top of page

O que é reprogramação mental e como melhorar a autoestima.


Boa mente

 

Você já ouviu falar em reprogramação mental?


Sim, é possível mudar sua autoestima, seu humor, suas conquistas, sua qualidade de vida com a reprogramação metal.


Na verdade, a Reprogramação Mental é uma ferramenta trazida da Psicanálise, que consiste numa técnica de aplicar falas repetitivas para auxiliar a troca de pensamentos ruins ou chamados pensamentos distorcidos, por falas positivas e agregadoras.


Este exercício mental eleva a capacidade da pessoa retomar o bem-estar e tomar decisões mais assertivas, que realmente podem transformar suas atitudes e alcançar melhores resultados na vida.


Esse exercício mental é de certa forma igual a um exercício físico, que quanto mais tempo e repetições forem feitas, mais forte os músculos vão ficando, no caso do Mind Set ou reprogramação mental, mais forte fica a mente.


Então tenha em mente que não é do dia para a noite, levará um tempo, porque não dizer que, podemos passar a vida nos reprogramando em busca de obter maiores e melhores resultados.



É fácil perceber uma pessoa com uma programação mental negativa, ou Mind Set fixo, em suas falas é comum estar relacionadas a:


*Autoculpa;

*Desmotivação;

*Desvalidação uma tarefa realizada

*Inexistência de positividade em relação a sua alto imagem.


Estas falas claramente demonstram uma autoestima baixa, onde o indivíduo vê, ouve e sente, de forma distorcida a si mesmo. Isso leva a um processo negativo, com resultados destrutivos para todo o potencial que a pessoa possa ter.



Existem dois tipos de pessoas


Pessoas de MIND SET FIXO (suas mentes não se habilitam para mudanças, mesmo que estejam em sofrimento, e as dificuldades já são em si mesma a sentença de derrota).



Pessoas de MIND SET DE CRESCIMENTO (Suas mentes são plásticas, ou seja, são pessoas sempre dispostas a mudar para crescer, para estas não existe tempo ruim, e sim as dificuldades são oportunidades de venceram novos desafios).


O ponto mais importante desta reprogramação é você ter em mente que a única protagonista deste processo é você mesma!



O primeiro passo é que você reconheça a existência do problema! (exemplo: sua autoestima esta baixa, você não tem alcançado melhores resultados em sua vida e até mesmo pensa que outras pessoas são culpadas pelo seu desempenho na vida).

Reconhecido o problema, lembre-se que para essa eficácia da reprogramação há um processo cognitivo (percepção, memória, pensamento) em seu cérebro, guardando todas as novas informações. Ou seja, é como uma poupança, que quando mais deposito de dinheiro você faz, mais dinheiro terá e maior será o rendimento.


Vamos para a prática da reprogramação!

Tudo começa em tomar conta de sua boca!

Sim! Cuide do que você fala!

Toda a fala negativa sobre situações e si mesma, troque por falas positivas.


Exemplo:

❌Eu não consigo acordar mais cedo para praticar atividade física.

✔Eu vou conseguir acordar mais cedo, pois quero e preciso praticar atividades físicas.

Depois coloque em prática sua fala.


Coloque o despertador mais cedo, ao despertar, lembre-se, a vida é sua, as decisões são suas e você sempre será capaz de fazer o que você quer fazer. VOCÊ CONSEGUE!


Como funcionam esses pontos:


Repetição da fala:


Quanto mais você fala, mais seu cérebro recebe a informação, mais cheio dela ele ficará (lembra da poupança).

Assim, a informação mais abundante que seu cérebro vai ter para trabalhar será a que você repetiu, repetiu e repetiu.


A Prática do que se fala:


Sempre coloque em prática o que você fala.

Pois, a prática do que se fala vai fixar a nova informação em seu cérebro e criar hábitos novos.


A repetição destes dois pontos vai e propiciar a quebra de sentimentos primários, como no exemplo que dei "eu não consigo acordar mais cedo".


Na verdade, tudo é questão de sentimento, e são estes sentimentos que comandam sua vida,

e quando você rompe com esse sentimento, aquilo que parecia, impossível, se torna algo fácil de realizar.


Não se engane! No processo haverá crises, mas a grande dica é, lute contra sua própria mente.


Não busque conforto no primeiro momento e sim situações conflitantes que vai exigir de você muito esforço. Se prepare para uma guerra mental!


Mas com o decorrer deste exercício mental, sua mente, trabalhará com novos comandos, em uma direção do crescimento, autoestima e capacidade de superação para qualquer situação da


sua vida, tudo que envolva a parte comportamento, proporcionando ao cérebro a confiança de conquistar bons resultados, crescer sempre em conhecimento, aprender a lidar com todos os tipos de demandas, e ter mais qualidade de vida.


Isso, na verdade, é a conquista da melhor versão de si mesmo!


Comentarios


bottom of page