Boa forma
Existe conexão do Exercício e o envelhecimento da pele? Sim, a beleza vem de dentro.
O envelhecimento é comumente associado a uma deterioração estrutural da pele que compromete sua função de barreira, cicatrização e suscetibilidade a doenças (referencia)
Uma mudança no estilo de vida que envolve alimentação, controle de gordura corporal e atividade físicas tem efeitos antienvelhecimento capazes de neutralizar várias das características do envelhecimento.
A aparência geral da pele esta fortemente conectada as condições do seu organismo, ou seja, o estado interno se reflete externamente.
Por exemplo, em um estudo foi observado que a cor da pele (palidez) esta relacionada a quantidade de Carotenoides na pele.
Foi constatado que as mudanças na cor da pele (pálido para cor mais viva) acompanhavam mudança no estilo de vida, o que ocorrem de forma relativamente rápida, em 8 semanas.
Os benefícios de uma cor da pele vivida podem motivar mudanças duradouras na dieta (Whitehead et al., 2014 ). Pois, elas refletem as condições gerais do nosso organismo.
Evitar a ingestão excessiva de calorias, comer mais frutas e vegetais, fazer exercícios, reduzir o estresse e seguir uma boa higiene do sono é uma abordagem global para um estilo de vida saudável.
O condicionamento físico também pode aumentar os carotenoides da pele, diminuindo a gordura corporal (uma fonte de estresse oxidativo).
De fato, altos níveis de gordura corporal estão associados a níveis reduzidos de carotenoides no plasma (Burrows et al., 2015). Os carotenoides participam na melhora de rugas e aumento de elasticidade da pele.
Sendo assim O exercício aumenta a capacidade antioxidante do próprio corpo e, consequentemente, pode diminuir o gasto de carotenoides, sua pele ganha com isso.
O exercício físico altera fortemente o metabolismo de todo o corpo e protege contra a deterioração física e doenças associadas à idade. Foi mostrado e pesquisas que o exercício regula o metabolismo mitocondrial da pele também.
Nesse estudo de 2015 foi percebido que o exercício regular pode atenuar o envelhecimento da pele em humanos. Ual !
.
Além de prolongar a vida e a saúde, diminui as nove características do envelhecimento e da inflamação associada à idade. [ 1-2 ]. A adesão ao exercício regular foi associada ao envelhecimento atenuado na pele humana.
Com base nesse conhecimento o exercício se mostra uma intervenção promissora com efeitos de antienvelhecimento.
Para quem quer uma pele radiante em qualquer idade a recomendação é mexa-se !
Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.
Commenti