top of page

Você conhece todos os 14 benefícios da camomila? Chá e extrato

Saúde

 

O chá de camomila é um remédio natural para vários problemas de saúde. Os nutrientes que ele contém podem ajudar a controlar o diabete, as dores menstruais e os problemas de sono, entre outros.


Você conhece todos os benefícios da camomila? Chá e extrato

A camomila é uma das ervas medicinais mais antigas conhecidas pela humanidade. D família Asteraceae / Compositae e é representada por duas variedades comuns: Camomila alemã ( Chamomilla recutita ) e Camomila-romana ( Chamaemelum nobile ). As flores secas da camomila contêm muitos terpenoides e flavonoides que contribuem para suas propriedades medicinais


A camomila é utilizada tradicionalmente na medicina popular, para tratar feridas, úlceras, eczema, gota, irritações na pele, hematomas, queimaduras, aftas, neuralgia, ciática, dor reumática, hemorroidas, mastite e outras doenças, externamente, a camomila é usada para tratar assaduras, mamilos rachados, varicela, infecções de ouvido e olhos, distúrbios dos olhos, incluindo dutos lacrimais bloqueados, conjuntivite, inflamação nasal e hera venenosa, para tratar inflamações da pele e membranas mucosas e várias infecções bacterianas da pele, cavidade oral e gengivas e trato respiratório.


Na forma de um extrato aquoso é frequentemente usada como um sedativo suave para acalmar os nervos e reduzir a ansiedade, para tratar histeria, pesadelos, insônia e outros problemas de sono. Também é valorizada como um relaxante digestivo e usada para tratar vários distúrbios gastrointestinais, incluindo flatulência, indigestão, diarreia, anorexia, enjoo, náusea e vômito ( 1)


Pesquisas sugerem muitos benefícios, vamos ver o que encontramos de pequisas e literatura cientificas


Os benefícios potenciais do chá de camomila com evidências, incluem:


1. Cólicas menstruais e TPM


Em 2019, alguns pesquisadores concluíram que as propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas, sedativas e ansiolíticas da camomila podem ajudar a aliviar a ansiedade e o desconforto causados pela síndrome pré-menstrual (TPM).  (1)


2. Diabete e açúcar no sangue


Alguns estudos descobriram que o chá de camomila pode reduzir o açúcar no sangue em pessoas com diabete.


Pesquisa sugere que a camomila pode melhorar os perfis glicêmico e lipídico e os níveis de estresse oxidativo em pessoas com diabete mellitus e reduzir o risco de complicações relacionadas ao diabete.


Embora possa ser um suplemento complementar útil para os tratamentos existentes, ela não pode substituir os tratamentos recomendados pelo médico.(2)


3. Osteoporose


A osteoporose é a perda progressiva da densidade óssea. Essa perda aumenta o risco de ossos quebrados e postura curvada.


Um estudo publicado em 2022 descobriu que a camomila ajudou a prevenir a osteoporose em ratos devido ao tratamento com esteroides. Os efeitos antioxidantes dos flavonoides da camomila podem ajudar a prevenir a osteoporose, reduzindo o estresse oxidativo.(3)


4. Inflamação


A inflamação é uma reação do sistema imunológico para combater infecções. O chá de camomila contém compostos que podem reduzir a inflamação.(4 )


A inflamação de longo prazo está ligada a vários problemas de saúde, inclusive hemorroidas, dor gastrointestinal, artrite, distúrbios autoimunes, obesidade e depressão.


5. Câncer


Alguns estudos sugerem que o chá de camomila pode ter como alvo as células cancerígenas ou até mesmo impedir o desenvolvimento dessas células.(5)


Os resultados de testes laboratoriais sugeriram que os compostos da camomila podem ajudar a prevenir o crescimento de glioma, câncer de fígado, câncer cervical e leucemia.


6. Sono e relaxamento


O chá de camomila pode ajudar as pessoas a relaxar e adormecer.


Uma revisão de 2019 observou que, após 2 a 4 semanas de tratamento com camomila, as pessoas com transtorno de ansiedade generalizada observaram uma melhora nos sintomas. O tratamento com camomila também pode melhorar a qualidade do sono.


7. Sintomas de resfriado


Algumas pesquisas sugerem que o consumo de camomila pode ajudar a apoiar o sistema imunológico. Além disso, o consumo de bebidas quentes, como o chá de camomila, pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas do resfriado comum, como dor de garganta.(6)


8. Problemas de pele


Algumas pesquisas indicam que produtos tópicos contendo camomila podem ajudar a( 7)


  • tratar a acne

  • reparar a pele sensível

  • reduzir a desidratação da pele

  • eczemas


A camomila foi considerada estatisticamente eficaz na produção de secagem de feridas e na aceleração da epitelização. Estudos recentes sugerem que a camomila causou cicatrização completa da ferida mais rápida do que os corticosteroides (14, 15, 16)


9. Antioxidante


Vários estudos investigaram a atividade antioxidante do óleo essencial de M. chamomilla , extratos mostraram possuem atividade antioxidante que permite seu uso para prevenir ou tratar doenças. (10)


Um deles mostrou A camomila levou ao manejo e correção de alterações nos fatores de risco de doenças cardiovasculares. (8)


Os resultados obtidos em outro estudo confirmam o potencial antioxidante do chá de camomila na glândula parótida dos animais diabéticos após tratamento. (9)


O tratamento com o chá de camomila aponta como sendo promissor na prevenção dos danos oxidativos. Mais estudo em humanos ainda são necessários.


