Unhas
O própolis pode muito bem ajudar a neutralizar as alterações desagradáveis nas unhas.
Em estudo, casos antigos de unhas com fungo e pacientes com comorbidades receberam cuidados com própolis e veja o que aconteceu.
Já na antiguidade a própolis era utilizada por civilizações antigas, pelos egípcios, gregos e romanos para lesões, para cicatrização de feridas e para outras doenças.
No entanto, como muitos outros remédios naturais, a própolis foi esquecida há muito tempo.
A própolis só voltou na década de 1960, após ter sido redescoberta pelo investigador apícola dinamarquês Carl Lund Aargard.
As abelhas também se protegem contra fungos com a própolis. As doenças fúngicas afetam não apenas a pele e as mucosas, mas também as unhas.
As infecções fúngicas das unhas podem ser extremamente persistentes e desconfortáveis. Sem falar na recepção estética.
Muitas vezes, leva meses para a unha doente cicatrizar, especialmente nas unhas dos pés, pois elas crescem lentamente.
A mudança nas unhas geralmente ocorre lentamente à medida que o fungo ungueal se espalha da borda frontal das unhas por toda a lâmina ungueal.
É importante tratar o fungo nas unhas de forma rápida e eficaz para evitar descoloração, espessamento e fragilidade das unhas causadas pelo fungo.
A onicomicose é uma infecção fúngica, considerada um problema de saúde pública (1) por ser contagiosa e interferir na qualidade de vida.
Possui tratamento longo e difícil, com muitos efeitos colaterais e alto custo.
Segundo o artigo publicado em 2018, o extrato de própolis é uma alternativa aos antifúngicos convencionais por apresentar baixo custo, acessibilidade e baixa toxicidade. O artigo relata casos com resposta favorável pacientes idosos.
Outro estudo de 2006 a atividade in vitro do extrato de própolis contra 67 leveduras isoladas de onicomicose em pacientes atendidos no Laboratório de Ensino e Pesquisa de Análises Clínicas da Universidade Estadual de Maringá.
Nas leveduras testadas a Própolis estimulou sua morte celular. Por isso, deve ser considerada como mais uma opção no tratamento da onicomicose.
Benefícios do Própolis
A própolis, ou o Própolis, possui um composto especial chamado pinocembrina, um flavonóide que atua como antifúngico. Essas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas tornam a própolis útil no tratamento de feridas
Uma revisão de 2019 também observa que a própolis pode ajudar a estimular a produção de colágeno na pele, o que poderia auxiliar ainda mais na cicatrização de feridas.
Do que é feita a própolis?
A própolis consiste em mais de 250 ingredientes identificados. Mesmo que agora você conheça muito bem os ingredientes, a própolis é um mistério, pois só a própolis natural tem um equilíbrio que nenhum suplemento alimentar produzido industrialmente consegue ter. As abelhas ocupadas produzem esta “cura milagrosa” sozinhas, num processo natural. A própolis consiste em aprox. 50% de resina e aprox. 25% de óleos essenciais, pólen, minerais e oligoelementos, além de flavonas e ácidos.
Os principais ingredientes são:
Componentes de cera
Vitaminas A, B, C, E, H ou B7 (mais conhecidas como biotina, o ingrediente ativo para pele e cabelo)
Ferro, cromo, cobre, zinco, manganês, selênio, magnésio, silício
Enzimas
aminoácidos
Flavonóides orgânicos
Polifenóis
Tratamento de fungos nas unhas com tintura de própolis
Ao tratar fungos nas unhas, como uma alternativa, a própolis pode ser aplicada na unha doente. Para isso é particularmente indicada uma tintura de própolis a base de álcool, aplicada bem dosada na unha. É importante mergulhar a tintura e deixar secar bem. Este procedimento deve ser usado consistentemente 3 vezes ao dia.
Muitos relatam sucessos com a própolis no tratamento de fungos nas unhas. A tintura de própolis com 40% de própolis provou ser particularmente eficaz.
O tratamento de fungos nas unhas requer um pouco de paciência, pois o fungo não desaparece imediatamente em 1 semana. Mas geralmente pode ser tratada bem e com sucesso.
No entanto, é importante implementar a terapia da forma mais rápida e consistente possível, para que o fungo nas unhas não ataque as unhas vizinhas e saudáveis. Além disso, a unha afetada pode ficar permanentemente danificada.
Aliás, a própolis também pode ser usada de forma preventiva e simples no cuidado de unhas estressadas ou de crescimento lento.
O procedimento não precisa ser realizado várias vezes ao dia. Basta aplicar própolis nas unhas 2 a 3 vezes por semana para obter um efeito positivo, afirma os especialistas.
Intolerância à própolis
Lembre-se que existem pessoas com intolerância à própolis, provavelmente como uma reação alérgica a uma certa proporção de pólen de abelha. Qualquer pessoa alérgica a picadas de abelha ou produtos apícolas deve evitar o uso de própolis - tanto externa quanto internamente, por ingestão ou adição a alimentos.
Como testar se você é alérgico à Própolis
Aplique o produto na parte interna do braço. Se ocorrer uma reação nas próximas horas, você não deve usar nenhum produto de própolis.
Finalizando
Você precisa monitorar cuidadosamente a limpeza de roupas e calçados. Troque as meias com frequência. Use agentes anti-sépticos e desinfectantes. Só as medidas em conjunto com o tratamento podem trazer o resultado absoluto.
E sempre é bom lembrar: adquira produtos de fornecedores confiáveis.
Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.
Kommentare