Cuidados com os fios
Coloração natural dos fios
Você já pensou em colorir seu cabelo de forma natural e ainda tratar os fios e couro cabeludo ao mesmo tempo. Se sim, você está no lugar certo para se informar como conseguir esse grande feito usando a Henna.
Neste texto vamos falar da hena (henna) pura, ou seja, vamos falar do pigmento laranja, que vai deixar o cabelo ruivo.
Mas se você não quiser ficar ruiva, saiba que a Hena misturada com outras ervas, tão poderosas em benefícios quanto a própria hena, pode criar uma cartela de cores que vai do preto ao loiro, em tons quentes ou frios? Isso é texto para outra matéria.
A Hena é conhecida basicamente como Lawsonia inermis. Desde os tempos mais antigos, na África e na Ásia, a Henna ou Hena é utilizada para fins medicinais e como pigmento para tingir cabelo e pele.
O que é a Henna?
A hena nada mais é do que a folha da Lawsonia inermis triturada até se transformar em um pó, que deve ser misturado com água ou um chá (muitos utilizam chá de hibisco), para formar uma pasta e ser aplicada no cabelo ou na pele.
As receitas tradicionais para a tintura de henna implicam fazer pó de henna secando as folhas, depois misturando com líquidos tânicos (que contém antioxidante, como chá ou café, para aumentar o seu potencial de coloração.
A hena contém Law One Trusted Source, uma molécula que se liga às proteínas para tingir o cabelo, a pele e os tecidos. E esse composto é um agente antibacteriano e anti-microbiano.
Somente com essas informações já podemos chegar a conclusão de que a Hena além de pigmentar o fio de cabelo, vai tratar. Pois vai agir do couro cabeludo até as pontas.
No couro cabeludo a Henna vai agir como um antibacteriano e antioxidante, fortalecendo e protegendo os bulbos capilares, com um resultado no maior crescimento do cabelo e os cabelos que nascem após aplicação da Henna nascem mais encorpados, com cutículas mais seladas e muitos mais resistentes.
Já no fio, a Hena vai agir, é claro que como um antioxidante e também como uma reconstrução, já que o pigmento vai se unir a queratina do fio, deixando-a mais encorpada, e essa ação da henna na queratina do fio vai deixar o cabelo mais forte e mais encorpado.
Hena cobre os fios brancos?
Boa pergunta, a resposta é sim, mas com algumas ressalvas. A coloração com hena básica vai cobrir em tons mais claros os fios brancos dando aquele aspecto de luzes. Outra técnica é usar a hena como base para fixar outras colorações naturais como o indico, Katam, etc. Falaremos mais especificamente sobre essa técnica em outro artigo
Nós resumimos todos os benefícios da aplicação da Hena nesta lista:
Pode ser feito em casa;
Pode ser mais barato do que outras tintas;
Pode ser deixado por mais tempo para aprofundar a cor; É permanente;
Fornece uma alternativa segura as tinturas químicas, especialmente para as mulheres grávidas(mas sempre converse com seu obstetra);
Sela a cutícula do cabelo ( o que dá um brilho maravilhoso);
Ela também vai dar ao seu cabelo uma dose importante de vitamina E, um amaciante natural do cabelo.
Vai proporcionar um fio mais encorpado e mais forte; Ajuda a prevenir a caspa;
Reduz a oleosidade do couro cabeludo;
Devido à alta concentração de taninos, a hena é muito eficaz contra o envelhecimento prematuro do cabelo; Ajuda a prevenir fios brancos prematuros;
Pode prevenir a queda do cabelo;
Ajuda a combater os piolhos;
Deixa o cabelo com aspecto muito mais saudável; A hena sozinha, sem mistura de outras ervas para mudar tom, vai proporcionar uma cor rica de ruivo que ficará no seu cabelo muito mais tempo do que qualquer tintura química de salão;
Além disso, a henna oferece muitos nutrientes de proteção para o cabelo e o couro cabeludo, pois é rica em antioxidantes, proteínas, e tem um efeito antifúngico e essas propriedades são muito úteis para a saúde do couro cabeludo. Mas nem só de vantagens vive a Hena. Vamos falar um pouco das desvantagens e te ajudar a decidir se vai valer a pena.
