Cuidados com os fios
Quando você olha as pontas do seu cabelo e vê aquelas pontas duplas, ah, é desanimador.
Será que da para se livrar delas?
As pontas duplas sempre aparecem quando os fios estão desidratadas e/ou danificadas pelo desgaste que pode acontecer devido ao uso de modeladores, secadores e processos químicos ou apenas por desgastes naturais.
A resposta para pergunta inicial é: uma ponta dupla pode apenas ser amenizada. Infelizmente, você não pode consertar uma ponta dupla definitivamente.
Você pode mascará-las com condicionadores, leave-in, loções suavizantes, séruns e silicones que irão selá-las temporariamente, mas depois de um certo número de lavagens ou escovações, elas irão abrir novamente.
A solução definitiva para eliminar totalmente as pontas duplas do cabelo é cortá-las e trabalhar para evitar que aconteçam novamente!
E como evitá-las ?
Com alguns passos simples, que você pode fazer em casa mesmo, para proteger seu cabelo contra formação pontas duplas novamente.
Por que aparecem pontas duplas no cabelo?
As pontas duplas ocorrem quando as pontas dos seus fios ficam desidratadas e/ou danificadas pelo desgaste e processamento químico, enfraquecendo a ponto de quebrar.
Pontas duplas podem fazer seu cabelo ter mais frizz e aquela aparência de opaco e, pior ainda, podem às vezes se estender até a haste capilar e fazer com que os fios quebrem.
Preste atenção a estes desgastes:

Exposição ao calor excessivo e ao sol direto
A exposição excessiva aos raios UV agressivos do sol e o calor extremo podem ressecar o cabelo, deixando-o propenso à quebra e pontas duplas se você não tomar cuidado. Tente limitar sua exposição quando possível e usar protetor quando não tiver como evitar.
Lavar demais o cabelo
Sim, Lavar o cabelo com muita frequência pode contribuir para pontas duplas, isso porque quando lavamos o cabelo, ele perde os óleos naturais, e fazer isso com muita frequência sem repor a umidade do cabelo pode levar à quebra e danos.
Uso excessivo de ferramentas para modelar o cabelo
Essa não é novidade, usar o calor artificial pode do seu cabelo à quebra. Se você não tem como evitar (ou não quer) não esqueça de proteger com um bom silicone.
Já discutimos sobre o melhor protetor térmico em outro post se você se interessar veja o link
Tratamentos químicos
Outro clássico que você já sabe. Mudar seu visual com uma nova cor ou alisamentos são comuns, mas feito de forma errada, com muita frequência, ou sem o devido acompanhamento(hidratação mais intensa) pode causar grandes danos e levar a fios quebrados.
Usar produtos de limpeza profunda
Shampoo tradicionais são feitos a base de sulfatos, produto com função detergente agressivo, é ele o responsável por retirar o óleo do cabelo. O problema é que se seu fio já está desidratado ou danificado, esse tipo de shampoo vai piorar a situação. Pior ainda são os shampoos detox, que acabam com qualquer resquício de óleo. Lembre-se são os óleos que protegem o fio de perder hidratação.
Não aparar regularmente
Mesmo não causando desgaste, intensidade com o tempo, nosso cabelo sofre naturalmente desgaste e assim passar muito tempo entre cortes de cabelo pode causar a formação de fios duplos.
Exposição a certos tipo de água
A água dura, como a encontrada em piscinas ou água salgada, pode causar pontas duplas, além de outros problemas capilares. Se você mora em regiões que a água fornecida pelo abastecimento público é dura, o ideal é instalar filtros. No caso de piscina e praia, além de molhar o cabelo com água normal antes (leve uma garrafinha de água comum com você) use protetor de silicone também.
Veja também nosso artigo sobre Como proteger o cabelo na praia e piscina
Saúde
Quando a saúde não está bem ou estamos desnutridos, nosso corpo precisa priorizar nossos órgãos vitais e o cabelo, unha e pele podem ficar prejudicados. Um artigo publicado diz que
"A deficiência nutricional pode impactar tanto a estrutura do cabelo quanto o crescimento do cabelo". (1)
Estágios de cabelo desidratado

