top of page

Reeducação alimentar, o que é e como começar

 

Uma busca por uma estilo de vida saudável começa mudança na alimentação, como dizia um antigo proverbio popular a saúde começa na mesa.



A reeducação alimentar consiste em estabelecer um novo padrão de comportamento em relação à alimentação, optando por uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e bem planejada. Sempre visando promover o bem-estar físico e mental!


A reeducação é um dos pilares para uma vida mais saudável. Porém, como muitas pessoas não sabem a maneira correta de fazer isso, a maioria acaba tomando decisões erradas.


O que acontece é que, para que essas técnicas sejam saudáveis ​​e eficazes, é fundamental um planejamento estratégico que varie conforme as necessidades nutricionais individuais.


A dieta é um fator de risco chave para doenças crônicas e uma preocupação crescente entre os adultos mais velhos


O que é reeducação alimentar?


A reeducação alimentar é um processo de mudança de hábitos alimentares melhorando a qualidade nutricional, em geral, para alcançar uma vida mais saudável a curto, médio e a longo prazo.


Sua principal vantagem é que, diferentemente das dietas, que demonizam grupos alimentares completos, a reeducação trabalha o hábito e por isso, uma vez desenvolvido, fica fácil de manter por toda a vida.


Assim, o principal objetivo da prática é ajudar as pessoas a adquirir progressivamente um estilo de vida mais saudável, além de melhorar o bem-estar físico e mental por meio da alimentação.


Através da reeducação e do conhecimento sobre a alimentação é possível identificar os hábitos alimentares não saudáveis ​​que possui, e evitar comportamentos impulsivos e negativos em relação à alimentação.


Outro ponto importante sobre o assunto é que essas técnicas podem ser utilizadas individualmente ou em programa conduzido por um profissional de saúde, geralmente um nutricionista, cuja presença é muito importante para garantir as melhores práticas.


Por que a reeducação alimentar é importante?


A importância da reeducação alimentar se dá exatamente pelos seus inúmeros benefícios, que vão desde acelerar o metabolismo, aumentar a energia e manter a qualidade de vida geral. Desinflamar e evitar a inflamação


Fortalecimento do sistema imunológico

Os nutrientes que você consome estão totalmente relacionados com a sua saúde física, e isso não é nenhuma novidade


No entanto, quando você adere a um sistema de reeducação eficaz isso faz você se alimentar melhor a longo prazo, os efeitos em seu sistema imunológico são rapidamente vistos e sentidos.


Ocorre que com uma alimentação balanceada, o organismo recebe constantemente nutrientes fundamentais para o seu funcionamento e, consequentemente, o sistema imunológico fica fortalecido, prevenindo com mais facilidade infecções, resfriados, gripes e até outras doenças mais graves, como como complicações miocárdicas e inflamação cardíaca.


Perda de peso através da sensação de saciedade

Outro benefício muito importante do processo de reeducação alimentar é a manter por mais tempo da sensação de saciedade!


Alimentos ricos em fibras, carboidratos complexos, proteínas e gorduras boas permitem que nos sintamos mais satisfeitos entre as refeições, diminuindo o risco de “beliscar” durante o dia, hábito que dificulta muito o emagrecimento saudável ou a estabilização do peso.


Humor e saúde mental

Por fim, os benefícios de uma alimentação balanceada, não se restringem apenas ao corpo, mas também se estendem à saúde mental.


O que acontece é que com uma ingestão balanceada de nutrientes saudáveis, evitando gorduras saturadas, gorduras trans, açúcares e outros, é natural ocorrerem estímulos hormonais importantes para evitar e até mesmo controlar algumas doenças como depressão, ansiedade e outras condições emocionais.



COMO FAZER REEDUCAÇÃO ALIMENTAR


Comece controlando as quantidades.


A ingestão de calorias é um fator-chave para o controle de peso e saúde.


Embora alimentos inteiros sejam certamente muito mais difíceis de comer em excesso do que alimentos processados, eles ainda podem ser comidos em excesso.


Se você está acima do peso ou tentando perder gordura corporal, é importante monitorar o tamanho da sua porção.


Existem muitas estratégias simples para controlar o tamanho das porções.

Por exemplo, você pode usar pratos menores e pegar uma porção menor do que a média primeiro, mastigar mais lentamente, começar comendo pela proteína técnica que lhe darão mais saciedade


Antes de tudo avalie suas necessidades calóricas com base em fatores como seus níveis de atividade e metas de peso.


Aqui está uma calculadora de calorias que informa quanto você deve comer




Veja nossa sugestão de 5 sites e aplicativos gratuitos que ajudam a controlar as calorias e nutrientes.


Lembrem-se, vegetarianos ou pessoas que eliminam certos grupos de alimentos correm maior risco de perder alguns nutrientes.


