top of page

Vitamina k2 Mk7 rejuvenesce? Benefícios e fontes

Saúde e beleza

 

No universo das vitaminas para a pele, você provavelmente já ouviu falar ou já usou vitaminas A, C e E., mas e a vitamina K2mk7? Conhece seus benefícios? E não é só de uso interno, você sabia que há também a versão tópica?


Vitamina que rejuvenesce a pele   آیا ویتامین K2 Mk7 باعث جوانسازی می شود؟ منافع و منابع

A vitamina K2 é uma arma que todos devemos ter em nosso arsenal antienvelhecimento., uma vitamina importante para a pele, pois ajuda a curar feridas, contusões e escoriações. Além de suas propriedades para a pele, a pesquisa está revelando que a vitamina K2 pode ajudar a manter nossos ossos e cérebro fortes à medida que envelhecemos. Vários estudos (1) mostram sinais promissores de que a vitamina K2 pode apoiar o antienvelhecimento. É improvável que nos faça parecer dez anos mais jovens, mas pode ajudar a prevenir várias doenças relacionadas à idade e nos manter com aparência mais jovem por mais tempo.

O que é Vitamina K2

Sabemos que existem duas formas principais de vitamina K – K1 e K2. A vitamina K1 (filoquinona) é encontrada em alimentos à base de plantas, como folhas verdes. A vitamina K2 também chamada de menaquinona pode ser encontrada em alimentos fermentados e produtos de origem animal. A vitamina K2 também pode ser dividida em vários outros subtipos – sendo os mais importantes o MK-4 e o MK-7. Os cientistas agora estão aprendendo que os papéis das vitaminas K1 e K2 podem ser significativamente diferentes, levando muitos a pensar que deveriam ser classificados como nutrientes separados.


Em estudos controlados por humanos, os pesquisadores também observaram que os suplementos de vitamina K2 melhoram principalmente a saúde do coração e dos ossos, enquanto a vitamina K1 pode não ter benefícios substanciais. Dito isto, mais estudos em humanos precisarão ser concluídos para entender completamente a diferença funcional entre as vitaminas K1 e K2.

A médica naturopata Kate Rheaume-Bleue, descreve sucintamente o papel da vitamina K2 em seu livro Vitamin K2 and the Calcium Paradox :


“A vitamina K2 canaliza o cálcio para os ossos para fortalecer a densidade mineral e combater as fraturas, ao mesmo tempo, em que previne e até remove a perigosa calcificação arterial. Ao longo do caminho, tem efeitos benéficos para quase todos os principais problemas de saúde de nosso tempo, incluindo diabete, câncer, doença de Alzheimer, infertilidade, cárie dentária e crescimento de crianças saudáveis.”

Benefícios potenciais da vitamina K2

Como é impossível voltar no tempo, podemos gerir a nossa idade biológica seguindo uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável. Aqui estão alguns potenciais benefícios antienvelhecimento da vitamina K2 para ajudar a motivá-lo a começar a monitorar sua ingestão:

  • Melhora a elasticidade da pele – À medida que envelhecemos, é comum ter condições de pele como manchas escuras, estrias, cicatrizes e varizes. A vitamina K2 pode ajudar a combater essas doenças, auxiliando no reparo celular. A indústria de cuidados com a pele percebeu isso e começou a sintetizar a vitamina K para aplicações tópicas. Um dos produtos de vitamina K mais populares são os cremes para os olhos, pois alguns estudos descobriram que ajuda a reduzir manchas escuras.


  • Promove a cicatrização de feridas: "A vitamina K pode melhorar a cicatrização de feridas, aumentando a contração da ferida e ajudando na formação de colágeno e vasos sanguíneos", diz Chang. (FYI, a contração da ferida é essencialmente uma resposta de cura que seu corpo tem que determina o quanto a pele foi danificada e precisa de reparo).


  • Ajuda a atenuar as olheiras: a Em um estudo de 2015, os participantes que usaram absorventes contendo vitamina K e cafeína em uma base de óleo de emu tiveram uma aparência melhorada de rugas e olheiras. 1 .


  • Equilíbrio Hormonal – Uma das principais razões pelas quais nossos corpos apresentam sinais de envelhecimento é devido ao desequilíbrio iminente dos hormônios. Incluir os benefícios da vitamina K por meio da dieta é uma ótima maneira de ajudar a complementar esse problema. Hormônios bioquímicos, conhecidos como citocinas, atuam no corpo de diferentes formas. Uma das formas primárias é a IL-6, que muitas vezes ocupa mais espaço do que outras citocinas e leva ao desequilíbrio hormonal. A vitamina K é um nutriente anti-inflamatório que pode ajudar a reduzir sintomas como feridas inflamadas encontradas em nossas articulações (como joelhos e cotovelos).


