Saúde
Sobremesas diárias "fits", um belisco a tarde nos biscoitos preferidos, uma guloseima aqui, outra ali, e no fim de semana, ah, é hora de relaxar desfrutando dos doces preferidos, afinal ninguém é de ferro, não é?
Além de apenas pensarmos em bolos, chocolates, doces etc., como cheios de açúcar, temos que lembrar das frutas, molhos para salada, sopas, barras de cereal, iogurtes, pão, massas, álcool, alimentos cheios de amidos, os processados, em geral, e assim vai, tudo muito cheio de açúcar.
Na verdade, não percebemos, mas estamos alimentando nosso corpo com altas cargas de açúcar o tempo todo. Isso porque "quando as pessoas comem um alimento que contém carboidratos, o sistema digestivo decompõe os carboidratos digeríveis em açúcar, que entra no sangue".- Nutrition souce - Havard
Então quando você come algum carboidrato já está alimentando seu corpo com glicose, e o que a maioria de nós fazemos é aumentar essa carga com mais açúcar em sua forma mais simples.
E por que você deve se preocupar com o excesso de açúcar
O açúcar é decomposto em dois açúcares simples antes de entrar na corrente sanguínea pelo trato digestivo. O primeiro, a glicose, é encontrado em todas as células vivas do planeta.
Se não ingerirmos esse açúcar em nossa alimentação, nosso corpo tem capacidade de produzir a partir das proteínas e gordura, e na medida certa. As Academias Nacionais de Ciências concluíram em um relatório de 2005 que a quantidade essencial de carboidratos é zero [ 23 ].
O segundo açúcar é a frutose, e é diferente, não há necessidade fisiológica de ingerirmos ele. Esse açúcar não é produzido naturalmente pelo corpo em nenhuma quantidade, pois não precisamos.
A frutose é metabolizada no fígado após a ingestão, e fica por la, o que é bom, desde que não comamos muito dela.
O excesso de açúcar pode trazer riscos:

Risco de sobrecarga do fígado
Quando as pessoas comem grandes quantidades de açúcar e de frutose, podem sobrecarregar o fígado, forçando-o a transformá-la em gordura.
E como fica lá pode levar ao fígado acumular gordura e a uma série de outros problemas de saúde.
Embora as frutas contenham esse açúcar produzido naturalmente, ao comer uma fruta o excesso é mais difícil, o problema são os sucos (na forma líquida ingerimos muito mais do que na forma sólida) e outras formas como cozidas, purês, secas, bebidas alcoólicas etc
Prejudicar os hormônios e o cérebro
Descobertas de neuroimagem, mostram que a frutose em relação à glicose levou a uma maior fome e desejo por comida e a uma maior disposição para abrir mão de benefícios a longo prazo para obter alimentos imediatos de alto teor calórico
Os estudos mostram que a frutose (açúcar adicionado) tem um efeito negativo na atividade cerebral e na supressão do apetite. Quando comparado com a ingestão de glicose, diz-se que a frutose resulta em aumento da sensação de fome após comer, pois luta para acionar os centros de saciedade do cérebro que dizem ao seu corpo quando você está satisfeito.
Como resultado, como as calorias do açúcar não estão atendendo às suas necessidades de fome, há um risco maior de uma ingestão calórica maior do que o necessário, deixando você vulnerável à obesidade, diabete e outros problemas de saúde.
Roubar energia e minerais
O consumo de açúcar esgota várias vitaminas e minerais em nosso corpo. Por exemplo, o magnésio é usado para processar o açúcar. Quando o açúcar no sangue sobe, tem um pico de insulina, o que esgota o zinco. Quando processamos o açúcar, o corpo usa o potássio, cromo e vitaminas do complexo B também.
Essas vitaminas são vitais para manter a energia e a serotonina necessária para o sono, ao contrário do que se acredita guloseimas açucaradas usadas para aumentar os níveis de energia fazem o oposto, deixando você cansado e lento.