Desvantagens da hena para o cabelo
Embora a hena ofereça muitos benefícios, também vem com uma série de desvantagens. Como, por exemplo:
A cor vai mudar do dia da aplicação até 72 horas depois. Isso por que o pigmento vai oxidar no fio, e essa oxidação vai mudar o tom do pigmento, sempre de mais claro para um pouco mais escuro;
Esse tipo de coloração só escurece, ele não clareia o tom do seu cabelo;
O uso em excesso pode, sim, ressecar o cabelo;
Quase impossível remover o pigmento da hena do fio, pois ele se solda profundamente a queratina do fio. Sendo assim, uma vez tingido o cabelo com henna, é difícil fazer alterações na cor para tons mais claros, só será possível mudanças para tons mais escuros;
Mancha a roupa durante a aplicação;
A cor pode ser afetada pelo calor do secador (não pode usar secador por até 72 horas); Pode causar reações alérgicas como qualquer outro tipo de tintura. Por isso se faz necessário o teste de alergia ( no antebraço);
Pode causar a queda de cabelo não pelo uso da Henna em si, mas pelo excesso de aplicações, que podem causar ressecamento do couro cabeludo e assim ocasionar a queda. Nunca se esqueça! Remédio em excesso vira veneno!
Como é feita aplicação!
Nós resumimos todos os benefícios da aplicação da Henna nesta lista:
Preparo da hena Misture o pó com água morna ou chá, até obter uma textura de mingau.
Sobre os chás! As indianas costumam usar chá de hibisco, mas você também pode usar outros tipos como o chá preto, verde ou até café. Todos eles têm muita concentração de antioxidante e são mais ácidos. E é exatamente essa acidez que vai liberar mais pigmento vermelho da Henna, deixando o cabelo com um tom de ruivo mais intenso.
Depois deixe esse mingau descansar por pelo menos 12 horas em um recipiente fechado.
E aqui vai mais uma informação muito importante, utilize sempre utensílios plásticos ou de madeira, nunca de metal, pois a Henna vai reagir em contato com o metal perdendo assim sua eficácia.
Modo de aplicar Lave o cabelo com um shampoo para tirar todo resíduo de creme e óleo do couro cabeludo e dos fios.
Com os cabelos úmidos e separados em mechas, aplique mecha por mecha essa pasta, de maneira bem uniforme, para cobrir todo o cabelo a ser pigmentado.
Envolva o cabelo com um plástico ou uma touca plástica, para manter a umidade do cabelo e a pasta da hena não secar. Tempo de pausa Cor ruiva: deixe por mais ou menos de 4 a 5 horas. Base para cobrir cabelo branco: deixe por 1 hora. Pós-tratamento Os cuidados capilares pós-tingimento são tão essenciais como a preparação. Aqui estão as melhores práticas:
Lavar bem o cabelo para retirar henna com água, sem shampoo, no máximo só um condicionador.
Deixe o cabelo em paz durante 72 horas. Após esse período siga com sua rotina normal.
Frequência de reaplicação
30 dias para retoque de raiz; 60 dias para retoque global;
Como mencionamos anteriormente, a aplicação de henna no cabelo sem pausar pode ocasionar um acúmulo de moléculas proteínas no fio de cabelo. O efeito desse excesso de aplicação de Henna resultaria como o excesso de reconstrução nos fios, ou seja, fios enrijecidos, enfraquecidos e quebradiços.
Dicas de segurança
Primeiro faça sempre um teste de madeixas e pele, para ver como o seu cabelo e pele irão reagir;
Depois escolha uma Henna de qualidade, de boa procedência(isso vai fazer toda a diferença); Siga os passos corretos das aplicação e pós-aplicação;
Com essas dicas você vai conquistar uma linda cabeça de cabelo saudável, que cresce com mais facilidade, com muito brilho, encorpado e com uma cor muito mais rica.
Comentarios