Lar
Renite, sinusite, asma, bronquite, pessoas com essas doenças conhecem bem o cheiro que pode desencadear processos alérgicos, mas não são somente eles que devem se preocupar com o cheiro irritante.
O mofo pode ser incomodo, mas mais que isso um perigo para saúde de qualquer um.
O mofo é perigoso?
O mofo pode, sim, ser perigoso, pois a exposição frequente ao mofo pode causar problemas respiratórios, mesmo em pessoas que não apresentam alergias.
Para aqueles com asma ou sistema imunológico comprometido o risco é ainda maior..
A exposição a uma quantidade moderada de mofo pode fazer a pessoa sentir coceira nos olhos, espirros e tosse.
Além de afetar a saúde, não eliminar adequadamente o mofo pode corroer até mesmo uma estrutura e decompor revestimento de paredes e tetos.
O mofo também pode crescer e danificar objetos porosos como carpetes e móveis.
Os cheiros de mofo e bolor compartilham algumas semelhanças, pois ambos se originam geralmente em áreas úmidas. Os cheiros de bolor geralmente não são tão fortes quanto os odores de mofo, mas você deve tomar a mesma ação para ambos.
O mofo parece uma substância purulenta e irregular normalmente encontrada em materiais como frutas, vegetais e plantas. O bolor é tipicamente mais espesso e penetra mais profundamente no material em que cresce.
Os mofos também podem crescer em materiais vegetais, mas também são comumente encontrados em materiais de construção e outros, como paredes, pisos, toalhas, azulejos e roupas.
Como tirar cheiro de mofo de uma roupa
Você já experimentou uma roupa e bateu aquele cheiro irritante? É ele, o cheiro de mofo.
É frustrante pegar uma roupa lavada, limpinha do guarda-roupa e não poder usar por estar cheirando mal. Não é nada agradável nem é bom para os pulmões.
Tanto o mofo como o bolor, é uma forma de fungo, e o fungo cheira mal. Você pode pensar que um simples ciclo de lavagem eliminaria aquele cheiro de mofo tão familiar, mas nem sempre só isso funciona.
Coisas que você deve saber antes de começar
Sua roupa pode ser salva!
Não use detergentes muito perfumados ao lavar roupas mofadas. Você quer tratar o mofo e removê-lo, encobrir o cheiro não resolverá o problema.
Não use amaciante ao lavar roupas mofadas. Os resíduos do amaciante de roupas se acumulam com o tempo e podem piorar o problema.
Não se esqueça de inspecionar e seu guarda-roupa, cômodas e gavetas, a fonte do mofo pode estar vindo de lá
Você só precisará de dois produtos domésticos comuns: vinagre branco (de preferência vinagre de álcool) e bicarbonato de sódio.
Passos para acabar com o cheiro
1. Lave suas roupas com vinagre.
Aqueça água suficiente para sua peça de roupa. Despeje 1 xícara de vinagre branco (sem detergente!). Pode ser à mão ou à máquina, se sua máquina tiver a opção de água quente é interessante usar,
A água não ficará necessariamente quente o suficiente para higienizar sua roupa, mas o calor combinado com o ácido acético do vinagre ajudará a quebrar qualquer sujeira ou bactéria que tenha começado a crescer, o que ajudará a livrar sua roupa daquele mofo.
Deixe por uns 20 minutos
2. Lave novamente, com bicarbonato de sódio.
Depois do molho em vinagre, lave a roupa, na máquina de lavar ou à mão, com 1 xícara de bicarbonato de sódio. Se sua máquina tiver a opção quente use na configuração mais quente.
O bicarbonato de sódio é um alcalino que ajuda a neutralizar os odores restantes, deixando sua roupa com cheiro de absolutamente nada!
Adicione 1⁄2 xícara de vinagre ao ciclo de enxágue e depois seque.
3. Seque suas roupas ao ar (ao sol, se possível).
Retire a roupa e seque ao ar livre ao sol, se puder. Se isso não for possível, coloque a roupa na secadora na configuração apropriada para o tipo de tecido.
A secagem ao ar livre é preferível porque os raios ultravioletas do sol realmente têm propriedades desinfetantes que podem ajudar a matar qualquer bactéria remanescente na roupa e o sol atua como um agente branqueador natural.
Vantagens adicionais: não usar a secadora economizará energia e as roupas secas ao ar livre cheiram tão bem.
Se depois que a roupa estiver completamente seca você sentir um cheiro de mofo, repita os passos.
Qual é a diferença entre mofo e bolor?
O mofo parece cinza ou amarelo com uma textura leve e pulverulenta e é geralmente encontrado crescendo em padrões planos e irregulares.
Geralmente, sua roupa não terá manchas visíveis de mofo, mas cheirará mal. Já o bolor parece com pontos difusos (às vezes viscoso) e é preto, ou verde, ou marrom.
É um pouco mais complicado remover o bolor porque o seu crescimento deixa manchas mais difíceis de tratar.
Antes de tratar a mancha e o odor, você precisa se livrar do bolor: pegue uma escova de cerdas duras e raspe o bolor, depois deixe a roupa de molho em uma solução de 1 parte de alvejante para 3 partes de água quente por 30 minutos (Atenção infelizmente essa mistura pode desbotar a roupa).
Enxágue e depois lave como de costume. Se a mancha desaparecer, mas o cheiro persistir, lave com uma lavagem com vinagre seguida de uma lavagem com bicarbonato de sódio, conforme as instruções acima.
Você pode evitar o cheiro de mofo nas roupas?
Se você tiver roupas propensas a cheiros de mofo, tome medidas preventivas usando vinagre perfumado em vez de amaciante de roupas e tome cuidado para não adicionar muito detergente as lavagens, pois isso pode causar acúmulo.
Tratar suas toalhas de banho com uma lavagem com vinagre e bicarbonato de sódio uma vez por mês durante os meses úmidos também é uma ótima ideia para evitar cheiros em suas roupas.
Mantenha seu guarda-roupa, gavetas e armários limpos com um pano embebido com vinagre branco, pelo menos uma vez no mês em estações chuvosas ou lugares de pouca ventilação.
Truque de emergência
Um truque especial para aquele casaco que você precisa usá-lo e não tem tempo de lavar é polvilhar bicarbonato seco na roupa seca, como se fosse um talco. Espalhe bem deixe alguns minutos e bata a peça de roupa no ar para tirar o excesso ou passe um aspirador de pó.
Pronto para o uso.
Gostou? Compartilhe.
Comments