top of page

Mate, chimarrão, chá-mate, o tradicional chá sulista é cheio de benefícios

Saúde

 

O chimarrão é uma bebida típica, característica da cultura região do sul da América do Sul, Brasil e Paraguai.


É um hábito legado pelas culturas indígenas quinchas, aimarás e guaranis.


Mas não é só tradição, este chá está ganhando notoriedade, nossa herança cultural indígena está chegando longe, estudo demonstram seus inúmeros benefícios para saúde.


Em uma revisão, vários estudos foram reunidos para avaliar os benefícios para a saúde das bebidas com cafeína do gênero Ilex. As plantas deste gênero contêm principalmente polifenóis e alcaloides e apresentam diversos benefícios para a saúde.


O chá da Camellia sinensis (chá-verde) é amplamente disponível e conhecido em todo o mundo por seus benefícios como a propriedade antioxidante e outro compostos bioativos (por exemplo, polifenóis e carotenoides).


Não tão conhecidos, mas igualmente saudáveis as bebidas tradicionais semelhantes ao chá-verde, tais como as do gênero Ilex, a Kudingcha de folhas grandes (Ilex latifolia Thunb e Ilex kudingcha C.J. Tseng), a Erva-mate (Ilex paraguariensis A. St.-Hil), o Azevinho Yaupon (Ilex vomitoria) e a Guayusa (Ilex guayusa Loes), conhecidos apenas regionalmente, têm atraído muita atenção recentemente e têm sido objeto de estudo mais aprofundado.



Especificamente o mate

benefícios do chimarrão mate erva chá

Produzido a partir das folhas e ramos da Ilex paraguariensis, a erva-mate, tem como principais compostos químicos identificados no extrato os: polifenóis (ácido clorogênico) e xantinas (cafeína e teobromina).


Entre os efeitos potencialmente benéficos à saúde humana estão atividades como: antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana, anti-obesidade, antidiabética, neuroprotetora, proteção cardiovascular, regulação da microbiota intestinal e anticancerígena.


  • Xantinas: Estes compostos atuam como estimulantes. Incluem a cafeína e a teobromina, que também se encontram no chá, no café e no chocolate.

  • Derivados de cafeoil: estes compostos são os principais antioxidantes que promovem a saúde no chá.

  • Saponinas: Estes compostos amargos têm certas propriedades anti-inflamatórias e de redução do colesterol.

  • Polifenóis: Trata-se de um grande grupo de antioxidantes, associado a uma redução do risco de muitas doenças.

A erva-mate protege o DNA da oxidação e da lipoperoxidação in vitro de lipoproteínas de baixa densidade e possui alta capacidade antioxidante. Também foi relatado que o chá de erva-mate está associado tanto à prevenção quanto à causa de alguns tipos de câncer. A erva-mate tem ganhado a atenção do público fora da América do Sul, inclusive dos Estados Unidos e Europa, pelo seu potencial. (2)


A principal diferença entre a produção de chá-verde e chá Mate é o método de secagem. O chá-verde é seco principalmente por meio de uma secagem rápida ao ar em alta temperatura, que retém mais as características das folhas frescas, além de desenvolver compostos de sabor e aroma característicos.


De acordo com um estudo mais antigo, o poder antioxidante do chá de erva-mate é semelhante ao do chá-verde (3)


O chá-mate é seco muito lentamente e muitas vezes com fumaça de lenha. Isto confere características de sabor muito diferentes e contribui para mudanças na composição química e na aparência física.


Outra diferença importante entre o Mate e o chá-verde é a presença de caules no produto final. A produção de chá-verde remove todos os caules grandes antes da moagem, o mate geralmente apresenta alto teor de pedaços de caule, dependendo do produtor.


A erva-mate também contém vários outros micronutrientes importantes, incluindo vitamina C, tiamina, riboflavina e vitamina B6. Além disso, fornece um pouco de potássio, cálcio, magnésio, fósforo, manganês e ferro (4).


Portanto, as bebidas produzidas a partir de Ilex paraguariensis têm grande potencial como fonte de compostos biológicos para a indústria farmacêutica e nutracêutica.


7 Benefícios ao consumir o chimarrão



Mais concentração.


Uma xícara de Mate contém aproximadamente (80mg) a mesma quantidade de cafeína que uma xícara de café (5)


A cafeína pode aumentar seus níveis de energia e fazer com que você se sinta menos cansado.

