Comportamento
Recentemente escrevemos um artigo falando Como ser uma mulher elegante, e um dos itens que discutimos foi o valor de alguém não está na simples aparência, aquilo que você vê é o resultado de quem ela é por dentro.
A mulher elegante tem conteúdo, não é apenas uma embalagem. Ela foi capaz de encher-se de um saber que lhe permite escolher as melhores palavras para se comunicar, cultivar os melhores gestos e comportamentos na convivência, priorizar os melhores valores e virtudes para uma vida mais profunda, e por fim é capaz de escolher uma composição visual e roupas que melhor lhe representem.
E como ter mais conteúdo?
Como enriquecer-se interiormente?
Exatamente isso que vamos abordar
Você já encontrou alguém com um belo rosto, mas quando abriu a boca para falar você pensou "que preguiça de ouvir isso"? A desconexão da realidade ou a falta de profundidade e raciocínio infelizmente é algo comum e cada vez mais problemático em nossa geração.
E vamos deixar claro desde o início que não tem relação com o nível de escolaridade. Já encontrei gente que não sabia ler, mas tinha uma profundidade, percepção da vida e suas nuances, que eu poderia facilmente descrever como uma pessoa densa, com valores e princípios inabaláveis, digna de ser ouvida.
E o inverso também é verdadeiro, já vi pessoas com graduação e pós-graduação, com uma mentalidade rasa, sem conteúdo. Isto porque um conhecimento técnico não significa sabedoria.
Sabedoria está ligado a observação da experiência (própria, de outros ou da história), meditação e conclusão.
Observar, por exemplo, histórias de superação e determinação, pessoas comuns que fizeram algo extraordinário. Meditar: o que fizeram elas chegarem onde chegaram. Concluir que tais valores como determinação, resiliência as levaram ao sucesso, seria isso diferente para nós?.
Cada um de nós tem um potencial em si, o que difere é uns se acomodam e outro afloram com toda sua força.
O que fez essas pessoas desenvolverem tais virtudes e se tornarem tão admiráveis? Uma lente ao enxergar o mundo que as fazia ver possibilidades, metas, objetivos a serem alcançados.
Ou ainda simplesmente um compromisso com um valor que os fez resoluto na decisão de não abrir mão do que criam.
Se você quer sair da comodidade e aflorar toda possibilidade, sair do comum e fazer parte do grupo daqueles que provam admiração, comece por enriquecer seu imaginário, ou seja, refaça suas referências.
O que é imaginário
O imaginário coletivo é um conjunto de símbolos, conceitos, memória e imaginação de um grupo de indivíduos pertencentes a uma comunidade específica. São referencia inconscientes que funcionam como parâmetros internos para avaliar o mundo ao nosso redor
O que eu ganho com isso
Em poucas palavras você ganha uma ampliação de vocabulário e conhecimento geral para manter uma conversa interessante com qualquer um, do mais sábio ao mais simples.
Ao melhorar sua percepção da realidade e pessoas, mediante uma compreensão mais profunda, você melhora seus relacionamentos.
Também traz consciência e raciocínio mais aprofundados para melhores decisões na vida.
Você também ganha criando em seu inconsciente padrões visuais de referências mais elevados.
Com o devido respeito vou usar uma frase de um professor: "Se você nunca foi a Roma, vai achar a Basílica de Aparecida a maior maravilha arquitetônica que já viu" Ela tem sua importância, mas não é a obra de arquitetura mais significativa do mundo. Percebeu porque nossas referências devem ser ampliadas?
De forma prática
Antes de tudo, você deve saber que "gosto", é muito mais adaptável do que você imagina, isto é fato até mesmo para o paladar, se você só come lanches terá forme de lanches, se você passar a se alimentar de refeição saudável, após um tempo você terá fome de refeição saudável (faça o teste de 3 meses, é o tempo que seu cérebro ajusta os novos hábitos). O mesmo acontece com o que lemos, ouvimos e assistimos.
Leitura
Escolha livros clássicos, a leitura clássica é mais robusta e nos ajuda a melhorar a interpretação do que lemos, aumenta o vocabulário, e melhora sua função cognitiva.
Um experimento conduzido por uma equipe de cientistas, psicólogos e estudiosos da língua, da Universidade de Liverpool , mostrou isso.
O experimento consistiu em monitorar a atividade cerebral de um grupo de voluntários enquanto liam uma série de livros. Os clássicos lidos pertenciam aos ilustres Shakespeare, William Wordsworth e T. S. Eliot , entre outros.
O estudo também sugere que na poesia os versos aumentaram a atividade no hemisfério direito do cérebro, a área responsável pela memória autobiográfica, fato que permite refletir sobre as próprias experiências e enriquecê-las à luz do que leem, segundo Philip Davis, professor de filologia inglesa e membro da equipe de pesquisa:
A poesia trata de profundas interpretações da experiência que acrescentam os aspectos emocional e biográfico ao cognitivo.
Outra evidência é que a leitura e a escrita modificam a estrutura do cérebro a limites insuspeitados.
