Boa Mente
O autoconhecimento é importante porque quando temos uma melhor compreensão de nós mesmos, somos capazes de sentir como indivíduos únicos sem cair na tentação de comparações excessivas.
Temos então a condições de fazer mudanças identificando as áreas nas quais gostaríamos de fazer melhorias, limitações e fraquezas e desenvolver nossas áreas de força.
O autoconhecimento costuma ser o primeiro passo para estabelecer metas.
Cada pessoa tem um histórico de vida e de experiências que, em maior ou menor grau, acabam nos influenciando.
Contudo, essa influência dependerá, em primeiro lugar, de como nos posicionamos a respeito dos outros e isso tem tudo a ver com o nosso tipo de personalidade.
Por exemplo, uma personalidade que apresente tendências mais sonhadoras, certamente, é mais influenciável do que outra mais dominante, que por sua vez terá maior dificuldade em gerar empatia.
Conhecer seu padrão de pensamento e reações ajuda a melhorar áreas, suas reações e aproveitar -se do seu potencial dentro de casa, no trabalho, em todos os níveis de relacionamento.
A partir dessas ferramentas podemos refletir sobre nossos condicionamentos, atitudes e, assim, reavaliar comportamentos.
Começamos com o teste clássico MBTI-
Basicamente, os tipos psicológicos se dividem em quatro, com pares opostos.
O conceito-chave do MBTI é o “tipo psicológico”, é a descrição de processos psicológicos básicos que orientam nossas escolhas e preferências.
O MBTI se baseia em quatro dimensões essenciais d:
Extroversão (E) / Introversão (I) — ENERGIA
Sensação (S) / Intuição (N) -COLETA DE INFORMAÇÃO
Pensamento (T) / Sentimento (F)- AVALIAÇÃO
Julgamento (J) / Percepção (P). ESTILO
Esses quatro pares representam o modo como usamos nossa energia, coletamos informações e chegamos a conclusões.
DIMENSÃO 1 -
Fonte de energia ou atitude (E-I)
É como recarregamos nossa energia e como agimos ou interagimos com o mundo. Nossa atitude é voltada para um dos dois polos opostos:
Extrovertido (E)
Extrovertidos são pessoas que obtêm sua energia por meio da interação com os outros. Se sentem mais estimulados pela convivência social e compartilham seus diálogos internos com todos ao redor. Por isso com facilidade tem relações interpessoais.
Introvertido (I)
Introvertidos são aqueles que obtêm energia diretamente de seu diálogo interior. Naturalmente mais quietos, precisam ficar sós para desenvolver suas ideias, sendo que interações com as outras pessoas são consideradas como ruídos. Problemas de comunicação podem acontecer, dependendo do nível de foco na relação intrapessoal.
DIMENSÃO 2-
Modo de perceber o mundo ou funções (S-N)
O modo como percebemos o mundo e coletamos informações, e o modo de interpretação que predomina em nossa mente:
Sensoriais (S)
Aqueles que acreditam somente no que veem e escolhem aquilo que já funcionou antes, personalidades que preferem informações tangíveis e concretas, captadas e processadas pelos cinco sentidos humanos.
Intuitivo (I)
Personalidades que se identificam com as informações abstratas e teóricas, seguindo o que não está nas linhas, informações que não são aparentemente tão tangíveis. Normalmente são criativas e dinâmicas, que gostam de inovar sempre.
DIMENSÃO 3-
Maneira de avaliação, julgamento, organização e decisão (T-F)
As formas com que as pessoas têm seu processo de tomada de decisão. Como você age:
Racionalistas (T)
Os racionalistas, que decidem com base na lógica e enxergam soluções nos problemas, confiam em seu próprio raciocínio, por isso, preferem refletir sozinhos, sem a interferência alheia no processo.
Sentimentais (F)
O outro estremo está o sentimento, as pessoas que priorizam emoções e afetos na tomada de decisão. Estes mais são empáticos e consideram todas as pessoas envolvidas na situação, preferindo as decisões coletivas.
DIMENSÃO 4-
Estilo de vida (J-P)
A forma com que as pessoas preferem conduzir e experimentar sua vida. Estilos são:
Julgadores (J)
Personalidades dominantes e não gostam de mudanças ou desorganização. Metódicos valorizam e gerenciam o seu tempo e gostam de estar no controle.
Perceptivos (P)
Indivíduos que tendem a improvisar de forma mais flexível e tranquila levam a vida Gostam de exploram as possibilidades, abertos às transformações, guiados pela espontaneidade.
O conjunto das quatro dimensões forma um tipo de personalidade com características específicas
Aplicar o teste de personalidade é ponto de partida para o aprimoramento pessoal.
Indicamos este site para você fazer gratuitamente seu teste
Comments