top of page

Como recuperar cabelo elástico (emborrachado)


 

Cabelo Danificado

 

Não ha nada mais temido no trato com das madeixas do que a terrível condição de cabelo elástico ou emborrachado, é um verdadeiro pesadelo quando você percebe que seu fio está neste estado.


Mas nada de apavoramento, calma, respira fundo e vamos à ação.

O clareamento, excesso de calor (chapinhas, modeladores e secadores) e produtos químicos e até mesmo o tipo de água que você usa podem danificar seu cabelo, deixando-o seco, sem vida e o pior, o temível cabelo elástico.


Como saber se um cabelo está elástico


Cabelo elástico é a condição de um fio que está emborrachado, com a sensação de que vai desmanchar na sua mão.


Teste para saber se este elástico

  • Passo 1: pegue um fio de cabelo;

  • Passo 2: puxe o fio, fazendo uma pressão bem leve;

  • Passo 3: caso o fio não volte para o seu aspecto normal, ou então, se quebre com facilidade, quer dizer que ele está mais elástico do que deveria. Já se o fio esticar e voltar ao seu tamanho natural, significa que ele está saudável.


O que é cabelo elástico?

Como recuperar cabelo elástico (emborrachado)

Em poucas palavras é uma perda extrema de proteína do fio. Além da água, os elementos que compõem a composição química dos cabelos são: queratina, lipídios, minerais e pigmentos.


A queratina é uma proteína encontrada no córtex. A alfa queratina é a proteína que encontramos em maior quantidade nos cabelos. E pode ser deformada com vapor de água (“styling”).

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Trichology , “O tratamento químico excessivo ou repetido, os hábitos de higiene e a exposição ambiental produzem alterações na textura do cabelo e, se extremos, podem resultar na quebra do cabelo. O desgaste é a degeneração progressiva da raiz até a ponta do cabelo.”

Para cabelos gravemente danificados, os resultados podem ser uma sensação elástica ou emborrachada, onde o cabelo parece grudado. É difícil escovar e seu cabelo quebrará provavelmente a cada puxão da escova

O que causa elasticidade


O nível de porosidade do seu cabelo


Instrumentos de modelagem a quente como secadores, modeladores, e chapinhas aumentam a porosidade do fio podendo provocar a perda de proteína, veja mais sobre chapinhas e seus danos.


Descolorir ou processar demais o cabelo


Descolorir o cabelo quebra suas proteínas e óleos naturais. Enfraquece a camada externa protetora chamada cutícula.


O clareamento excessivo ou o peróxido forte removem os óleos essenciais e as proteínas do cabelo. A textura elástica acontece quando o cabelo fica danificado pelo processo químico.



Uso de Produtos que contêm parabenos


Os parabenos são conservantes comuns em produtos capilares que prolongam sua vida útil.


Embora não sejam tão prejudiciais, eles ainda podem causar cabelos emborrachados. Isto é especialmente verdadeiro se o cabelo tiver sido excessivamente processado devido ao clareamento.


Uso de produtos com Álcoois


Existem vários tipos de álcool, sendo o etanol o mais comum em produtos para os cabelos, já que é um solvente de outros ingredientes e dilui os produtos.


Expor o cabelo ao álcool também pode ser um fator que leva ao cabelo elásticos.


Uso de Água dura


A água dura é a água com alto teor de minerais e ela desempenha um papel importante em causar danos ao cabelo quimicamente tratados ou porosos. Os minerais que ele contém podem se acumular no cabelo e no couro cabeludo, resultando em cabelos secos, quebradiços e emborrachado. Em algumas regiões em que a água é dura e outras não. Um filtro ajuda a melhorar a qualidade da água.


Uso de shampoos agressivos


Os sulfatos são agentes de limpeza encontrados em produtos de higiene pessoal, como shampoo e sabonetes. Eles criam espuma e ajudam a remover sujeira e óleo.


Algumas pessoas podem preferir produtos sem sulfato para evitar possível ressecamento e irritação. Os dois tipos mais comuns de sulfatos são:


- Lauril Sulfato de Sódio


Lauril Sulfato de Sódio (SLS) é um sulfato agressivo comum. Você pode encontrá-lo em xampus, sabonetes corporais e cremes dentais, conhecidos por retirar a oleosidade natural do cabelo.


- Sulfato de sódio Laureth


O Laureth Sulfato de Sódio é um sulfato menos comum, mas continua presente em alguns produtos. Pode deixar seu cabelo seco e difícil de pentear.




Então, como reparar cabelos danificados e elásticos


A verdade é que você nunca recupera um cabelo danificado cem por cento, os vários processos de recuperação e reposição de nutrientes perdidos ajudam a estabilizar, evitar quebra tirando a sensação de emborrachamento e diminuindo a fragilidade do fio. E você deve manter cuidados até que o cabelo novo substitua o restante

A primeira coisa que você precisa fazer é, claro, evitar fazer mais tratamentos químicos ou coloração de cabelo por um bom tempo.


O próximo passo seria repor os nutrientes que seu cabelo perdeu. Você precisará revitalizar seu cabelo.

Aqui está o que você deve fazer:


1. Tratamentos com Proteínas


Para reparar cabelos elásticos comece com tratamentos proteicos. Seu cabelo precisa de proteína para recuperar força e estrutura.


