Curadoria de estilo
Comumente chamamos todos os produtos com fragrâncias de perfume, mas, na verdade, existem diferenças.
O que é comumente conhecido como perfume, na verdade, inclui vários tipos de produtos: o próprio extrato de perfume, perfume, eau de toilette e eau de colonia.
Qual é a diferença entre perfume, eau de toilette e colonia?
O que determina a qual categoria um perfume pertence é sua concentração de materiais odoríferos, a essência.
O perfume é um composto de um concentrado diluído em álcool.
Esse concentrado é uma mistura de matérias-primas puras: óleos essenciais, absolutos naturais e/ou substâncias sintéticas.
O concentrado é diluído em quantidades diferentes de álcool para obter o efeito desejado.
Quanto maior a proporção de concentrado, mais forte será a fragrância.
A classificação é a seguinte:
Uma colonia geralmente contém 4 a 6% de concentrado; são as águas mais leves.
Uma eau de toilette contém entre 7 e 10% de concentrado.
E um perfume contém 10 a 20%. Alguns perfumes podem chegar a 25% – quanto maior a concentração, mais encorpada e duradoura será a fragrância.
E, finalmente, o extrato de perfume, que ultrapassa os 20% de concentração, é um produto valioso.
Quais são as características de Perfume, eau de toilette, colônia e extrato de perfume?
A consequência de diferentes concentrações é uma diferença de preços. Isso ocorre porque as matérias-primas são muito caras, principalmente quando são naturais.
Quanto menos concentrado usar, mais barato será o produto final.
É por isso que as colônias são geralmente mais baratas. Em seguida vem eau de toilette, perfume e, finalmente, o extrato.
Qual diferença na duração
Outra consequência das diferentes concentrações é a diferença na longevidade.
A colônia menos concentrada produz um efeito fresco e tem um aroma leve que se dissipa após uma a duas horas
Já o Eau de toilette dura de três a quatro horas.
Por outro lado, os extratos de perfume e o perfume têm uma maior concentração de essência da fragrância.
Perfumes, portanto, duram geralmente até 6 horas, enquanto os extratos o dia todo.
Embora, é claro, seu odor desapareça com o tempo.
Como usar Colônia
Para manter seu efeito refrescante e renovar o cheiro, deve-se borrifar a Colônia várias vezes ao longo do dia.
Os aromas mais leves e frescos também podem ser usados direto dos frascos. O método splash usa a fragrância diretamente do frasco, sem o bico de pulverização como uma loção pós-barba para homens.
Dessa maneira vai usar sua fragrância em maiores quantidades e com mais frequência, já que a colônia geralmente é mais diluída.
Como usar o Eua toillete
O Eau de toilette também precisará ser reaplicado de tempos em tempos. Mas como já são mais concentrados, são geralmente usados como spray e em menor quantidade para não desperdiçar o produto.
Como aplicar o perfume
Os perfumes por serem mais concentrados não precisarão ser reaplicados ao longo do dia. Mas você pode querer borrifar à noite antes de sair para realçar um pouco a intensidade do perfume que você usou o dia todo.
Como usar o extrato de perfume
Finalmente, o extrato de perfume altamente concentrado durará muito tempo. Portanto, não há necessidade de aplicá-lo mais de uma vez! Os extratos são geralmente aplicados em quantidades muito pequenas porque são muito caros: apenas uma gota no pulso e na dobra do pescoço.
Há diferenças na formulação entre perfume, Eau de toilette e colônia?
Cada produto pertence a uma categoria diferente por conta da sua concentração. Além da concentração, cada categoria também particularidades em sua formulação.
Colonia, eau de toilette e perfume não é composto pelos mesmos ingredientes.
Você que já comprou a versão eau de toilette do mesmo perfume que está acostumada percebeu que o cheiro é bem diferente. Veja por quê.
Colônia
As colonias são composições ultra-frescas. Geralmente são compostos principalmente por frutas cítricas e plantas aromáticas.
A primeira água de colonia (como era conhecida) foi inventada no século XVIII por Jean-Marie Farina. Ele foi a primeira pessoa a ter a ideia de misturar óleos essenciais com álcool, para criar uma solução perfumada.
E foi uma verdadeira revolução porque no século XVII era costume usar perfumes inebriantes como óleo de canela ou sândalo. As pessoas usavam perfumes extremamente fortes para esconder odores corporais causados por uma falta higiene pessoal adequada. À Medida que a higiene corporal foi melhorando, puderam optar por composições mais leves.
A água de colonia criada por Farina foi um grande sucesso na época do Império e amplamente imitada. Inicialmente continha frutas cítricas (limão, bergamota) e um grande número de ervas aromáticas (alecrim, tomilho, lavanda, erva-doce, cravo, bagas de zimbro, anis, etc.).
Hoje, encontramos sempre na sua composição este aspecto de frescor com citrinos e ervas aromáticas.
Eau de toilette
Eau de toilettes são composições bastante frescas e leves, e geralmente são leves que perfume. Isso se deve, além da concentração menor, à escolha dos próprios ingredientes.
Os ingredientes mais usados geralmente são notas cítricas frescas, flores delicadas e frutas.
É por isso que um Eau de toilette feito a partir de um perfume de sucesso terá um cheiro um pouco diferente, pois, na verdade, é uma reinterpretação com ingredientes diferentes e mais leves.
Estes são geralmente apresentados como boas alternativas para a temporada de primavera ou verão, quando sua fragrância de assinatura é intensa demais para os dias ensolarados. As eau de toilettes têm uma tonalidade refrescante de primavera ou verão.
Perfume
Perfumes são composições mais ricas, devido à sua maior concentração de matérias-primas. Outra razão é que os perfumistas trabalham as notas com mais intensidade.
Logicamente você encontra flores e frutas cítricas também, mas em acordes mais profundos e poderosos.
As notas de base (fundo) também estão mais presentes, e realmente vão permear a pele e durar o dia todo.
Por isso, os especialistas afirmam que um perfume têm mais caráter do que os Eau de toilettes; eles têm mais contrastes e são mais assertivos.
Extrato de perfume
Os extratos de perfume são produtos mais concentrados e sua composição contém ingredientes poderosos, profundos e xaroposos.
Os extratos de perfume contêm sucos inebriantes e mais intensos que geralmente contêm ingredientes como baunilha, madeira oud e sândalo, mirra, etc.
Para resumir, por exemplo, uma fragrância de groselha, o Eau de toilette usará notas de sorbet de groselha, perfume usará bagas de groselha e o extrato de perfume usará licor de groselha. São três concentrações diferentes e três variações de um mesmo ingrediente!
Concluindo
Alguns especialistas ensinam, por exemplo, você escolher perfumes para o inverno e noite, já que combinam com um tom mais profundo de, a Colônia para verão e uso diurno para aquela sensação de frescor e Eua toillete para primavera e outono que pede uma fragrância mais equilibrada.
VEJA TAMBÉM
Comentarios