top of page

12 Plantas repelentes de mosquitos (da Dengue) e pernilongos

Plantas e jardins

 

Reunimos algumas plantas repelentes naturais de mosquito e pernilongos para você manter dentro de casa e ajudar a se proteger.


Não somente o mosquito da Dengue, estas plantas ajudam a repelir os pernilongos e manter sua casa longe destes insetos de forma totalmente natural.


O mosquito-da-dengue


Aedes aegypti é o nome cientifico para o mosquito popularmente conhecido como mosquito-da-dengue ou pernilongo-rajado, uma espécie de mosquito da família Culicidae proveniente da África,


Os hábitos do Aedes aegypti difere de outros vetores, é um mosquito que se encontra ativo e pica durante o dia.


O Aedes aegypti tem, como vítima preferencial, o ser humano, e não faz praticamente som audível antes de picar.


Mede menos de 1 centímetro e é preto com manchas brancas no corpo e nas pernas

como é a diferença mosquito da dengue pernilongo

O pernilongo deixa um pequeno calombo avermelhado e essa marca provoca coceira. Já o mosquito-da-dengue não deixa marcas e não provoca coceira na picada.


Lembre-se


Se você tem crianças em casa ou animais de estimação, lembre-se que algumas plantas são toxicas se ingeridas, então escolha com segurança.


Uma planta pode não ser toxica, mas um indivíduo pode ser alérgico a determinados compostos das plantas, fique atento.


Tem alergia a pólen? Escolhas plantas sem floração.



12 Plantas repelentes de mosquitos

Plantas que repelentes mosquitos (da Dengue)

Lavanda - Lavandula angustifolia


Plantas que repelentes mosquitos (da Dengue)
Imagens Pinterest/ google

Sua fragrância adorável vem de seus óleos essenciais que se encontram nas folhas da planta, são relentes naturais. Esta planta é muito resistente à seca, uma vez estabelecida, e só precisa de pleno sol e boa drenagem. E embora possa suportar muitos climas, prospera em áreas mais quentes.


Segurança Não toxica para crianças e pets


Citronela -Cymbopogon nardus


Plantas que repelentes mosquitos (da Dengue)
Imagens Pinterest/ google

A Citronela é uma planta indiana, aromática, com cerca de 1 m de altura, formada por folhas longas, que amassadas liberam um forte cheiro que lembra o eucalipto-limão


Conhecida por seu cheiro distinto, a citronela é o ingrediente natural mais comumente usado em repelentes de mosquitos.


Em climas mais quentes, pode ser plantada diretamente em uma área ensolarada, ela não suporta geadas, se for o caso plante em vasos, fáceis de serem removidos.


Segurança Não toxica, mas se ingerida em grandes quantidades pode causar diarreia e dores estomacais


Cravos -Tagetes erecta


Plantas que repelentes mosquitos (da Dengue)
Imagens Pinterest/ google

Cravo-africano ou cravo- amarelo ou cravo-de-defunto, uma flor anual fácil de cultivar, emite um cheiro que afasta os mosquitos.


Cultive-os em vasos e coloque-os perto do pátio ou na entrada de sua casa para evitar a entrada de insetos. Também são um complemento popular para bordaduras de jardins.


Segurança Não toxica, porém, pode desencadear alergias graves.


Alecrim -Salvia rosmarinus


Plantas que repelentes mosquitos (da Dengue)
Imagens Pinterest/ google

O alecrim é uma erva com a qual muitos de nós estamos familiarizados e seu aroma amadeirado é exatamente o que mantém afastados os mosquitos, bem como as traças do repolho e as moscas da cenoura.


Eles se dão melhor em climas quentes e secos e prosperam em recipientes, o que pode ser ideal para áreas com inverno. Eles também podem ser podados em todos os tipos de formas e tamanhos e fazer ótimas bordas ou decorações.


Segurança Em geral, a sálvia não é tóxica quando ingerida por humanos. As variedades de salva vermelha conhecidas como Salvia splendens são conhecidas por serem particularmente tóxicas para os cães se ingeridas em grandes quantidades. Se um cão consumir uma grande quantidade de Salvia splendens, é provável ocorrer uma hemorragia Por segurança, se o seu cão ingerir variedades de salva vermelha, é melhor levá-lo imediatamente a um veterinário



Erva-dos-gatos - Nepeta cataria


Plantas que repelentes mosquitos (da Dengue)
Imagens Pinterest/ google

A gatária (Nepeta cataria), também chamada de erva-dos-gatos, tem um ingrediente ativo chamado nepetalactona, que é agradável aos gatos. Daí vem o seu nome. Em um estudo da Universidade Estadual de Iowa, descobriu-se que, a nepetalactona é dez vezes mais eficaz que o DEET, o produto químico usado na maioria dos repelentes de insetos comerciais.