Escolha um condicionador profundo para cabelos danificados, rico em proteínas e queratina. Ou adicione proteína concentrada ( gotas) em uma máscara sem parabenos. Use-o uma vez por semana ou até sentir seu cabelo mais fortalecidos.


Soluções caseiras com proteína

  • Você também pode tentar um tratamento com proteína de clara de ovo em casa. Misture as claras com um pouco de água e aplique no cabelo. Deixe agir por 20 minutos e enxágue.

  • O popular Glicopan pet, é bem controverso, mas quem experimentou no cabelo em condições elásticas elogia. Por ser um produto pet não deve ser usado na rotina, apenas em caso de emergência. A queratina do fio de cabelo é composta por 18 aminoácidos. Os aminoácidos mais abundantes são: Cisteína, cistina, serina, ácido glutâmico, glicina, treonina, arginina, valina, leucina e isoleucina muitos destes aminoácidos estão presentes no glicopan.


2. Acidificação


Se você prestar atenção todo produto reconstrutor ou pós-química tem Ph ácido justamente para equilibrar fechar a cutícula ajudando a reter a hidratação dento do fio. Você pode fazer sua versão caseira


Misture 100 ml de água com 25 ml de vinagre de maçã e misture bem. Coloque a misturinha em um borrifador.

  1. Lave o cabelo com shampoo sem sulfato.

  2. Borrife a mistura de vinagre de maçã com água por todo o cabelo.

  3. Deixe agir por 15 minutos.

  4. Para potencializar o efeito do tratamento, aplique também uma máscara reconstrutora por todo o comprimento.

  5. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem.

  6. Enxágue bem e finalize com o condicionador.


3. Tratamentos com óleo quente


Tratamentos com óleo aquecido podem ajudar a nutrir e reparar cabelos danificados.


Aqueça levemente um óleo natural como coco, amêndoa ou azeite e aplique no cabelo. Cubra com uma touca de banho por 20 minutos, depois lave e condicione.


Fazer isso uma vez por semana pode melhorar a saúde do seu cabelo e reduzir a textura elástica.


4. Mantenha seu cabelo hidratado


Após reparar os danos, mantenha o cabelo hidratado, faça um cronograma capilar com as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução.


5. Seja consistente com seus cuidados com o cabelo


Para consertar cabelos consistência é fundamental. Certifique-se de usar os produtos certos e seguir uma rotina adequada de cuidados com os cabelos.


Ignorar etapas pode atrapalhar o processo de reparo. Fique para conseguir um cabelo mais saudável.


6. Escolha os produtos de cabelo certos


Procure produtos sem ingredientes agressivos, como sulfatos e parabenos. Em vez disso, escolha fórmulas suaves que promovam a saúde e o crescimento do cabelo.


Os shampoos regulares contêm sulfatos, parabenos, aditivos sintéticos e nenhum deles é bom para a saúde do cabelo. Para alguém com cabelo saudável e bem nutrido, isso pode não ser uma grande preocupação (embora devesse ser). Mas para o seu cabelo gravemente danificado, é essencial verificar a lista de ingredientes do seu shampoo.



7. Apare as pontas duplas


Fazer cortes regulares é fundamental para evitar pontas duplas e quebras,


Procure fazer um corte a cada 6-8 semanas para manter seu cabelo com aparência e sensação saudáveis.


8. Lave menos o cabelo


Lavar o cabelo com muita frequência irá ressecá-lo ainda mais. Permita que os óleos naturais do seu cabelo reparem os danos.


Evite lavar todos os dias e reduza para cerca de 2 vezes por semana. Além disso, certifique-se de lavar o cabelo apenas com água fria. A água morna pode ressecar ainda mais o cabelo.


9. Evite calor e estilos agressivos


Seja gentil ao desembaraçar o cabelo. Use um pente de dentes largos, começando pelas pontas e subindo.


Limite o uso de ferramentas térmicas, como secadores de cabelo, chapinhas, pois podem causar mais danos.


Em vez disso, deixe o cabelo secar ao ar e opte por técnicas de modelagem naturais.


Suplementos e vitaminas


Ciente que se cabelo está danificado e os procedimentos para recuperar nunca serão cem por cento, você precisa investir nutrientes certos para crescimento e produção de fios mais fortes


Tome suplementos como biotina, vitamina E e ácidos graxos ômega-3 para melhorar a saúde do cabelo.


Faça uma dieta balanceada com proteínas, vitaminas e minerais para apoiar a reparação e o crescimento do cabelo.


Paciência e consistência são fundamentais para dar vida ao seu cabelo elástico


Óleos populares e de fácil acesso

Busque por óleos prensado a frio e puro, sem adição de fragrâncias.

Óleo de coco prensado a frio O óleo de coco é extremamente hidratante e nutritivo para o cabelo.

Óleo de rícino prensado a frio O óleo de mamona é conhecido por promover o crescimento do cabelo e fornecer nutrição extrema.

Óleo de Argan O óleo de argan é o favorito quando se trata de tratar cabelos secos e opacos reduzindo pontas duplas, irritação do couro cabeludo e frizz.


Outros


Azeite, óleo de amêndoa, manteiga karité também são bem populares

 

Comentários


bottom of page