top of page

O que é ácido lactobiônico?

Pele

 

Você já ouviu falar do Ácido Lactobiônico?


Ele é um ativo antioxidante, hidratante, rejuvenescedor e cicatrizante, muito utilizado em cosméticos anti-idade, que combatem o fotoenvelhecimento. Uma das últimas novidades em tecnologia de skin care.


Isso sem falar que o ácido Lactobiônico é muito eficiente quando utilizado em formulações anti-acne desenvolvidas especialmente para peles sensíveis.


O ácido lactobiônico é um ácido orgânico gerado a partir da oxidação química ou até mesmo microbiana da lactose.


Ele tem uma estrutura molecular semelhante ao ácido láctico e glicólico, ou seja, ele é composto por uma molécula de galactose unida à outra de gluconolactona (ácido glicônico), e na aplicação essas moléculas se desprendem e agem separadamente cada uma cumprindo sua função.


As moléculas do ácido Lactobiônico trabalham contra o envelhecimento causado pelo sol ou luz azul, também ajuda na hidratação, combate a acne sem causar irritação, por esse motivo é um ótimo princípio ativo para peles que ficam irritadas facilmente.


O que é ácido lactobiônico?

Benefícios do ácido Lactobiônico


Ação antioxidante


Revertendo o fotoenvelhecimento, melhorando o aspecto da pele, aumentando a hidratação cutânea, diminuindo os danos causados pelos radicais livres.


Ação Antiage


Com ação antioxidante e rejuvenescedora, o ácido lactobiônico é um ativo que promove uma melhora no quadro das linhas finas e rugas ao redor dos olhos.

Em conjunto com a ação antioxidante, a ação hidratante deste ácido vai trabalhar na melhora da flacidez e aumentar a luminosidade da pele.


Ação antiacne


Por sua ação antioxidante, o Ácido Lactobiônico possui propriedades anti acne que previnem o aparecimento de inflamações provenientes dessa condição e, ao mesmo tempo, combatem o seu agravamento, cicatrizando as lesões.


Resultados na pele

  • Combate e previne contra o fotoenvelhecimento

  • Possui ação antioxidante e rejuvenescedora

  • Apresenta propriedades anti acne, cicatrizando as lesões



Produtos que contém esse ativo


Algumas marcas como, por exemplo, Adcos com seu Glico Renovador estão usando esse ativo.

Mas você também pode fazer sua fórmula em uma farmácia de manipulação. Para formulações cosméticas não é necessário receita médica.


E o indicado é pedir uma formulação que contenha o ácido lactobiônico em concentração entre 2,0 a 10,0%.


O ácido lactobiônico pode ser usado com outros ingredientes?


O ácido lactobiônico não deve ser usado em conjunto com o retinol, isso porque ambos os ingredientes trabalham para aumentar a renovação celular.


Portanto, por terem ação semelhantes, se forem usados ao mesmo tempo, pode levar à irritação da pele, vermelhidão, descamação e desidratação e pode, em última análise, comprometer a barreira protetora da pele, prejudicando ao invés de tratar sua pele


 

Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.


Comments


bottom of page