  • Veias saudáveis: Embora a vitamina K1 desempenhe um papel importante no fluxo sanguíneo, a K2 ajuda a ativar o MGP, que geralmente se acumula nas veias varicosas. Ao ativar esta proteína, o K2 pode auxiliar na redução ou prevenção de varizes e problemas de trombose relacionados.


  • Constrói uma nova dentina Como a osteocalcina é uma proteína dependente de K2, aumentar a ingestão de vitamina K2 faz com que a osteocalcina funcione com mais eficiência. Quando a osteocalcina é ativada por K2, causa o crescimento de dentina fresca (tecido calcificado que está por baixo da camada de esmalte dos dentes) e, quando uma nova dentina cresce, é menos provável que se formem cáries. (Observe que esse processo também requer vitaminas A e D.)


  • Retarda a degradação do dente Da mesma forma que afeta os ossos, acredita-se que a vitamina K2 ajude a diminuir a taxa de perda de dentes que ocorre com a idade. De fato, quando se trata de osso, observou-se que o K2 realmente aumenta a massa óssea.


  • Função cognitiva – Não apenas a maioria de nós começa a parecer mais velha à medida que envelhecemos, mas nossa função cognitiva pode começar a diminuir. Cérebros envelhecidos começam a desacelerar e somos incapazes de tomar decisões cognitivas lógicas tão rápido quanto antes, e também podemos experimentar perda de memória. Manter os níveis recomendados de vitamina K pode ajudar a aumentar o suprimento de sangue e oxigênio para o cérebro, estimulando as funções dos neurônios – benéfico para aumentar o poder da memória e o raciocínio lógico.


  • Níveis de açúcar no sangue – Precisamos ter os níveis adequados de açúcar no sangue em nossos corpos para ajudá-los a funcionar sem problemas. Alguns dos níveis anti-inflamatórios mais altos de vitamina K podem ser encontrados no pâncreas. Isso significa que a quantidade de vitamina K que consumimos pode afetar enormemente os níveis de glicose e insulina do nosso corpo. Algumas pesquisas mostraram que a vitamina K apoia a liberação e secreção de glicose no corpo – o que nos impede de experimentar efeitos colaterais como tontura, fadiga e picos de açúcar.


  • Apoia a saúde do coração – A vitamina K2 é ótima para prevenir o acúmulo de minerais, que podem entupir nossas artérias e paredes dos vasos sanguíneos. Um coração que pode bombear o sangue livremente pelo nosso corpo é essencial para a saúde. Infelizmente, a doença cardiovascular é um dos problemas mais significativos que os homens enfrentam à medida que envelhecem. A vitamina K2 pode ajudar a prevenir coágulos sanguíneos nocivos, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, a nutrição com vitamina K2 poderia ajudar a retardar o acúmulo de placa (substância composta de gordura, colesterol e cálcio) que endurece e pode acabar bloqueando as artérias quando coagulada.


  • Propriedades antioxidantes – Os benefícios antienvelhecimento da vitamina K2 incluem suas poderosas propriedades antioxidantes. Alguns estudos mostraram que pode ser mais eficaz do que a vitamina E e a coenzima Q10 (CoQ10) para eliminar os radicais livres. Isso inclui os potenciais benefícios para a pele, como melhorar as funções de barreira, afastar irritantes e selar a umidade, resultando na proteção do corpo contra pele seca, com coceira e vermelha, que geralmente ocorre no envelhecimento.

Onde encontrar fontes de vitamina K2

Os cientistas que estudam os efeitos da vitamina K2 sugerem que os benefícios potenciais vêm com uma ingestão diária entre 10 e 45 microgramas. Mas quais alimentos contêm vitamina K2? Aqui está uma lista de alguns alimentos ricos em K2 para ajudá-lo a manter um melhor equilíbrio da dieta:

  • Natto (um prato tradicional japonês de soja fermentada)

  • Chucrute (repolho cru fermentado)

  • Produtos lácteos (principalmente queijos duros)

  • Gemas de ovo

  • Peixe gordo (incluindo salmão, sardinha e cavala)

  • Frango

  • Carne bovina

  • Carne de porco

  • Fígado e outras carnes de órgãos

Comece a incluir alguns desses alimentos recomendados em sua dieta hoje! E questione seu médico sobre a reposição com cápsulas de k2mk7.



 

Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.

Você nem imagina
o valor que você tem

 Gratuito 

Torne-se membro

Sucesso! Mensagem recebida.

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube ícone social
  • Pinterest
  • Instagram
bottom of page