Não existem apenas as diferenças estruturais no cérebro, mas os cérebros dos leitores habituais compreendem a linguagem de outra forma, processam de maneira diferente os sinais visuais; inclusive pensam e formam as lembranças de outra maneira, como afirma psicóloga mexicana Feggy Ostrosky-Solis: "tem sido demonstrado que o aprender a ler configura poderosamente o sistema neuropsicológico do adulto".
Sugestões livros clássicos:
Crime e Castigo (Dostoyevski),
Diálogos de Platão, MemóriasPóstumas de Bras Cubas Bras Cubas, o espelho (ambos de Machado de assis),
1984 (jorge Orwell),
O senhor das Moscas (William Golding),
Morro dos Ventos uivantes (Emily Brontë),
Desejo e reparação, Orgulho e preconceito (ambos da Jane Austen)
Qualquer obra de C. S. Lewis
Qualquer obra de J.R.R. Tolkien
Música
Música clássica há tempo tem sido estudada e pesquisas evidenciam um benefício significativo na melhora do aprendizado.
Enquanto a música clássica pode aumentar o foco/atenção. Uma pesquisa feita na Universidade de Helsínquia mostrou que a música clássica pode melhorar a nossa atividade cerebral
Sugestões de compositores de música clássica:
Johann Sebastian Bach (1685-1750) ...
Ludwing Van Beethowen (1770-1827) ...
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) ...
Frederic Chopin (1810-1849) ...
Richard Wagner (1813-1883) ...
Antonio Vivaldi (1678 – 1741) ...
Franz Schubert (1797-1828) ...
Johannes Brahms (1833-1897)
Johann Strauss II (1825 – 1899
Piotr Ilich Tchaikovsky (1840 – 1893)
Filmes
Filmes clássicos tem razão de ser, os grandes clássicos são inspiradores de valores e lições de vida e caráter, são obras-primas que resistiram ao tempo sendo relevantes para todas as gerações justamente por abordam temas atemporais que continuam relevantes hoje em dia, como amor, amizade, família, preconceito e justiça.
Assistir aos clássicos pode nos ajudar a entender melhor a nossa própria vida e os problemas que enfrentamos.
Sugestões de filmes clássicos:
Felicidade Não Se compra,
O homem que não vendeu sua alma,
O pianista,
Gattaca,
Gladiador,
Openheimer
Obra de arte
As artes visuais, como pinturas, esculturas e fotografia, cativam nossos sentidos e despertam nossa imaginação. Eles podem nos transportar para lugares diferentes, evocar memórias ou até mesmo desafiar nossas perspectivas.
Contemplação da obra pode melhorar sua percepção visual, combinação de cores, representação de sentimentos
Sugestões de artistas clássicos:
Da Vinci,
Dalí,
Michelangelo,
Monet,
Picasso,
Renoir,
Rembrandt,
Van Gogh,
Portinari,
Tarsila do Amaral
Canal e perfil de conteúdo agregadores
Ok, ocasionalmente assistir um canal de comédia, sátira e dar boas gargalhadas é legal, mas se suas escolhas são somentes estas, apenas futilidades, você não desenvolve seu potencial, não há soma nem evolução.
Procure canais agregadores de conhecimento, história por exemplo
Sugestão de canais e perfis
Professor HOC
Lara Brenner
Brasil Paralelo
Maiden, mother and matriarch (inglês)
Modern wisdom (inglês)
Leda Nagle
Sphaira
Histórias inspiradoras
Inspirar-se com histórias de superação e sucesso (que é diferente de fama) é outra forma de ampliar sua visão de vida.
Há muitos exemplos de pessoas que foram resilientes e superaram momentos difíceis e até mesmo tragédias.
Uma busca rápida no Google (ou outro motor de busca) sobre histórias de sobrevivente dos campos de concentração da segunda grande guerra vai emocionar e você vai perceber que muitas das suas crises internas ficam apequenadas diante de tanto sofrimento, mas, ao mesmo tempo, vai se inspirar na força de superação de um povo que foi quase exterminado e milagrosamente sobreviveu.
Sugestões de história de sucesso
Mãos Talentosas: a história de Ben Carson,
Paulo Apóstolo de Cristo,
Michael Jordan,
Condoleezza Rice,
Albert Einstein,
William Colgate,
A hstoria de do estado de Israel
Dê tempo para reflexão
Nosso contexto de problemas existenciais sempre existiram e sempre existirão, parece nos que o caminho mais fácil e menos dolorosos é ocupar de mais nossa mente e atenção, não parar para refletir. E aqui para nós, nosso modernidade contribui para isso, a disponibilidade de distrações.é tanta que mesmo os mais conscientes precisam estar atentos.
Essa conduta negligente de esquecer autoavaliação e aprofundamento de suas experiências resulta em sentimento tumultuados, analises rasas, relacionamentos descartáveis, escolhas desastrosas, decisões equivocadas, e aí por diante.
Ponderar é um processo de investigação, exploração, observação e/ou reflexão sobre um assunto, que pode nos ajudar a esquivar-nos de muitos desastres.
Parar e refletir faz você aprofundar seu raciocínio e ter uma percepção mais clara de qualquer situação, não é à toa que nossas avós diziam "O apresado come cru".
Comments