Curadoria de estilo
Luxo silencioso, do inglês quiet luxery, se tornou popular nos últimos anos, mais que um estilo de vestir, é um estilo de vida de quem escolhe não exibir seu status financeiro.
À medida que você avança na vida, pode encontrar pessoas que nunca imaginaria serem extremamente ricas ou que acumularam grandes fortunas.
Já falamos sobre os "old money" aqueles que nascem ricos e carregam um estilo de pensa e se comportar diferente dos novos-ricos.
Hoje vamos falar sobre estilo Stealth wealth. À medida que uma pessoa se tornam mais bem sucedidas, mais se interessam em praticar algo chamado “riqueza invisível”.
E à medida que você cresce seu próprio patrimonio, você também pode considerar praticá-lo.
Seja por segurança, uma vez que alta exposição aumenta riscos a sua família, seja para fugir do vício de caráter da ostentação e cultivar a virtude da sobriedade.
Alguns pensam nisso como mais uma vinda do minimalismo. Há muito tempo verdadeiros normcore e tipos extremamente ricos do Vale do Silício correiam por aí em camisetas e jeans.
Para o estilo atual de riqueza furtiva, três princípios importantes incluem simplicidade, alta qualidade e o conceito de economia de tempo.
O que é riqueza furtiva?
Riqueza furtiva é a prática simples em que você mantém seu padrão financeiro (ou fortuna) escondido de outras pessoas, possivelmente incluindo amigos, familiares e colegas de trabalho.
Ele permite que você viva o estilo de vida que deseja, sem ter a aparência externa de ser rico.
Ao contrário de alguns atletas chamativos ou multimilionários que se vestem com roupas de grife, enviam presentes luxuosos para outras pessoas e que ostentam sua riqueza nas redes sociais; as pessoas que praticam a riqueza furtiva preferem passar despercebidas e aproveitar os verdadeiros benefícios da riqueza. Isto é:
Autodeterminação ou liberdade financeira
estabilidade
Maiores opções
A capacidade de dar
Autorrealização
Indivíduos e casais que não se perdem no deslumbre do que vão conquistando financeiramente podem passar desapercebidos nas redes sociais, desfrutando de todo conforto que podem ter com um alto patrimônio líquido, mas suas riquezas não são aparentes externamente.
Há um famoso livro, chamado The Millionaire Next Door, de Thomas J. Stanley, inclui pesquisas sobre milionários na América, e observa que nem sempre um carro de luxo significa alto patrimonio
Por que luxo silencioso?
Melhores relacionamentos
Há pessoas que tratam você diferente quando sabem qual sua condição financeira. Algumas pessoas se sentem constrangidas quando sabem sua melhor condição
E de quebra não sofre a pressão de precisar gastar dinheiro com presentes caros
Evite as pessoas erradas
Alguns podem usar sua natureza generosa para formar um vínculo estreito antes de tentar obter algo de você, talvez um favor ou apenas para pedir um empréstimo
Evite atenção indesejada
Alta exposição o torna alvo fácil para roubo e fraude de identidade, golpes e até mesmo problemas legais quando as pessoas conhecem seu verdadeiro nível de riqueza.
Mais liberdade
Quanto mais tempo gasto nas redes sociais pode levar ao cyberbullying, ansiedade social, depressão e exposição a conteúdos inadequados para a idade.
A mídia social é viciante. O mecanismo do vício funciona quando você posta uma foto na rede social, após ver todas as notificações de curtidas e comentários positivos aparecendo em sua tela, você inconscientemente registrará isso como uma recompensa, a dose de dopamina e outros hormônios são liberados, e assim você fica dependente em postar constantemente fotos chamativas ou sente a necessidade de comprar a última moda para se sentir bem consigo mesmo.
Não depender da aprovação dos seguidores, nem de autoafirmação, possuindo ou vivendo como todo mundo vive, é libertador.
Salva seu dinheiro
Essa liberdade poupa seu dinheiro de um consumismo vazio, que faz você comprar, viajar, fazer o que os outros fazem para ter sentimento de pertencimento.
Muitos, por exemplo, adquirem um carro de luxo em parcelas a perder de vista para uma aparência que nem é verdadeira. Você pode formar um patrimônio bem melhor se não se deixar se influenciar pela necessidade de ostentar.
Na prática, como viver o luxo silencioso
O vestir
Quando você não se preocupa em ostentar a última moda, não se incomoda de ter o conforto como prioridade. O segredo do luxo silencioso está em escolher materiais de boa qualidade e muito bem executados (costura de alto padrão) sem recorrer a marcas luxuosas.
Há muitos itens básicos feitos com os melhores materiais e, às vezes, materiais inesperadamente luxuosos. T-shirts feitas com as melhores fibras, uma caxemira, linhos e couro são materiais nobres, que mantém elegância sem ostentar.
Uma camiseta de boa qualidade é suficiente para quem sabe se vestir despretensiosamente, mas com muita elegância.
Há muitos itens básicos feitos com os melhores materiais e, às vezes, materiais inesperadamente luxuosos. T-shirts feitas com as melhores fibras, uma caxemira, linhos e couro são materiais nobres, que mantém elegância sem ostentar.
Também não há logotipos de marca. É como se houvesse um milhão de tênis minimalistas de couro branco discretos por aí, todos com o mesmo visual básico.
Um jeans perfeito, por exemplo, é um uma calça que veste seu copro perfeitamente (encaixa em suas medidas), não ha nada mais silenciosamente sofisticado do que caimento certo.
O valor de um visual está em sua harmonia em formas e cores. As cores frequentemente usadas para luxo discreto incluem cinza, preto, marinho e camelo, os neutros são preferidos.
Quando tudo em seu armário é essencial e indistinto, a maioria das roupas pode ser usada juntas (combinadas). Você pode literalmente se vestir no escuro e sair parecendo normal.
Privacidade é privativo
Evite informações pessoais publica, como bairro (ou condomínio). Evite exposição de sua vida privativa.
Evite exibições chamativas
Os mimos com você mesmo são inevitáveis, mas procure fazer isso sem atrair atenção indesejada.
Não seja chamativo nas redes sociais, pois isso pode alertar ladrões e criminosos, você não precisa postar carros novos, roupas de grife, joias, brinquedos dos filhos e assim por diante.
Ah, e aquela self no restaurante de luxo, deixe para seu álbum privativo.
Compre coisas com um propósito
Compre com um propósito e compre coisas que você realmente gosta, não para se exibir para os outros ou se gabar.
Seu bolso pode pagar, mas é de bom senso sempre você ter um orçamento básico ou limite de gastos.
Mantenha o custo de vida e as despesas gerais bastante semelhantes ao que você sempre. Cuidado com o deslumbre. Mantenha-se focado nas coisas que realmente importam na vida.
Pratique Generosidade
A sabedoria antiga nos diz: colhemos o que plantamos, então plante generosidade e colha generosidade. Lembre -se de que o que transborda na sua vida também é para servir ao próximo
Conclusão
Se você conseguir passar despercebido, provavelmente estará em uma situação financeira muito melhor e desfrutando muito mais liberdade!
Комментарии