Para que serve Pelargonium sidoides?
Um fitoterápico que acelera a recuperação e tratamento de infecções no trato respiratório, como bronquite, gripes e COVID.
Sua atividade farmacológica inclui efeitos antimicrobianos, antibacterianos, imunomoduladores e antivirais.
Pelargonium sidoides uma planta medicinal tradicional nativa da África do Sul, da família dos gerânios ornamentais comuns. As raízes de P. sidoides têm sido usadas há séculos como remédios herbais para infecções respiratórias e gastrointestinais pelas populações locais.
Há 120 anos foi descrita pelo inglês Charles Henry Stevens, que elogiou a raiz como um novo remédio para tuberculose.
O extrato é feito dos compostos das raízes de P. sidoides , como prodelfinidinas, metoxicumarina e proantocianidinas, é comercializado sob a forma do extrato padronizado EPs 7630
As propriedades fitoterápicas incluem ação antiviral e antibacteriana, bem como capacidades imunomoduladoras.
1- Atividade antibacteriana
Vários estudos in vitro conduzidos com Pelargonium sidoides 7630 mostraram um efeito inibitório do crescimento de várias cepas bacterianas ( Klebsiella pneumoniae , Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, Proteus mirabilis e Staphylococcus aureus , especialmente cepas multirresistentes).(2)
Este efeito é provocado por um mecanismo de modulação imunológica mediado pela ativação de macrófagos e o consequente aumento na produção de óxido nítrico.
2- Antiviral
O Pelargonium sidoides 7630 em estudos destacam um efeito antiviral direto em vários vírus.
O extrato de Pelargonium sidoides EPs 7630 interfere na replicação de diferentes vírus respiratórios, incluindo cepas do vírus influenza A sazonal, vírus sincicial respiratório, coronavírus humano, vírus parainfluenza e vírus coxsackie. (3)
3- Bronquite
Alguns ensaios clínicos randomizados, duplo-cegos e controlados por placebo apoiam a eficácia e a segurança do Pelargonium sidoides EPs ® 7630 para o tratamento de bronquite aguda em adultos e crianças
Efeitos antitussígenos e "antifadiga" especialmente fortes com início precoce durante o tratamento foram observados. Pacientes no grupo Pelargonium sidoides EPs 7630 puderam trabalhar mais cedo e, um número menor, ficou confinado à cama.
A capacidade de realizar atividades da vida diária melhorou mais no grupo EPs 7630 (90 mg), com 53,5% dos pacientes conseguindo voltar ao trabalho, escola ou jardim de infância no 7º dia. Daqueles que receberam 60 mg/d de Pelargonium sidoides EPs 7630, 44,4% retornaram às suas atividades diárias no 7º dia, enquanto os pacientes dos grupos Pelargonium sidoides EPs 7630 (30 mg) e placebo alcançaram resultados quase comparáveis, com 35,0% e 33,7%, respectivamente.
4- Herpesvírus
Resultados de estudo indicam que o extrato de P. sidoides afetou o vírus antes da penetração na célula hospedeira e revela um modo de ação diferente quando comparado ao medicamento clássico aciclovir.
Portanto, o estudo conclui que o extrato é capaz de exercer um efeito antiviral no vírus herpes simplex e pode ser adequado para uso terapêutico tópico como medicamento antiviral tanto na infecção por herpes labial quanto genital.
5- Amigdalo faringite aguda não beta-hemolítica
Os resultados de ensaios com crianças mostraram que a taxa de pacientes com terapia bem-sucedida foi de 90,0% no grupo Pelargonium sidoides EPs 7630 e 44,7% no grupo placebo,
6- Tratamento de Asma (pré-condições crônicas)
Um ensaio clínico investigou se Pelargonium sidoides EPs 7630 poderia afetar a frequência de ataques de asma durante infecção viral do trato respiratório em crianças e adolescentes asmáticos com idades entre 1 e 14 anos.
A avaliação no quinto dia mostrou que o tratamento com Pelargonium sidoides EPs 7630 foi associado a uma redução significativa nos sintomas nasais e na frequência de tosse. Os ataques de asma também foram significativamente reduzidos
7- Segurança
O Pelargonium sidoides EPs 7630 é bem tolerado e pode ser usado em crianças a partir de 1 ano. Além disso, seu uso pode proporcionar ação preventiva contra pioras clínicas ou complicações, ao mesmo tempo, em que reduz a necessidade de antibióticos.
Concluindo
A administração precoce de Pelargonium sidoides EPs 7630 demonstrou não apenas reduzir a gravidade dos sintomas, mas também antecipar o início da melhora dos sintomas, com redução da duração da doença e retomada mais precoce das atividades habituais nos pacientes afetados. Artigo fonte
Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.
Komentáře