É muito fácil de cuidar e pode até começar a invadir outras áreas do seu jardim. Você pode plantar em vasos, elas são repelentes de mosquitos incríveis.


Segurança As folhas e flores da erva-dos-gatos podem causar efeitos colaterais adversos se consumidas em grandes quantidades. Os sintomas após a ingestão podem incluir vômito, diarreia e dor de cabeça. Não há casos documentados de envenenamento humano grave por erva-dos-gatos.


Basil - Ocimum basilicum


Plantas que repelentes mosquitos (da Dengue)
Imagens Pinterest/ google

O manjericão é outra erva que também pode funcionar como repelente de pragas. O cheiro pungente que as folhas de manjericão libertam é o que mantém as pragas afastadas. E uma vez que todos os tipos de manjericão funcionam para manter as moscas e os mosquitos afastados, sinta-se à vontade para explorar e encontrar os tipos certos de manjericão para misturar no seu jardim ou casa.


Esta erva gosta de ser mantida úmida, precisa de uma boa drenagem e gosta de muito sol. Pode plantar o manjericão em recipientes ou no jardim


Segurança: manjericão é uma opção segura,


Malva cheirosa - Pelargonium graveolens


Plantas que repelentes mosquitos (da Dengue)
Imagens Pinterest/ google

Conhecida como malva-cheirosa, segundo alguns estudos, citronelol, geraniol, linalol e formiato de citronelila são os principais componentes presentes no óleo essencial desta espécie.


A fragrância forte mantém afastados vários tipos de pragas. Essas plantas de crescimento rápido gostam de climas quentes, ensolarados e secos



BERGAMOTA- Monarda didyma


Plantas que repelentes mosquitos (da Dengue)
Imagens Pinterest/ google

Quer atrair insetos bons, como abelhas e borboletas, e, ao mesmo tempo, dissuadir os ruins? Então bergamota é para você, também conhecido como Monarda. Simplesmente esmague as folhas para liberar os óleos perfumados. Além disso, você poderá desfrutar de flores coloridas, em tons de vermelho, rosa, lavanda, branco ou roxo, durante todo o verão.


Segurança: sem informação segura.



Hortelã -Mentha spicata


Plantas que repelentes mosquitos (da Dengue)
Imagens Pinterest/ google

A hortelã é uma excelente opção atóxica para manter afastados mosquitos, moscas e até formigas. Quanto mais pungente for o aroma, menos insetos você terá. Cultive-a em vasos, onde possa ser facilmente alcançada se quiser deixar cair uma ou duas folhas no chá da tarde. Você pode até secar as folhas e usá-las dentro de casa como método natural de controle de pragas.


Segurança: Toxica para cães e gatos. Para humanos não apresenta toxidade.



Agerato - Ageratum houstonianum


Plantas que repelentes mosquitos (da Dengue)
Imagens Pinterest/ google

Esta atraente flor anual é uma ótima planta para canteiros ou vasos. A flor contém cumarina, uma substância química que ajuda a repelir os mosquitos – mas também a torna tóxica se ingerida por animais de estimação ou humanos.


Segurança: não tem efeitos tóxicos relatados.


Alium


Plantas que repelentes mosquitos (da Dengue)
Imagens Pinterest/ google

Allium é o gênero das cebolas, alhos, cebolinhas e alho-porros. Esses bulbos liberam uma fragrância forte que os mosquitos não gostam. Você apreciará as flores delicadas de allium em forma de globo que parecem flutuar sobre hastes longas e delgadas.


Segurança: pode ser toxico para cães, gatos e cavalos. Para humanos não há relatos de efeito toxico


Salvia - Salvia officinalis


Plantas que repelentes mosquitos (da Dengue)
Imagens Pinterest/ google

Se você adora se reunir em torno de uma fogueira em seu quintal, plante um pouco de sálvia nas proximidades. Jogue um pouco da planta nas chamas e seu cheiro de terra afastará os insetos.


Use o mesmo método dentro de casa em seu fogão. A salva também pode ser seca e usada para fazer repelente caseiro.


Segurança: não toxica



 

Informações de segurança e toxidade obtidas em BBC Mazine team

Comments


bottom of page