Cuidado com os fios
A procura pela hidratação com maisena continua em alta nas pesquisas do Google, mas será que funciona mesmo, quais os prós e contra?
A resposta não é tão simples como um sim ou não. Levar em conta a finalidade do produto e seus efeitos dirão se funcionará para seu cabelo Entenda melhor para ver se esta é a melhor opção para você.
Usado externamente no cabelo, pele e couro cabeludo - este velho conhecido resistiu ao teste do tempo quando se trata de receitas caseiras para embelezamento.
O amido de milho, às vezes chamado pelo nome da marca maisena, é um carboidrato, ou açúcar polimérico, extraído do endosperma do milho.
Na cozinha, o pó branco é comumente usado como espessante para molhos e sopas e mingaus. E seu efeito em nosso cabelo não é tão diferente.
Composto por fibras, bem como minerais como zinco, fosfato, ferro, cálcio, magnésio, bem como potássio, e também antioxidantes, incluindo vitamina A, vitamina B, C e E, os ingredientes importantes desta farinha, nutrientes interessantes para saúde do couro cabeludo.
Para começarmos você deve saber que existem três técnicas de uso do amido de milho como tratamento para cabelo, o mingau cozido, o mingau cru e o próprio pó seco, que acabam tendo finalidades um pouco diversas.
A concepção popular de hidratação abrange qualquer tratamento do cabelo, mas não é bem assim que acontece. Quando falamos de hidratação nos referimos a produto que conseguem devolver a umidade perdida do interior da cutícula do fio.
Saiba mais sobre hidratação
Então se seu cabelo precisa desesperadamente de água, ativos com essas capacidades serão os indicados, não é o caso da maisena. A resposta para nossa pergunta "será que funciona? " É a maisena não tem capacidade de hidratar o cabelo. Mas ela é útil para ajudar ao fio poroso ser revestido temporariamente, diminuindo o frizz do cabelo e outras coisinhas mais.
Uso com resultados conhecidos
Volumizador
O amido de milho é um volumizador fantástico que adiciona espessura, mas não peso os fios, por ser um polimero, adere aos fios aumentado o volume de cada fio.
Aqueles que sofrem com cabelos ralos realmente vão gostar.
Higienizador do couro cabeludo
Quando seu couro cabeludo está oleoso ou úmido (digamos, no verão ou após um treino), o amido de milho suga essa condensação e gordura para que o couro cabeludo e o cabelo permaneçam frescos, com aparência e cheiro limpos, apesar de não estarem realmente limpos. Além disso, dará uma sensação sedosa e suave, nunca espessa ou pastosa como outros pós. Pense nisso como o próprio xampu seco da natureza.
Secante de cabelo oleoso
As Vovós mundo afora há muito já polvilhavam a mancha de gordura com um pouco de amido de milho, deixando por uns minutos para absorver um pouco antes de lavar. O mesmo papel pode se realizado no couro cabeludo.
Desembaraçante de nós
O amido pode ser muito útil ao cabelo seco com nó. Não é ideal aplicar nas madeixas inteiras, pois pode acabar absorvendo a oleosidade demasiadamente. Mas como um recurso de emergência para algum nó que não tem jeito e você esta prestes a meter a tesoura; experimente a maisena.
O que diz a ciência
Prose, uma empresa com laboratório em Paris, afirma que em um estudo, o cabelo foi levemente umedecido com um soro que era uma mistura de água e amido de milho. Aplicado soro, o cabelo foi massageado por um minuto.
Em seguida, o cabelo foi seco com um secador de cabelo. Isso foi feito em uma mecha e 50 fios foram analisados por mecha, sendo medido. Os pesquisadores encontraram um aumento de 10% no diâmetro do cabelo tratado com o produto Amido de Milho, de modo que a densidade do cabelo aumenta como se você tivesse até 10.000 fios a mais.
Uso para cabelo oleoso
Shampoo seco
O amido de milho é ótimo para absorver o óleo, o que o torna uma solução útil entre os xampus. O segredo é misturar duas partes de amido de milho com uma parte de, bicarbonato de sódio. Aplique a mistura perto de suas raízes apenas e escove bem.
O bicarbonato de sódio pode ser muito irritante para um couro cabeludo sensível, neste caso experimente usar o amido puro.
Pré-shampoo para couro cabeludo oleoso
Polvilhe o couro cabeludo com um pouco de amido de milho, deixando por uns minutos para absorver um pouco o excesso de óleo antes de lavar.
Engrossador de fio e secante
Aplique no cabelo umedecendo levemente, mistura de 2 litros água e 2 colheres amido de milho cru. Massageie por um minuto. Enxágue
Se sentir que ressecou demais acrescente uma quantidade suficiente para seu tamanho de cabelo do condicionador de sua preferência.
Maisena para cabelo seco
Você pode até ouvir por aí que amido alisa o cabelo, não é verdade. O que acontece de fato é que por ser um polímero ele vai aderir ao fio e ajudando a criar um filme, assim tira a aspereza do fio poroso e ao passar a mão muitos sentem "mais liso". A maisena não tem poder de alisamento, pois não consegue interferir na proteína do cabelo que da estrutura e aparência natural do fio.
Máscara 1
2 colheres de amido de milho
1 colher de sopa de azeite (ou óleo de amêndoa/óleo de argan/óleo de coco)
1 colher de mel puro
2 litros de água
Instruções
Misture a água com o amido de milho até misturar, depois ferva.
Reduza o fogo para baixo e continue mexendo.
Retire do fogo e deixe esfriar.
Misture o mel, o óleo de sua preferência e um creme ou condicionador para obter uma textura cremosa rica.
Aplique esta solução em seu cabelo limpo, bem como no couro cabeludo.
Proteja sua cabeça com uma touca de banho.
Deixe agir por pelo menos 20 minutos.
Enxágue o cabelo com água.
Repita uma ou duas vezes por semana
Gel para cabelo cacheado
Um gel simples pode ser feito usando amido de milho e água. . Quando a água é adicionada e aquecida, algumas das ligações entre as moléculas de glicose se quebram e o amido sofre "gelatinização", o que significa que você tem seu próprio gel caseiro!
A proporção pode variar conforme você queira o poder de fixação e suas textura do fio.
Estilize seu cabelo como faria normalmente. Seu gel de cabelo caseiro pode ser usado em cabelos molhados ou secos e tem uma vida útil de cerca de uma semana na geladeira.
Experimente essa composição
2 colheres de amido de milho
1 colher de sopa de azeite (ou óleo de amêndoa/óleo de argan/óleo de coco)
1/2 litros de água
Gostou, comente e compartilhe
Comments