Arquitetura e design
Pisos de madeira adicionam calor, personalidade e estilo a qualquer espaço. São muito atraentes e possuem uma grande variedade de combinações possíveis em seu design.
Mais que o tamanho e cor, como será assentado ou instalado influenciará o resultado na sua decoração. Conheça as paginações mais usadas para se inspirar.
A madeira, além de beleza, também apresenta propriedades térmicas, mantendo a temperatura agradável ao tato, podendo até melhorar a acústica de um ambiente ao absorver as ondas sonoras.
Outro benefício do piso madeira é que altamente durável e resistente ao uso diário.
Não é surpresa que eles sejam um dos materiais favoritos e mais cobiçados para interiores residenciais.
Cores e desenhos também variam segundo as diferentes espécies de árvores, desde amarelos claros até marrons escuros, com infinitas possibilidades.
De acordo com as dimensões das peças utilizadas e o efeito desejado para o espaço é possível criar vários tipos de padrões na hora de colocar o piso,
UM POUCO DE HISTÓRIA
A madeira tem uma longa história na habitação humana. Por volta do século XVI, alguns edifícios foram construídos com soalho de madeira.
Mas sem as ferramentas e produtos sua aparência era grosseira , ásperas e com lacunas entre as tábuas do piso.
Luís XIV , rei da França, ordenado em 1684substituir os pisos de mármore do Palácio de Versalhes por uma modulação intrincada de pisos de madeira de carvalho, que criou um frenesi instantâneo entre a aristocracia francesa.
O padrão do piso do palácio permanece em uso até hoje e consiste em um arranjo de peças retangulares e quadradas, emolduradas por placas retangulares.
O uso de peças menores permitiu uma infinidade de padrões de layout, bem como um grande quebra-cabeça, além de evitar a deformação das partes mais longas. Atualmente existem muitas opções de dimensões disponíveis no mercado,
Peças retangulares
Este é o padrão mais comumente usado para longas peças de piso de madeira.
As tábuas estão dispostas paralelamente entre si. É comum colocar as tábuas no sentido da menor dimensão da sala, para criar um efeito de alargamento do espaço.
Por ser um material natural, a madeira se expande e contrai levemente conforme a temperatura e a umidade mudam. Quanto maiores as peças, maiores os riscos de contração e expansão da peça.
Padrão "zigue-zague"
O padrão de colocação zigue-zague ou V também é conhecido como padrão espinha de peixe e chevron.
No padrão espinha de peixe, as peças de madeira são retangulares e se encaixam em suas extremidades, formando um ângulo de 90 graus entre elas.
O padrão espinha de peixe é bem antigo, há vestígios do seu uso entre egípcios e romanos.
O padrão Chevron também é derivado da forma em zigue-zague, a diferença esta no corte da peça. Elas são cortadas de modo a se encontrarem perfeitamente ao longo de um eixo, formando linhas.
Isso cria uma aparência mais rígida e angular para o piso.
Dentro desse estilo zigue-zague também temos o padrão que chamamos de escama de peixe que, na verdade, é a mesma junção de peças que o padrão espinha de peixe usa a diferença é ser disposto de forma perpendicular a parede.
Formas quadradas
São conjuntos de peças que formam quadrados repetitivos.
É possível criar uma grande variedade de padrões, como o xadrez bastante simples, ou outros mais complexos;
Um exemplo de combinação mais complexa é o tipo Versailles e outros que formam formas segmentadas ao longo do espaço.
Bem recomendado para grandes extensões de áreas.
Peças hexagonais e em forma de diamante
Esses padrões são os mais complexos de trabalhar, para obter a disposição exata das peças.
Eles aparecem como padrões tridimensionais no chão, que podem ser amplificados usando diferentes tonalidades em cada peça.
Mais exemplos
Observação final
Embora sejam extremamente duráveis e reutilizáveis, é importante que os pisos de madeira natural recebam tratamento adequado para se manterem hidratados e impermeáveis, como o uso de vernizes e óleos. Além disso, é importante evitar expor os pisos de madeira a muita água, pois isso pode danificar as peças.
コメント