top of page

O que é Estilo industrial e como decorar

Casa

 

O Estilo industrial, ou o design industrial como é chamado – se tornou bem popular. É conhecido por seus elementos brutos e quase primitivos de uma fábrica, respira ousadia e se tornou uma daquelas tendencias atemporais, nunca sai de moda.


Se você quer decorar seu apartamento ou casa com aquela cara de loft industrial, ou simplesmente deseja incorporar apenas alguns elementos desse design em seu espaço, aqui é onde se deve começar.




Se o estilo industrial faz você pensar naquele loft convertido, você está certo. Dada a conotação de antigos armazéns e fábricas, tende a parecer austero, histórico e cheio de charme.


Mas esses espaços também podem ser aconchegantes e convidativos, como uma casa deve ser. Este design é capaz de se adequar as qualidades de um design moderno e espaços mais rústicos e se associa a várias outras tendências contemporâneas.



Mas afinal, o que exatamente torna os armazéns tão chiques e o que diferencia o design industrial do resto?




As origens do desenho industrial



O design industrial tornou-se uma estética popular quando edifícios comerciais históricos e fábricas antigas começaram a ser convertidos em espaços residenciais.


Durante o boom da revolução industrial, as fábricas surgiram em muitos lugares. No entanto, no final do século XX, à medida que o mundo se tornou mais globalizado, muitas fábricas foram forçadas a fechar e transferir seus negócios para outro lugar. Isso deixou para trás uma abundância de edifícios cavernosos e abandonados esperando para serem transformados.


Um processo natural, o aumento da população de pessoas nas grandes cidades metropolitanas e a urbanização contínua, mais pessoas optando por viver em apartamentos, áreas mais caras e esses edifícios vazios, resultado: os antigos espaços foram convertidos em casas para jovens profissionais.


A sacada foi em vez de esconder suas origens, arquitetos e proprietários celebraram sua beleza bruta abraçando paredes nuas, plano aberto e fazendo isto uma característica dos principais detalhes arquitetônicos.


Fábricas e armazéns antigos e abandonados subitamente ostentavam o potencial para grandes projetos de construção residencial e assim nasceu o estilo de design industrial


Não preciso nem mencionar que o estilo industrial esta bem conectado a estilo moderno, mas não como uma réplica e sim com a honestidade de sua história.




Características principais do estilo industrial


O estilo industrial tem tudo a ver com um estilo bruto e ousado que parece inacabado, mas coeso. Imagine um armazém transformado em sala de estar. É uma justaposição de rústico e contemporâneo, rústico e aconchegante.


O design industrial captura matérias-primas sem cerimônias - muitas vezes originais do espaço - como madeira, metal e concreto. A estética favorece a exposição de detalhes arquitetônicos e mecânicos, como tijolos, vigas, dutos e tubos, em vez de tentar escondê-los


Caracterizado por tetos altos, escadas flutuantes, estruturas aparentes, o estilo industrial visa celebrar o funcionamento interno de um espaço, em vez de escondê-lo.


Na década de 1920, graças à escola de design Bauhaus na Alemanha, os designers alavancaram materiais e técnicas de construção de objetos feitos em fábrica no design de móveis e decoração.


Se há algo que o estilo industrial não é, é dissimulado. Em vez disso, coloca os elementos internos dos edifícios do lado de fora para que todos vejam. Em um espaço industrial, ventilação exposta, dutos e canos não são desagradáveis; são características únicas a serem destacadas.



Diferenças entre decoração de estilo urbano e industrial



A decoração de estilo urbano é a versão mais polida da decoração de estilo industrial. É mais confortável e mais contemporânea. Isso porque se destina a atender às necessidades do cidadão urbano de hoje.


Da mesma forma que o estilo industrial, os espaços de design urbano usa como o metal e o betão, mas para dar resposta às exigências da vida citadina, nomeadamente a falta de espaço, o mobiliário urbano é elegante e multifuncional.


A decoração em estilo industrial também utiliza concreto, metal e vidro, polidos, assim como materiais mais rústicos como tijolos e madeira. Fundamentalmente, a decoração industrial também pode ser encontrada em locais rurais e urbanos, enquanto a decoração urbana só pode ser encontrada na cidade.


O industrial é mais nostálgico que o mobiliário urbano, enfatizando a história dos prédios industriais abandonados. Por isso, os móveis industriais são mais rústicos e menos refinados que os móveis e acessórios urbanos.



Dicas de decoração


Muitas vezes, não há razão para fazer grandes alterações em um espaço com características industriais expostas, pois podem ser econômicas e ecologicamente corretas. Não há necessidade de queimar seu orçamento tentando esconder os elementos estruturais e sistêmicos do espaço; apenas os abrace.


Você também pode incorporar elementos de design industrial em um espaço que não possui tijolos e vigas.



Ao projetar uma cozinha de estilo industrial, por exemplo, use seleção de azulejos neutros. A paleta de cores neutras não choca nem rouba atenção, deixando outros materiais comuns de estilo industrial, como tijolos expostos, metal, madeira e concreto conversarem sem ruídos. Bancadas finas e armários de base larga, ambos evocando o visual minimalista que é sinônimo de design industrial.


Para fugir da monotonia



Ao trabalhar com tons neutros, não se esqueça de adicionar textura, O uso de texturas alternadas em paletas de cores monocromáticas sempre oferece uma abordagem atemporal e inspiradora quebrar o qualquer sombra de visual sem graça.


A funcionalidade está no centro do estilo industrial, por isso você não verá muitos, padrões ou acessórios supérfluos em um verdadeiro interior industrial.


Algumas peças



Comece com algumas peças antigas, de preferência em metal; algumas dessas peças começarão a introduzir esse estilo em sua casa sem esforço. Camada em metais pretos, couro e madeira desgastada para levar o estilo para outro nível.


Misture



Misturar estilos é sempre bem-vindo. Se você gosta de design industrial, adicione algumas peças de um ou dois outros estilos para suavizar o visual, por exemplo, adicionar alguns elementos clássicos, glam e boêmios em contra ponto ao industrial.


Enfim, para construir sua própria identidade na decoração do seu espaço é necessário referencias e experiencias, então experimente, vá algum ferro-velho da vida e garimpe peças antigas, lojas de usados também podem ter boas relíquias e se você é do tipo que prefere o Urbano as lojas de decoração estão cheias de opções no estilo industrial novinha em folha.


Ah, não esqueça das lojas de materiais para indústria, é bom show room de peças industriais modernas.



 

Veja também






Comments


Editoriais

EDITORIAL CABELO

Cabelo

conteúdo feminino

Pele

cozinha prática

Cozinha

saúde

Saúde

EDITORIAL  ESTILO

Estilo

casa decoração

Casa

bottom of page