Saúde
Há muito tempo o gengibre tem sido usado como um tratamento natural popular para uma série de doenças.
Muitos Benefícios do gengibre já são conhecidos como anti-inflamatórios e antioxidantes.
Seu conteúdo de gingerol, também tem efeitos antieméticos, analgésicos, sedativos, antibacterianos e outros efeitos fisiológicos, como anti-diarreicos, é o que veremos neste artigo.
Investigação sobre o gengibre e a diarreia
O gengibre tem sido usado há milhares de anos para o tratamento de inúmeras doenças, como resfriados, náuseas, artrite, enxaquecas e hipertensão. As propriedades medicinais, químicas e farmacológicas do gengibre foram extensivamente revisadas. (2)
Vários estudos descobriram que o gengibre pode ajudar a tratar a diarreia.
A diarreia súbita e grave pode ser devida à bateria chamada Escherichia coli (E. coli). Outras infecções, como a listeriose, também podem causar diarreia.
Um estudo de 2015 avaliou a capacidade do gengibre e do alho para combater a listeria e a E. coli numa placa de Petri. Ambas as especiarias abrandaram o crescimento destas infecções bacterianas.
Um estudo de 2007 em ratos descobriu que o gengibre reduziu a gravidade da diarreia causada por E. coli.
Um estudo de 2011 com cobaias sugere que o gengibre pode alterar o comportamento dos neurotransmissores e de outros químicos ligados ao desconforto gastrointestinal, incluindo náuseas e vômitos.
Uma pesquisa publicada em 2012 descobriu que o gengibre pode prevenir ou reduzir a diarreia em porcos.
Outros benefícios gastrointestinais do gengibre
O gengibre pode fazer mais do que apenas aliviar a diarreia. Estudos (1) descobriram que o gengibre pode tratar problemas gastrointestinais, incluindo
enjoo matinal
enjoo de movimento e enjoo marítimo
náuseas e vômitos devido à quimioterapia
náuseas após uma cirurgia
intoxicação alimentar
Segurança
O gengibre é seguro e bem tolerado, o que significa que existem poucos riscos associados à sua utilização para dores de estômago ou diarreia. Mesmo os estudos que não apoiam o uso do gengibre para tratar a dor de estômago encontram poucos ou nenhuns efeitos adversos.
Quando não utilizar o gengibre para a diarreia
A diarreia grave pode causar desidratação. A diarreia grave pode indicar uma doença não tratada e pode ser fatal em crianças.
As pessoas que sofrem de diarreia grave que dura mais do que alguns dias devem procurar cuidados médicos.
Dosagem do gengibre
Um estudo de 2017 tentou avaliar em que dosagem o gengibre se torna tóxico para coelhos e ratos. A dose mais elevada que os animais receberam foi de 5.000 miligramas por quilograma (mg/kg) de peso corporal, mas nenhum dos animais morreu ou sofreu efeitos secundários graves.
Embora a investigação em animais nem sempre seja aplicável aos seres humanos, este estudo oferece provas preliminares de que o gengibre pode ser seguro.
Como consumir gengibre
A melhor forma de consumir gengibre é na sua forma natural. Tomar suplementos de gengibre processados pode representar um perigo, uma vez que alguns suplementos podem estar contaminados, ser inconsistentes ou de má qualidade.
A maioria das fontes recomenda que as pessoas não consumam mais de 4 gramas (g) de gengibre por dia. As mulheres grávidas ou a amamentar devem consultar um médico antes de tomarem suplementos de gengibre.
Tente começar com 1 g ou menos por dia e depois aumente gradualmente a dose. Monitorize cuidadosamente os sintomas e verifique os efeitos secundários. Como com qualquer suplemento, a opção mais segura é utilizar a dose mais baixa eficaz.
Assim, se a diarreia desaparecer com 0,5 g de gengibre, não há necessidade de aumentar a dose.
Gengibre puro ou em preparados?
O gengibre pode ser preparado de várias formas, incluindo em pó ou em sumo. É possível que os resultados de alguns dos estudos sejam diferentes porque os investigadores utilizaram diferentes preparações de gengibre.
Por exemplo, um grupo de investigação utilizou o gengibre misturado com outras substâncias, como o mel.
Os estudos realizados utilizaram preparações de gengibre diferentes, não existem provas que apoiem um tipo de gengibre em detrimento de outro.
Qualquer pessoa que considere o gengibre como um tratamento para a diarreia deve experimentar diferentes preparações para encontrar uma que funcione.
Uma forma popular e saudável de consumir gengibre é através da ingestão de chá de gengibre. O chá de gengibre pode ser facilmente preparado em casa, mergulhando 1 ou 2 colheres de sopa de gengibre ralado, picado ou em pó em água a ferver.
Deixar repousar durante vários minutos ou mais e coar, se necessário. Pode acrescentar-se limão ou mel a gosto. .
O gengibre também pode ser moído, utilizado com moderação como tempero ou mesmo consumido sozinho.
Tem um sabor forte, que algumas pessoas podem considerar demasiado forte, pelo que pode ser mais saboroso quando misturado com outra coisa.
Efeitos secundários
Algumas pessoas referem uma sensação de ardor na boca ou no nariz. O gengibre pode irritar as membranas mucosas, por isso lave as mãos após preparar o gengibre e antes de tocar no rosto.
Cuidado para quem tem histórico de alergias alimentares, as mulheres grávidas ou amamentando e as pessoas com o sistema imunitário comprometido devem consultar um médico antes de experimentarem gengibre ou suplementos de gengibre.
Conclusão
O uso de medicamentos “naturais” ou alternativos aumentou acentuadamente nos últimos anos, a opção natural é interessante, mas sempre tome cuidado, pode haver um problema significativo com as interações entre ervas e medicamentos.
Se o gengibre agravar os sintomas ou se a diarreia durar mais do que alguns dias, procure assistência médica.
Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.
Comments