1-Pontas duplas com divisão básica
São alguns dos tipos mais comuns de cabelo dividido e significa que esta no estágio inicial de divisão. Se você notar pontas duplas como essas, seu cabelo provavelmente está no início do dano, isto quer dizer que não é tarde demais recuperar mais rapidamente
2-Pontas duplas padrão de árvore
A ramificado geralmente indica que um lado da fibra capilar está bem desgasta e significa que seu cabelo já está bem danificado precisando de um corte bordado sério.
3-Pequeno nó na ponta
Os tipos de cabelo mais cacheados pode apresentar pequenos nós se formando em fios individuais do cabelo. Isso é causado pelo emaranhamento do cabelo e pode causar quebra se escovado. Do mesmo modo indica desgaste o fio, podendo evoluir.
Como remover pontas duplas
Simplesmente aparar o cabelo não vai livrar de todas as pontas duplas, afinal nossos fios de cabelo tem comprimentos diferentes em toda a cabeça (devido às diferentes fases de crescimento de cada folículo), assim ao cortar as pontas você simplesmente vai expor a próxima camada de pontas duplas.
Para cortar as pontas duplas de todo o cabelo você deve usar a técnica do corte rendado (conhecido também como te bordado).
O corte rendado, é uma técnica de corte de cabelo que remove as pontas duplas sem diminuir o comprimento dos fios.
Como é feito o corte rendado (bordado)
O corte é feito com uma tesoura especial que sela as cutículas dos fios. Também existe uma ferramenta para isso, alguns cabeleireiros utilizam, mas vamos ensinar como fazer manualmente em casa.
O resultado é um cabelo mais solto, brilhante e saudável.
Para fazer o corte:
Opção 1

Esticar uma mecha de cabelo
Com os dois dedos segura a mecha entrelaçando entre dois dedos
Começa a cortar as pontas duplas, uma a uma
Repete o processo, torcendo a mecha da raiz até a ponta
Opção 2

Separe o cabelo em pequenas mechas
Torça-o pelas pontas como um saca-rolhas.
Varias pontas de vários comprimentos ficarão expostas ao longo de cada "torção", mostrando onde estão as pontas duplas.
Corte-as, trabalhando em cada seção do cabelo até que todas as pontas duplas tenham sido removidas.
Se você tomar os devidos cuidados, a ponta dupla pode parar aí e não precisar repetir. Se você continuar com as rotinas sem alterar o efeito do corte pode durar entre 6 a 8 semanas.
Como prevenir e amenizar pontas duplas
Escove com cuidado
Use um pente de dentes largos para remover nós e emaranhados. Comece sempre pelas pontas e vá subindo suavemente até as raízes. Se começar pelo topo ou escovar, você pode quebrar o cabelo ao longo do eixo e deixar pontas duplas em todo o comprimento.
Faça uma hidratação profunda
Use um tratamento intensivo com máscara altamente hidratante (veja como potencializar sua máscara), use pré-shampoo, faça umectação, use leave-in, isto é extremamente importante se você tem cabelo no comprimento dos ombros(ou mais) ou cabelos quimicamente tratados, já que as pontas estarão naturalmente mais desgastadas. Lembrem-se Cabelos hidratados e nutridos são mais elásticos e, portanto, menos propensos a quebrar.
Seque com Toalha Gentilmente
Se você esfregar seu cabelo com força ao secar com toalha, você pode causar nós e depois quebra, o que leva a pontas duplas. Em vez disso, aperte suavemente o excesso de umidade do seu cabelo.
Use protetor reparador de pontas
Para algumas de nós não à possibilidade de ficar secador ou chapinha, então reforce a proteção. O mesmo para exposição ao sol, água mais agressiva para diminuir o desgaste
Faça um tratamento com aminoácidos
A famosa reconstrução de fios com queratina é muito utilizada para fazer aquela selada no fio, mas a queratina, a mais popular, deve ser usada com cuidado, pois pode endurecer temporariamente o cabelo e aumentar a queda. Há outras opções de aminoácidos que diferente da queratina são mais suaves e com menos risco. Veja nosso artigo sobre os aminoácidos neste link.
Use shampoo sem sulfatos
Procure por produtos sem detergente agressivo (livres de sulfatos). Eles lavam com mais suavidade sem exagerar. E quando sentir que o fio esta pesando então use um da linha tradicional, isso diminui o dano, principalmente se você lava com frequência seu cabelo.
Cuide da nutrição
E por fim, não menos importante, preste atenção ao que você come, por exemplo, a deficiência de zinco pode causar as alterações capilares, incluem queda e cabelos quebradiços. Já a deficiência de proteína pode afinar o fio de cabelo, tornando-o mais frágil.(1)
Prefira alimentos naturais livres de açúcar e fortes em vitaminas e proteínas
Comentários