Apartamentos
Um ambiente que agrade aos olhos, descanse sua mente e ajude a recarregar a energia é inegociável.
Mas quando tudo o que você tem a sua frente é um espaço limitado, os desafios começam cedo:
Onde vou pôr o sofá?
E a mesa de jantar?
Se pôr uma mesa aqui não cabe o sofá ali, e agora?
Pode até bater um certo desespero, ou desanimo e aceitar um ambiente com as peças todas emboladas, encostadas e sufocadas de qualquer jeito.
Mas não precisa ser assim
Conceitos criativos, ideias frescas e truques bem conhecidos de design, mas que funcionam, fazem um pequeno espaço ter grande resultado de conforto, beleza e aconchego.
É assim que você pode decorar um apartamento pequeno.
Cores para definir espaços.
Quando estiver tentando criar uma sala de estar em um espaço integrado com vários ambientes, você sempre pode usar cores a seu favor. A velha ideia de pintar uma parede nuca sai de moda.
Mesa de jantar para definir os limites da sala de estar.
Uma mesa de jantar serve como divisor de ambientes para a sala de estar. Dispensa balcões e não cria barreiras visuais.
Maximize com espelhos.
Usar espelhos é um daqueles truques que todos nós já conhecemos há muito tempo, mas sempre eficiente.
Pense vertical.
Os cobertores são essenciais para uma experiência aconchegante na sala de estar. Mas quando você tem pouco espaço para guardar esses cobertores, não há muitas opções. Claro, você pode guardá-los em uma cesta, mas isso ocupa um espaço valioso no chão. Uma opção melhor? Uma escada inclinada, como nesta casa histórica de Charleston, que também serve como decoração.
Veja com clareza.
Os móveis de acrílico ou vidro são há muito tempo um truque de design para espaços pequenos. Eles desaparecem no espaço. As estruturas vazadas também funcionam nesta mesma ideia
O resultado é um cômodo com todas as funções de que você precisa, mas sem toda a desordem visual.
Prefira a delicadeza
Móveis esguios e luxuosos, molduras delicadas é outra maneira de diminuir o ruído visual.
Móveis grandes, será?
Pode parecer um contraditório, mas encher um espaço pequeno com móveis vários pequenos pesa mais visualmente do que usar poucas peças grandes.
É claro que há um equilíbrio a ser alcançado, mas móveis de grande porte podem, na verdade, fazer com que um espaço pequeno pareça visualmente maior. Não se limite a olhar apenas para móveis do tamanho mínimo, porém sempre, sempre, sempre confirme suas dimensões.
Um sofá, uma mesa de centro e outras peças de tamanho normal, em uma sala de estar pequena, acabam parecendo mais aconchegantes e maior do que é, porque há o suficiente para preenchê-la adequadamente.
As listras alongam
Um dos detalhes mais inteligentes, para alongar sua parede e tirar aquela sensação de teto baixo, é o listrado, que alonga as paredes e dá a ilusão de altura.
Seja papel de parede, ou madeira, elas cumprem a função de fazer seus olhos perceberem mais altura.
Se você tentar fazer isso, certifique-se de usar listras, não mais largas do que 4 cm cada, no máximo. Ou insira elemento que simulem colunas estreitas que darão a mesma sensação.
Divisões arejadas
Se você deseja separar efetivamente os espaços, use elementos vazados sem fechar o espaço. Leves e transparentes, pode ser feitos de inúmeros materiais, feitos sob medida ou painéis prontos para instalação
Desista da mesa da cozinha
Não há espaço para uma mesa de cozinha? Em vez disso, escolha bancos de balcão que podem ser facilmente colocados sob o balcão quando não estiverem em uso.
Paredes criativas
A mesma ideia de usar uma peça grande no lugar de várias pequenas, você tem um resultado mais limpo visualmente, foi o que aconteceu nesta parede-painel de madeira escura que inclui prateleiras flutuantes e armazenamento fechado.
Armazene
Armazenamento é normalmente difícil de encontrar em espaços pequenos, mas você pode criar uma parede inteira de armazenamento sem ocupar uma grande metragem quadrada.
Concentre ao invés de espalhar, em um espaço pequeno a organização é especialmente necessária para evitar a sensação de caos.
Mesa pequena
Analise sua rotina e o que você quer priorizar, talvez o sofá e área de estar seja seu foco, neste caso uma pequena mesa é suficiente.
Uma Arte
Uma arte grande ou um conjunto de artes (que visualmente formam um todo) é melhor do muitas coisas espalhadas na parede.
Divisão com pequenos bacões
Não precisa de um balcão solido e espaçoso para uma bela bancada.
Vá de branco
Sim, o branco amplia o ambiente, por isso sempre é a primeira opção dos pequenos espaços. Para não parece monótono, escolha elementos com madeira que trazem calor e aconchego.
A regra do 1/3
Outro truque visual para alongar e ampliar é usar faixa de cor na parede. É uma técnica antiga e que fez um retorno já faz algum tempo.
Mas atenção, para funcionar precisa ser 1/3 da altura do pé-direto, assim você insere um pouco de cor, alonga sua sala e amplia o teto, ao mesmo tempo.
E não esqueça a iluminação
Criar camadas de luzes funcionará muito bem para dar mais profundidade visual ao seu espaço.
Então aproveite e ilumine sua bancada com luzes pendentes, a parte de baixo de armários superiores com led, abajur ou luminárias para as laterais do sofá, spots para artes da parede e assim vai.
Comentarios