10. Atividade antialérgica


Em um estudo com extratos de camomila em altas concentrações mostraram uma propriedade antipruriginosa significativa em relação ao medicamento padrão.


Os níveis de histamina também reduziram significativamente nos grupos tratados com o extrato. Os níveis dos fluidos sérico, peritoneal e bronco alveolar também foram testados, e uma redução de aproximadamente três vezes foi observada com tratamentos padrão, enquanto os extratos de camomila na dose de 300 mg/kg mostraram redução de cinco vezes.


Outro autor testou a eficácia do óleo de camomila tópico na dermatite alérgica, os níveis de histamina foram significativamente reduzidos após 4 semanas e 2 semanas de aplicação de óleo de camomila, respectivamente (10,11)


11. Promoção da Saúde


Os benefícios da camomila para a saúde foram avaliados em um estudo que envolveu quatorze voluntários que beberam cinco xícaras de chá de ervas diariamente por duas semanas consecutivas. Amostras diárias de urina foram coletadas e testadas durante o estudo, antes e após beber chá de camomila. Houve um aumento significativo nos níveis urinários de hipurato e glicina, são associados ao aumento da atividade antibacteriana. (12)


12. Alivio nos sintomas de hipertensão


Em outro estudo, a camomila aliviou os sintomas hipertensivos e diminuiu significativamente a pressão arterial sistólica, aumentando a produção urinária. Estudos adicionais são necessários antes que uma ligação mais definitiva entre a camomila e esses benefícios à saúde possa ser estabelecida. (13)


13. Antifúngica


As atividades antifúngicas de OE e extratos obtidos de diferentes partes de M. chamomilla foram relatadas na literatura, sugerindo grande eficácia contra uma variedade de cepas fúngicas

(14, 15, 16, 17)


14. Apoia perda de peso


As flores de camomila contêm uma ampla gama de compostos polifenólicos e óleos essenciais que possuem várias atividades biológicas, incluindo efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e moduladores do metabolismo energético. Devido a essas propriedades, as preparações de camomila podem ser usadas efetivamente para prevenção e tratamento da obesidade. (18)


Outros usos


Dados preliminares também indicam benefício potencial para manter a remissão da colite ulcerativa, e melhorar o funcionamento adaptativo e social em crianças com autismo. Estudos sobre isso são limitados.


A saber

O chá de camomila pode conter : 0.4-0.67 mg por xícara de Oxalato, o que é relativamente baixo (12)


Atenção aos riscos da camomila


Pois é, pode haver alguns riscos mesmo a inocente camomila.


A camomila pode não ser segura para pessoas que têm alergia conhecida à artemísia, margarida, crisântemo ou calêndula, que são plantas relacionadas. Ele pode causar uma reação grave conhecida como anafilaxia.(8)


Quem ja teve uma reação alérgica, mesmo que leve, a produtos de camomila devem evitar a camomila, pois as reações alérgicas podem piorar com o tempo.


A camomila pode interagir com medicamentos para afinar o sangue. Consultar um médico antes de aumentar a ingestão de camomila, especialmente se já tiver um problema de saúde.


Mulheres gravidas, embora a camomila possa ajudar a aliviar alguns sintomas durante a gravidez, como irritação gastrointestinal, evidências indicam que o uso regular pode aumentar o risco de trabalho de parto prematuro ou aborto espontâneo. (.9)


Bebês e crianças muito pequenas: O chá de camomila, assim como o mel e alguns outros produtos naturais, pode conter esporos de botulismo. A maioria dos adultos saudáveis consegue combater uma infecção por botulismo, mas os bebês talvez não consigam.


Se alguém toma algum medicamento, deve perguntar ao médico sobre as possíveis interações com o chá de camomila.


Se você nunca usou camomila, deve fazer um teste de contato antes de usar em uma área maior para verificar primeiro se há efeitos adversos.


4 Formas de usar camomila


1. Chá

Faça uma bebida FORTE e saudável, deixando 28gr de camomila em infusão por 10-15 minutos em água fervida. Beba 2-3 xícaras de chá diariamente para resultados

 

2. Banho

Basta adicionar uma xícara de camomila em um jarro, 1 litro de água quente, deixar em infusão até esfriar, coar e despejar, acrescente água e despeje em sua pele após o banho. Sua pele ficará sedosa e com um cheiro muito doce,


3. Compressas de olhos  

aproveite os saquinhos do chá após o uso e aplique nos olhos por alguns minutos, é muito eficiente para olheiras


4. Extrato

Procure uma marca e fornecedores de confiança e usa a camomila em capsula, uma opção para quem não gosta do chá.



 

Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.

Comments


Editoriais

EDITORIAL CABELO

Cabelo

conteúdo feminino

Pele

cozinha prática

Cozinha

saúde

Saúde

EDITORIAL  ESTILO

Estilo

casa decoração

Casa

bottom of page