TRATAR POROS DILATADOS MANCHAS E MELASMA EM CASA- Niacinamida
- Sphaira
- 13 de jun. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 13 de mar.
Pele
COMO TIRAR MANCHAS da pele E DIMINUIR POROS sem usar ácidos?
Manchas de acne, melasmas, poros dilatados, cravos, só quem tem sabe como é a guerra para acabar com tudo isso.
Eu já usei de tudo, e nada resolvia, até que de tanto usar ácidos minha pele desidratou, e episódios de acnes foram ainda mais severos.
Então em uma pesquisa intensa sobre assunto, estudos científicos e experts internacionais a procura de ativos renomados por aí descobri a fórmula do Niacinamida.
Todos os especialistas internacionais recomendam o uso deste ativo na rotina diária para que tem pele de cor
O queridinho de todos é a fórmula do The ordinary , mas por aqui usamos a versão manipulada que é bem mais em conta.
Esse ingrediente é daqueles essenciais para peles pigmentares, os preferidos, e sua pele ainda vai agradecer por usá-lo.
A niacinamida um composto versátil, que vai bem em praticamente todos os tipos de pele até as mais sensíveis.

O que é niacinamida?
Niacinamida é uma vitamina, que também aparece por aí com os nomes de Nicotinamida e Vitamina B3.
Por aumentar a síntese de ceramidas naturais da pele contribui para hidratação.
Está presente em diversos cremes anti-idade, tônicos, hidratantes, entre outras maravilhas do mundo dos dermocosméticos.
Outro fator positivo da vitamina B3 é que não se degrada ao ser exposta à luz solar ou ao calor, além de não ser sensibilizante nas concentrações em que se apresenta.
Além disso, ela é versátil, uma vez que combina com vários outros ingredientes, como retinol, ácido hialurônico, peptídeos e antioxidantes em geral.
E não é só isso. Tem muito mais benefícios!
Quais são os benefícios da Niacinamida?
Hidrata: estimula a síntese de ceramidas e ácidos graxos, também da queratina e da filagrina, que ajudam a reter água, promovendo a hidratação da pele. Assim, fortalecem a barreira cutânea, evitando ressecamento e vermelhidão, também tem comprovação que melhora a textura da pele, estimulando a renovação celular.
Regula a produção de sebo: para quem tem pele acneica é bem interessante, pois tem ação anti-inflamatória, melhora a textura da pele e auxilia na regulação da secreção sebácea, diminuindo a produção de sebo.
Reduz a pigmentação: A niacinamida ajuda a prevenir e atenuar manchas causadas por hiperpigmentação, ao impedir que a melanina se espalhe. Um estudo mostrou resultados semelhantes (porém muito mais segura) a da hidroquinona no tratamento de melasma.
Retarda o envelhecimento: de acordo com diversos estudos acadêmico atua melhorando a aparência de rugas e linhas finas, ao ajuda o aumento da produção de colágeno e elastina, responsáveis pela renovação celular, o que resulta em uma pele mais viçosa e firme.
Combate os radicais livres: de acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Aesthetic Dermatology, a niacinamida age no combate os radicais livres, ao ajudar a prevenir os danos causados pela radiação UV e o estresse oxidativo, o que aumenta a capacidade antioxidante da pele.
Auxilia na diminuição da sensibilidade: se você é do time das dermes sensíveis e intolerantes, é possível que a barreira da sua pele esteja comprometida. A Niacinamida pode ajudar a reduzir a perda da água, resultando em uma barreira mais grossa e forte. Até pessoas com rosácea podem se beneficiar.
Para a área dos olhos: é a opção indicada para o clareamento e na prevenção das olheiras, tanto as castanhas como os azuis.
Algumas pesquisas apontam que a vitamina está associada à redução do risco de câncer da pele. (American Society of Clinical Oncology).
Além de funcionar como um forte aliado no controle da produção de oleosidade das glândulas sebáceas, responsável pelo surgimento de cravos e espinhas no rosto.
Resumindo
— Reduz linhas finas e rugas; — Diminui hiperpigmentação; — Diminui vermelhidão e inflamação; — Melhora a função barreira da pele; — Melhora a elasticidade; — Ação antioxidante.
É uma substância com perfil de uso muito fácil, pode ser usada de dia ou de noite e com alto perfil de tolerabilidade, dizem os especialistas.
Atenção
A recomendação é não usar a Niacinamida concomitantemente com vitamina C, pois vai neutralizar a ação de uma da outra.
Há exceção se for Nano vitamina C, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.
·E aí: que tal inserir Niacinamida na sua rotina de skincare?
A fórmula do The ordinary, para manipular (o valor da versão manipulada é 1/4 da marca, vale a pena)
Niacinamida 10% + Zinco 1%
Benefícios da fórmula THE ORDINARY
Niacinamida:
· Hidratação;
· Ação Anti-inflamatória;
· Melhora a barreira de proteção da pele;
· Controla a produção de sebo;
· Ação Calmante.
Zinco:
· Controla a produção de sebo;
· Ação cicatrizante;
· Ação Anti-inflamatória;
· Combate Acne;
· Controla os poros.
Instruções
Aplique em toda a pele do rosto pela manhã e à noite antes de cremes mais pesados. Se ocorrer irritação, pare de usar e consulte um médico.
Use somente como dirigido na pele intacta.
O teste de antes do uso sempre é recomendado.
Mantenha fora do alcance de crianças.
Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.
· Referências e estudos
· Niacinamida 4% X Hidroquinona 4% no tratamento do melasma
Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.
Informações baseadas nos estudos linkados
Comentários