O açúcar também esgota o ácido estomacal, vital para a digestão, além de roubar minerais dos ossos.
Acabar com sua vitamina C
Uma única colher de açúcar já faz a vitamina C passar direto pelo seu organismo sem fazer seu trabalho.
Estudos descobriram que quantidades excessivas de açúcar, ou glicose, no corpo podem inibir a absorção de vitamina C. (1)
O açúcar e a vitamina C têm uma estrutura semelhante e entram nas células usando a mesma via. A maioria dos animais usa glicose para fabricar sua própria vitamina C, mas os humanos não, pois não temos a enzima L-gulonolactona oxidase necessária para sintetizar a vitamina C. precisamos obter o nutriente por meio de alimentos ou suplementos. (2)
De Vício e compulsão alimentar
O açúcar exerce influência negativa na química na área do cérebro que gerencia a recompensa, ele provoca maior desejo de comer mais.
Ao ingerir alimento ricos em açúcar, uma grande quantidade de dopamina é liberada no cérebro. Se ingeridos com frequência e em grandes quantidades, os receptores de dopamina começam a diminuir, isso significa menos receptores para a dopamina, o que por sua vez, diminui o efeito desses alimentos, e adivinha, na próxima vez você precisará de mais quantidade para obter o mesmo nível de recompensa.
Não precisamos lembrar, esse comportamento pode se tornar vicio e perder o controle sobre seu consumo.
Devido ao poderoso efeito nos centros de recompensa do cérebro, o açúcar funciona de forma muito semelhante às drogas.
Aumentar o colesterol e promove doenças cardíacas
Por décadas, foi aceito que a gordura saturada era a culpada pelas doenças cardíacas, mas agora com novos estudos surgindo revela que a gordura saturada é, na verdade, mais inofensiva do que o açúcar.
Em estudo recente no JAMA: Internal Medicine, aqueles que obtiveram de 17 a 21 por cento das calorias de açúcar adicionado tiveram um risco 38 por cento maior de morrer de doença cardiovascular em comparação com aqueles que consumiram apenas 8 por cento de suas calorias de açúcar adicionado. (4)
Caries
Esse risco não é novidade para ninguém. O açúcar fornece energia fácil para as bactérias ruins na boca, o que significa que seus dentes correm alto risco de apodrecimento e deterioração.
Ingestão de Calorias vazias
Muito dos açúcares que ingerimos podem estar escondidos ou até com outro nome. Alimentos, incluindo produtos assados, salgados, refrigerantes, barras de cereais etc, podem conter açúcar adicionado para conservação ou melhorar o sabor.
Os açúcares sejam encontrados em alimentos que podem parecer saudáveis, mas o valor nutricional real desses açúcares é zero, uma vez que, como citamos acima, muitas vitaminas acabam sendo depreciadas quando nosso organismo processar o açúcar.
Sem falar daqueles que comem frutas por serem saudáveis, por exemplo, mas estão adicionando acompanhamentos doces.
Suplementar sem efeito
Não tome suplementos vitamínicos que contenham açúcar. Estamos falando de gomas, pós, bebidas vitamínicas, ou qualquer forma docemente saborosa.
Muitos de nós gastamos um valor considerável achando que estamos suplementando tudo certinho, mas, na verdade, a maioria está desnutrida sem saber.
Por fim
Leia os rótulos dos produtos alimentícios sempre. A indústria coloca açúcar em quase tudo, molhos e temperos, batatas fritas congeladas, carnes empanadas e refeições congeladas prontas, e não, não vem escrito açúcar.
Por conta dos regulamentos os fabricantes de alimentos disfarçam o açúcar sob pseudônimos como nomes terminados em -oses (dextrose, maltose, etc.), os xaropes, os maltes (etil maltol, malte de cevada, etc.) e desconfie de palavras suspeitas, algumas vezes, por exemplo, usam a combinação de nomes como maltodextrina que combina dois dos prefixos -ose.
Comentários