top of page

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR - ALIMENTOS FUNCIONAIS PARA SAÚDE

Boa forma

 

Nos últimos anos, os alimentos funcionais ganharam popularidade entre aqueles que se interessam por saúde e bem-estar.


Também conhecidos como nutracêuticos, os alimentos funcionais são altamente nutritivos e associados a uma série de poderosos benefícios à saúde.


Estes nutracêuticos podem, por exemplo, proteger contra doenças, prevenir deficiências de nutrientes e promover crescimento e desenvolvimento adequados.


Mas você sabe exatamente quais são alimentos funcionais?

reeducação alimenatar por onde começar


O que são alimentos funcionais?


Alimentos funcionais são ingredientes que oferecem benefícios à saúde que vão além de seu valor nutricional. São ricos em nutrientes, como frutas e vegetais, a categoria também inclui alimentos enriquecidos com vitaminas, minerais, probióticos e fibras.


O conceito funcional ou super alimentos se originou no Japão na década de 1980, quando agências governamentais começaram a aprovar alimentos com benefícios comprovados em um esforço para melhorar a saúde da população em geral.


As frutas, vegetais, nozes, sementes e grãos também são frequentemente considerados alimentos funcionais ( 2 ) são considerados antioxidantes, compostos benéficos que ajudam a proteger contra doenças (4)


A aveia, por exemplo, contém um tipo de fibra chamada beta glucana, que demonstrou reduzir a inflamação, aumentar a função imunológica e melhorar a saúde do coração (3)






Exemplos de alimentos funcionais


Os alimentos funcionais são geralmente separados em duas categorias: convencionais e modificados ( 2 ).


Os alimentos convencionais são ingredientes naturais e integrais, ricos em nutrientes importantes, como vitaminas, minerais, antioxidantes e gorduras saudáveis.


Enquanto os alimentos modificados foram fortificados com ingredientes adicionais, como vitaminas, minerais, probióticos ou fibras, para aumentar os benefícios de saúde dos alimentos.


A exemplos de alimentos funcionais:

  • Legumes: brócolis, couve-flor, couve, espinafre, abobrinha

  • Frutas: frutas vermelhas, kiwi, peras, pêssegos, maçãs, laranjas, bananas

  • Leguminosas: feijão-preto, grão-de-bico, feijão marinho, lentilhas

  • Nozes: amêndoas, castanha de caju, pistache, nozes de macadâmia, castanha do Brasil

  • Sementes: sementes de chia, sementes de linho, sementes de cânhamo, sementes de abóbora

  • Grãos integrais: aveia, cevada, trigo-sarraceno, arroz integral, cuscuz

  • Frutos-do-mar: salmão, sardinha, anchova, cavala, bacalhau

  • Alimentos fermentados: tempeh, kombucha, kimchi, kefir, chucrute

  • Ervas e especiarias: açafrão, canela, gengibre, pimenta caiena

  • Bebidas: café, chá-verde, chá-preto


Benefícios potenciais


Prevenir deficiências de nutrientes

Como são tipicamente ricos em nutrientes importantes, são necessários.


Ter uma dieta com uma variedade de alimentos funcionais ajudar a garantir os nutrientes de que você precisa e a proteger contra deficiências nutricionais.


Proteger contra doenças

Muitos deles são especialmente ricos em antioxidantes. Os antioxidantes ajudam a neutralizar compostos nocivos conhecidos como radicais livres, e assim prevenir danos às células e condições crônicas, incluindo doenças cardíacas, câncer e diabete (7)


Alguns também são ricos em ácidos graxos ômega-3, um tipo saudável de gordura que reduz a inflamação, aumenta a função cerebral e promove a saúde do coração (8)


Outros são ricos em fibras, que podem melhorar o controle do açúcar no sangue e proteger contra doenças como diabete, obesidade, doenças cardíacas e derrame. A fibra também pode ajudar a prevenir distúrbios digestivos, incluindo diverticulite, úlceras estomacais, hemorroidas e refluxo ácido (9)


Promover crescimento e desenvolvimento adequados

Certos nutrientes são essenciais para o crescimento e desenvolvimento adequados de bebês e crianças.


Assim, ter uma ampla variedade de alimentos funcionais pode ser benéfico por conter nutrientes específicos importantes para o crescimento e o desenvolvimento.

Incluindo ácidos graxos ômega-3, ferro, zinco, cálcio e vitamina B12 (10) das crianças




O resultado


Mais saúde a sua mesa!


 

Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.

 

Comments


bottom of page