A cafeína também pode afetar os níveis de certas moléculas de sinalização no cérebro, o que a torna particularmente benéfica para a concentração mental (6)

.

Sabe-se também que a cafeína pode melhorar o estado de alerta, a atenção e o tempo de reação dos participantes que consumiram uma dose única contendo 40-300 mg de cafeína ((7).


Melhorar o desempenho físico


A cafeína também é conhecida por melhorar as contrações musculares, reduzir a fadiga e melhorar o desempenho desportivo em até 5%, de acordo com alguns estudos mais antigos (8, 9, 10).


A cafeína contida na erva-mate faz dela um aliado no desempenho físico.


Um fator interessante é que um estudo de 2014, mostrou que os participantes que receberam uma cápsula de 1 grama (g) de folhas de erva-mate moídas logo antes do exercício queimaram 24% mais gordura durante exercícios de intensidade moderada (11)


Ao usar a gordura como combustível durante o exercício fez poupar suas reservas de carboidratos para momentos críticos de alta intensidade, resultando em um melhor desempenho desportivo.


Prevenção infecções por bactérias, parasitas e fungos.


Alguns estudos mais antigos em tubos de ensaio descobriram que uma alta dose de extrato de erva-mate desativou a E. coli, uma bactéria que causa sintomas de intoxicação alimentar, como cólicas estomacais e diarreia (12, 13).


Os compostos na erva-mate também podem impedir o crescimento de Malassezia furfur, um tipo de fungo responsável pela pele escamosa, caspa e certas erupções cutâneas (14)


Perda peso e gordura abdominal


A erva-mate pode ajudar a controlar o peso e pode ser eficaz para reduzir o peso corporal, a gordura da barriga e o índice de massa corporal (15).


Parece diminuir o número total de células adiposas e reduzir a quantidade de gordura que elas contêm (16).


Pesquisas em humanos sugerem que também pode aumentar a quantidade de gordura armazenada queimada para obter energia (17l).


Além disso, em um estudo de 2015 em pessoas com excesso de peso, aqueles que receberam 3 g de pó de erva-mate por dia perderam uma média 0,7 kg. Eles também reduziram sua relação cintura-quadril em 2%, o que indica perda de gordura da barriga. Já os participantes que receberam um placebo ganharam uma média de 2,8 kg e aumentaram a medida cintura-quadril em 1% durante o mesmo período de 12 semanas (18)



Menos risco de doenças cardíacas


Os compostos antioxidantes do mate, como derivados de cafeol e polifenóis, podem proteger contra doenças cardíacas (19, 20).


Parece reduzir os níveis de colesterol.


Um estudo em 119 mulheres com excesso de peso descobriu que o consumo diário de erva-mate levou a reduções do colesterol total e LDL (mau) durante um período de 12 semanas. Além disso, a erva-mate também reduziu significativamente os níveis de triglicerídeos quando combinada com uma dieta de baixa caloria (21).


Dito isso, mais pesquisas são necessárias antes que conclusões fortes possam ser alcançadas, pois alguns estudos descobriram que a erva-mate não tem efeito significativo sobre os níveis de colesterol (22).


Reduz os níveis de açúcar no sangue


A erva-mate pode ajudar a baixar o açúcar no sangue e reduzir as complicações associadas à diabete. Pode até melhorar a sinalização da insulina (23, 24, 25, 26).


Em um estudo de 2011, pessoas com diabete tipo 2 consumiram 330 mililitros (mL), de erva-mate três vezes ao dia. Após 2 meses, eles tinham níveis significativamente mais baixos de açúcar no sangue em jejum (27)


Riscos


Beber grandes quantidades de erva-mate durante muito tempo pode aumentar o risco de câncer do trato respiratório superior e do trato digestivo (28, 29, 30).


O mate contém hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs), que são carcinógenos conhecidos, encontrados no fumo do tabaco e na carne grelhada


O chá frequentemente consumido as temperaturas muito elevadas, o que pode danificar o revestimento do trato respiratório e digestivo, aumentando o risco de formação de células cancerígenas


Além disso, a própria cafeína tem seus efeitos, muita cafeína pode causar dores de cabeça, enxaquecas e pressão alta em alguns indivíduos (33).


Mulheres grávidas também devem tomar cuidado, o limite recomendado é máximo de 355 mL por dia, por conta de risco de aborto espontâneo e parto prematuro (34).


Conclusão


Os impressionantes benefícios para a saúde, fazem dessa bebida uma alternativa muito interessante.



 

Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.

Comments


bottom of page