Saúde
Ozempic e o risco de efeitos colaterais na perda de peso
Lesão renal, pancreatite, doença da vesícula biliar e alergias, são alguns dos relatos após o uso de semaglutide (Ozempic, Wegovy) e outros medicamentos GLP-1 usados para perder peso.
Perder peso é mais fácil dizer do que fazer. Você não só precisa perseverar com atividades físicas regularmente, como também precisa manter uma dieta saudável e cortar açúcar e carboidratos.
Como pode ser bem assustador, algumas pessoas, incluindo celebridades, decidiram tornar sua jornada fitness um pouco mais fácil tomando vitaminas e remédios para perder peso.
Um desses medicamentos que se tornou um fenômeno social por suas propriedades de perda de peso é o Ozempic.
O que muitos não sabem é que eventos adversos mais graves, são mais raros, mas possíveis Essas complicações mais graves incluem doença da vesícula biliar, doença renal, reações alérgicas, e pancreatite
O que o Ozempic faz?
De acordo com seu site oficial, Ozempic é um medicamento injetado semanalmente em adultos com diabete tipo 2.
Ele foi desenvolvido para melhorar o açúcar no sangue, juntamente com dieta e exercícios, e reduzir o risco de doenças cardiovasculares graves, como ataque cardíaco, derrame ou morte em adultos com doenças crônicas.
O Ozempic foi desenvolvido pela empresa farmacêutica e tem um ingrediente ativo chamado "semaglutida" que estimula o corpo a produzir mais insulina.
Os especialistas explicam que esta substancia imita o hormônio peptídeo semelhante ao glucagon 1 (GLP-1), que estimula o corpo a produzir mais insulina, assim reduz o açúcar no sangue.
Além dessa ação, a semaglutida também tem um efeito supressor no apetite, reduz a fome e aumenta a saciedade ao desacelerar a digestão, fazendo com que os alimentos permaneçam no estômago por períodos mais longos, criando aquela sensação de plenitude.
É exatamente esse feito a razão do uso desse medicamento para à perda de peso. Ozempic ganhou popularidade rapidamente na comunidade TikTok, vídeos com a hashtag #Ozempic acumularam um total de 1,2 bilhão de visualizações, com muitos usuários falando sobre como o medicamento os ajudou a perder vários quilos em apenas alguns meses.
Efeitos colaterais
Efeitos colaterais comuns de tomar Ozempic como medicamento para perda de peso, incluindo:
Problemas gastrointestinais como náuseas, vômitos e diarreia
Constipação
Dor de estômago
Dor de cabeça
Arrotos excessivos
Azia
Fadiga
Flatulência
Doença do refluxo gastroesofágico
Outros efeitos mais severos
Ozempic face
“Ozempic face” é um termo para os efeitos colaterais comuns do medicamento para diabete tipo 2 semaglutide (Ozempic). Ele pode causar flacidez e envelhecimento da pele facial. O médico pode recomendar modificações no estilo de vida ou preenchimentos faciais para tratar os efeitos colaterais na pele e no rosto.
Pode causar rápida perda de peso, que geralmente é mais acentuada no rosto. A gordura facial tem uma função protetora e afeta a estética e a elasticidade do rosto.
A perda de peso pode causar alterações dermatológicas e encolhimento porque a gordura que estica e amortece a pele não está mais no lugar.
A pele do rosto também perde a capacidade de se retrair após um episódio de rápida perda de peso devido à redução dos níveis de elastina e colágeno, essenciais para a integridade estrutural.
Doenças da vesícula biliar
Os eventos da vesícula biliar são reais. A vesícula biliar é um saco que armazena bile, um fluido digestivo produzido pelo fígado. Quando você come, a vesícula biliar libera bile no intestino, o que ajuda a quebrar gorduras na comida. Os medicamentos GLP-1 estão especialmente associados a duas condições relacionadas da vesícula biliar, colelitíase e colecistite
[ 1 ]
Lesão renal aguda
A lesão renal aguda e agravamento da insuficiência renal crônica é listado como uma potencial reação adversa. (7)
Hipersensibilidade e alergias ao GLP-1
Houve relatos de pacientes que são hipersensíveis ou alérgicos a medicamentos GLP-1. As reações incluíram os seguintes sintomas:
Urticária (urticária)
Eczema
Irritação na pele
Angioedema (inchaço sob a pele)
Anafilaxia
Pancreatite
Pancreatite foi relatada em ensaios clínicos e que qualquer pessoa com pancreatite deve interromper permanentemente o uso do medicamento.
Hipersensibilidade e alergias ao GLP-1
Houve relatos de pacientes que são hipersensíveis ou alérgicos a medicamentos GLP-1. As reações incluíram os seguintes sintomas:
Urticária (urticária)
Eczema
Irritação na pele
Angioedema (inchaço sob a pele)
Anafilaxia
Reações cutâneas no local da injeção são as mais comuns. Em grandes ensaios de semaglutida e tirzepatida, entre 2 e 4 por cento dos usuários tiveram reações alérgicas leves a moderadas.
Finalizando
A perda de peso é uma busca valida para quem quer saúde, mas se o alvo é a saúde, se não for acompanhado por modificação do estilo de vida para ter um efeito duradouro, nada vale o risco do uso de medicamento. Aqueles que param de tomá-lo geralmente ganham seu peso de volta.
E se você está disposto a mudar de estilo de vida, então considere mudar antes de qualquer remédio, é bem provável que nem precise do uso de medicamento.
Consulte sempre seu médico de confiança e avalie os riscos, às vezes o caminho mais difícil é o que leva ao sucesso.
Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.
Comments