top of page

Gengibre e seus benefícios para saúde e perda de peso

Saúde

 

O gengibre tem muitos benefícios para a saúde devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e outras, inclusive pode ajudá-lo a perder peso, controlar a artrite, reduzir os sintomas menstruais e muito mais.


Originário do sudeste asiático, o gengibre é uma planta com sabor forte, muito usado na culinária em receitas doces e salgados e tem uma série de benefícios para a saúde.


Pertence à família Zingiberáceas, o gengibre (Zingiber officinale) e está relacionado com a cúrcuma, o cardamomo e a galanga.


O rizoma (raiz), que é a parte subterrânea do caule, normalmente utilizada como especiaria. O gengibre pode ser utilizado fresco, seco, em pó, em óleo ou em sumo.


Nosso velho conhecido gengibre tem um longo historial de utilização em várias formas de medicina tradicional e alternativa. Contém gingerol, que tem propriedades medicinais potentes


Gingerol é o principal composto bioativo do gengibre. É responsável por muitas das propriedades medicinais do gengibre.

Gengibre e seus benefícios para saúde e perda de peso
Unsplash

1. Propriedades antioxidantes e anti-inflamatória


O gingerol tem poderosos efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, conforme a pesquisa, por exemplo, pode ajudar a reduzir o stress oxidativo, que resulta do excesso de radicais livres no corpo.


Podem ajudar o seu corpo a combater doenças crônicas como a tensão arterial elevada, doenças cardíacas e doenças pulmonares, além de promoverem um envelhecimento saudável.


2. Reduz o açúcar no sangue


Um pequeno estudo recente sugeriu que o gengibre pode ajudar o seu corpo a utilizar melhor a insulina. São necessários estudos maiores para verificar se o gengibre pode ajudar a melhorar os níveis de açúcar no sangue. (estudos 2015, 2022, 2019)


3. Combate os germes


Certos compostos químicos no gengibre fresco ajudam o seu corpo a afastar os germes. São especialmente bons a travar o crescimento de bactérias como a E.coli e a shigella, e podem também manter afastados vírus (estudo) e fungos:


  • aphylococcus aureus (S. aureus), responsável por uma série de doenças

  • Escherichia coli (E. coli), uma causa de infecções intestinais

  • Candida albicans (C. albicans), que provoca infecções fúngicas na boca, vagina, etc.

4. Alivia as dores menstruais


O gengibre pode ajudar diminuir as cólicas menstruais. Em estudos, as mulheres que tomaram 1500 miligramas de gengibre em pó uma vez por dia durante 3 dias durante o seu ciclo sentiram menos dores do que as mulheres que não tomaram.



5. Reduz o colesterol


Uma dose diária de gengibre pode ajudá-lo a combater os seus níveis de colesterol "mau" ou LDL.


Num estudo recente, tomar 5 gramas de gengibre por dia durante 3 meses reduziu o colesterol LDL das pessoas numa média de 30 pontos.


6. Limita o crescimento do câncer


Alguns estudos mostram que as moléculas bioativas do gengibre podem abrandar o crescimento de alguns tipos de cancro, como o câncer colorretal, gástrico, do ovário, do fígado, da pele, da mama e da próstata. Mas é necessária mais investigação para confirmação.


Em um estudo, 20 pessoas com um risco elevado de câncer colorretal tomaram 2 g de gengibre diariamente durante 28 dias. No final do estudo, o revestimento dos intestinos dos participantes apresentava menos alterações semelhantes ao câncer do que o esperado.


7. Boca saudável


O poder antibacteriano do gengibre também sua boca. Os compostos ativos do gengibre, chamados gingeróis, impedem o crescimento das bactérias orais. Estas bactérias são as mesmas que podem causar a doença periodontal, uma infecção grave das gengivas.


8. Alivia os sintomas da artrite


O gengibre é um anti-inflamatório, o que significa que reduz o inchaço. Isto pode ser especialmente útil para tratar os sintomas da artrite reumatoide e da osteoartrite.


Uma revisão concluiu que o gengibre pode ajudar a reduzir a dor e a incapacidade. Os participantes tomaram 0,5-1 grama de gengibre por dia durante 3-12 semanas, dependendo do estudo.


Pode obter alívio da dor e do inchaço tomando gengibre por via oral ou utilizando uma compressa de gengibre na sua pele.


Apesar dessas evidencias ainda há controvérsias


9. Acalma as náuseas


O gengibre ajuda a aliviar um estômago enjoado, especialmente durante a gravidez (mas não indicado para gestantes no final da gravides ou problema de coágulos).


Funciona também quebrando e eliminando os gases acumulados nos intestinos. Também pode ajudar a acalmar o enjoo ou as náuseas causadas pela quimioterapia. (1)


10. Alivia a indigestão


Se você sofre com indigestão crônica, também chamada dispepsia, o gengibre pode trazer algum alívio. O gengibre antes das refeições pode fazer com que o seu sistema se esvazie mais rapidamente, deixando menos tempo para que os alimentos se depositem e causem problemas. (estudo 2015)


11. Acalma os músculos doridos


O gengibre não elimina imediatamente as dores musculares, mas pode acalmar a dor ao longo do tempo. Em estudos, as pessoas com dores musculares causadas por exercício físico que tomaram gengibre tiveram menos dores no dia seguinte do que as que não tomaram.


O gengibre reduz a dor muscular causada por exercício excêntrico. Estudos demonstram que o uso de 2 g de gengibre cru ou aquecido pode reduzir a dor no braço em humanos após ação excêntrica do cotovelo. (estudo)


12. Pode ajudar na perda de peso


O gengibre pode desempenhar um papel na perda de peso, de acordo com estudos em humanos e animais.


Uma revisão de 2019 concluiu que a suplementação de gengibre reduziu significativamente o peso corporal, a relação cintura-quadril e a relação quadril em pessoas com sobrepeso ou obesidade.


A capacidade do gengibre de influenciar a perda de peso pode ser devido a certos mecanismos, como seu potencial para reduzir a inflamação.



13. Melhorar a função cerebral


Alguns estudos sugerem que dois compostos presentes no gengibre podem ajudar a prevenir doenças degenerativas como a doença de Alzheimer, a doença de Parkinson e a esclerose múltipla.


O stress oxidativo e a inflamação crônica podem ser os principais factores da doença de Alzheimer e do declínio cognitivo relacionado com a idade.


Alguns estudos em animais sugerem que os antioxidantes e os compostos bioativos do gengibre podem inibir as respostas inflamatórias que ocorrem no cérebro. Isto pode ajudar a prevenir o declínio cognitivo.




 

Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.


Comments


bottom of page