A suplementação é controversa na comunidade médica. Alguns estudos sugerem que o seu corpo pode não utilizar eficazmente o comprimido. Mas outros estudos descobriram que o glutationa tomado por via oral pode aumentar os níveis de glutatião no seu corpo. Ainda há uma forma especial do suplemento, chamada glutationa lipossómico, pode ser mais eficaz do que o glutatião normal.


Não existe uma dosagem padrão para suplementação de glutationa oral. Na maioria dos estudos, as pessoas tomam quantidades diárias na ordem dos 250-1000 miligramas.


Atividade física ajuda aumentar a glutationa

A atividade física pode regular reduzindo os marcadores de estresse oxidativo e aumenta os antioxidantes. Em um estudo de 2014, pesquisadores descobriram que adultos mais velhos que participavam de atividade física regular tinham níveis mais altos de glutationa. (11)


Começar um regime de exercícios também aumentou a glutationa em adultos jovens sedentários. (12)


Evitar roubadores de glutationa


O excesso de gordura corporal também pode roubar glutationa do corpo, o que pode ser mitigado por meio de mudanças induzidas por exercícios na composição corporal.(16)


Fumar e álcool roubam glutationa do corpo, principalmente quando você chega aos quarenta e poucos anos e a produção de glutationa cai. (journal Article)


Numerosos estudos mostram que a simples exposição à fumaça do cigarro esgota a glutationa nas células. O que acaba gerando desequilíbrio de mais radicais livres do que antioxidantes, é conhecido como estresse oxidativo e tem sido associado a inúmeros problemas de saúde.(13)


Outros pesquisadores que estudam por que fumantes apresentam comprometimento da cicatrização óssea confirmando que a exposição à fumaça do cigarro reduz a quantidade de glutationa disponível nas células. (14 15 )


Uma das principais funções da glutationa é ajudar o fígado a remover substâncias potencialmente prejudiciais do corpo. Isso inclui medicamentos depois que eles fizeram seu trabalho, pois os medicamentos passam pelo fígado ao sair do corpo, colocando esgotando enorme quantidade seus estoques de glutationa.no órgão e em


Os Bloqueadores de ácido, analgésicos, antiácidos, antibióticos, antivirais e antidepressivos tricíclicos são conhecidos também por esgotar a glutationa, sendo que os medicamentos contendo acetominofeno, incluindo analgésicos de venda livre, são os mais agressivos.


Riscos


Uma dieta rica em alimentos que aumentam o glutationa geralmente não oferece riscos. No entanto, a suplementação pode não ser aconselhável para todos.


Fale com o seu profissional de saúde para saber se é adequado.


Os possíveis efeitos colaterais podem incluir:


  • cólicas abdominais

  • inchaço

  • dificuldade em respirar devido a constrição brônquica

  • reacções alérgicas, como erupção cutânea



 

Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo os conselhos, fornece somente informações genéricas, não substituindo de forma alguma uma opinião médica.

Comments


bottom of page