Em geral, você deve consumir alimentos de vários tipos e cores para garantir a obtenção de todos os macro e micronutrientes em abundância.


Embora muitos debatam se as dietas com baixo teor de carboidratos ou gorduras são as melhores, a verdade é que depende do indivíduo.


Com base em pesquisas, os atletas e aqueles que procuram perder peso devem considerar o aumento da ingestão de proteínas. Além disso, uma dieta baixa em carboidratos pode fazer maravilhas para alguns indivíduos que tentam perder peso ou tratar o diabetes tipo 2 (29, 30)


Considere sua ingestão total de calorias e ajuste sua dieta com base em suas próprias necessidades e objetivos.


COMO ADAPTAR ESSA ROTINA A SUA VIDA


Se você não consegue se ver em uma determinada rotina de alimentação em um, dois ou três anos, então não é a certa para você.


As pessoas começam a seguir dietas extremas que não conseguem manter por muito tempo, o que significa que nunca desenvolvem hábitos alimentares saudáveis ​​de longo prazo.


As estatísticas demonstram claramente o ganho de peso da maioria das pessoas que se lançam em dietas por um tempo e depois recuperam todo o peso que perderam logo após (31)


O equilíbrio é fundamental sempre. Se você basear 90% de sua dieta em alimentos inteiros e comer porções menores permitirá que você desfrute de guloseimas ocasionalmente, mas ainda assim terá uma saúde excelente.


Reeduque seu paladar e crie sua própria rotina de alimentação saudável que você possa desfrutar e manter por um longo prazo. Se você quiser alimentos não saudáveis, guarde-os para um fim de semana.


CONSIDERES ESSES SUPLEMENTOS



Incluir muitos alimentos ricos em nutrientes em sua rotina alimentar deve ajudá-lo a reverter as deficiências e atender a todas as suas necessidades diárias.


No entanto, alguns suplementos pesquisados ​​mostraram ser úteis em alguns casos.

Um exemplo é a vitamina D, obtida naturalmente da luz solar e de alimentos como peixes oleosos. A maioria das pessoas tem níveis baixos ou são deficientes (32)


Magnésio, zinco e ômega-3 podem fornecer benefícios adicionais se você não os obtiver o suficiente em sua dieta (33, 34, 35)


Para melhorar o desempenho esportivo. Creatina, proteína de soro de leite e beta-alanina têm muitas pesquisas apoiando seu uso ( 36, 37,38)



Combine hábitos saudáveis


  • Os exercícios

A rotina alimentar saudável não é a única coisa que importa para uma saúde em dia

A prática de exercícios regulares dará um impulso ainda maior à saúde.


  • O sono

Também é fundamental. A pesquisa mostra que o sono é tão importante quanto a nutrição para o risco de doenças e controle de peso (39, 40)


  • A água

Hidratação e ingestão de água também são importantes, mantenha-se bem hidratado o dia todo.

Todo mundo já sabe o quanto é importante se manter hidratado,


Se você tem problemas para beber água, uma dica que funciona para a maioria das pessoas é inserir um pedaço de gengibre, hortelã ou até mesmo limão na garrafa. Com esta simples dica é possível atingir níveis ótimos de hidratação sem muito esforço.


  • Saúde mental

Talvez parece uma tarefa difícil, mas não impossível, bons hábitos de relaxamento, caminhadas, prática artesanal e outros podem ajuda manter a mente bem. O estresse de longo prazo está relacionado a muitos problemas de saúde.


  • Proteína magra em todas as refeições

Frango, queijo, peixe, ovos e tofu são alguns dos alimentos ricos em proteínas magras que podem e devem ser incluídos em uma alimentação saudável. Se bem administrados, podem ajudar a diminuir gorduras e calorias nas dietas.

Outra vantagem das proteínas também tem a ver com a saciedade, afinal, por serem digeridas de forma mais lenta pelo corpo, são ótimas opções para controlar o apetite.



PENSE NISSO


As estratégias descritas acima realmente fazem diferença e você pode começar por em prática ainda hoje. Só depende de você


A reeducação alimentar é extremamente eficaz e indicada para todas as pessoas, desde aquelas em condições de saúde fragilizadas, como a obesidade, até aquelas que simplesmente desejam adotar um estilo de vida mais saudável.


O processo de reeducação alimentar, não é um bicho de sete cabeças, só depende de conhecer o que é saudável e quanto você precisa para alimentar-se corretamente. Sua saúde agradece!


 

Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.


 

como fazer reeducação alimentar

 


Você nem imagina
o valor que você tem

 Gratuito 

Torne-se membro

Sucesso! Mensagem recebida.

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube ícone social
  • Pinterest
  • Instagram
bottom of page