Plantas e jardins
As plantas não só tornam o ambiente mais aconchegante e acolhedor, como também fazem bem à saúde física e mental.
Também é a maneira mais fácil de decorar sua sala atualizando ou começando do zero o novo visual sem muito investimento.
Além destes benefícios há a questão da saúde, pois é, que poucos ouviram falar dos beneficios das plantas dentro de casa.
Há um famoso estudo da NASA de 1989 que descobriu que as plantas domésticas podem reduzir os poluentes do ar interior, como o benzeno, que está entre os dez maiores problemas químicos para a saúde pública global (1).
E também o formaldeído, utilizado na síntese de outros compostos químicos e na produção de resinas com ureia, fenol e melamina (utilizadas como adesivos e colantes para fabricação de painéis, móveis e outros produtos de madeira) (2)
As plantas também tem capacidade de estimular o humor e a criatividade e reduzir o estresse é o que mostram as pesquisas recente (1)
COMO ESCOLHER AS MELHORES PLANTAS PARA SUA CASA, ONDE COLOCÁ-LAS E COMO CUIDAR DELAS
Etapa 1:
Escolhendo o lugar da planta
Decidir o lugar onde você deseja alocar a planta influencia na sua escolha, isso porque diferentes plantas se dão bem de maneiras diferentes, dependendo da quantidade de espaço e luz que recebe.
O que você deve ter em mente?
1. O ESPAÇO
Espremer as plantas entre ou atrás dos móveis certamente vai bloquear o fluxo de ar. Isso dificulta a respiração da sua planta, o que digamos assim dificulta a vida de uma planta e interferindo na saúde, longevidade e qualidade dos caules.
O bom fluxo de ar, proporciona melhor controle de temperatura e reposição de CO2, reduz a umidade e diminui a ocorrência de certas doenças.
Com isso em mente, siga estas orientações:
Tente não espremer suas plantas em um canto ou atrás de móveis. Sempre se certifique de que sua planta tenha espaço suficiente para circulação de ar.
Mantenha pelo menos 15 cm de espaço entre suas plantas e quaisquer outros móveis.
Coloque suas plantas em um local com boa circulação de ar, como próximo a corredores, em frente a janelas e em cima de mesas.
Para ambientes sem janelas e com pouca circulação de ar, escolha uma planta resistente (como Aspidistra elatior) que consiga sobreviver nesse tipo de ambiente.
Também é uma boa ideia levar suas plantas para uma sala com janela ocasionalmente para poderem se refrescar.
2.UMIDADE
Esteja ciente de que certas plantas requerem mais umidade do que outras. Se você usar ar condicionado ou aquecedor, isso indica que seu ambiente tem baixa umidade
Se você deseja uma planta tropical (como samambaias, Philodendron, Palmeiras ou Rhapis ), você precisará borrifá-las diariamente para garantir o nível de umidade adequado.
Se isso parece muito trabalhoso, então é melhor escolher uma planta que requeira menos umidade, ou adquira um umidificador. Se você é alégico ou tem alguém na família que é, essa recomendação deve ser levado em consideração com cuidado, quanto mais úmido o ambiente for mais propicio a mofos e fungos.
3,TEMPERATURA
A temperatura é um fator muito importante no bem-estar das plantas. E quando se trata de temperatura, aqui está o principal a ter em mente:
O ar condicionado faz com que o solo seque mais lentamente. O calor central ou radiante faz com que o solo (e a própria planta) seque mais rapidamente.
Esta é outra razão pela qual você deve manter suas plantas longe de radiadores e unidades de ar condicionado.
Também explica por que você precisa regar as plantas com mais frequência durante o inverno (quando o calor está forte lá dentro) e com menos frequência durante o verão (quando o ar condicionado mantém sua casa fresca).
Relacionado
Passo 2:
Escolha As Plantas Certas Para Sua Casa
O TAMANHO DE PLANTAS
Algumas coisas a serem consideradas ao determinar o tamanho da planta:
Geralmente, as plantas no chão devem ser mais altas, enquanto as plantas que ficam sobre uma mesa, escrivaninha ou janela devem ser mais baixas.
Lembre-se de que sua planta crescerá. Você pode comprar pequena hoje, mas amanhã ela crescerá
Lembre-se, maior = mais pesado. Plantas maiores são mais pesadas, o que as torna um pouco mais difíceis de movimentar. Plantas pequenas são fáceis de pegar e mover sempre que desejar.
Que tipo de visual você quer? Você quer que sua planta fique na altura dos olhos ou mais abaixo? Você quer uma peça de destaque ou uma declaração ousada? As respostas a essas perguntas é o que melhor definem o tamanho da sua planta.
Tenha em mente o tamanho das coisas ao redor da planta. Uma planta pequena em cima de uma mesa gigante pode parecer insignificante, enquanto uma planta grande pode a mesa próxima a ela. Tente manter sua planta proporcional ao resto da sala.
Podemos definir 2 categorias de tamanho:
1.PLANTAS DE MESA (MENOS DE 70 cm ALTURA)
Plantas pequenas são perfeitas para decorar um peitoril de janela, prateleira, bancadas ou mesa. Eles são leves e fáceis de mover para que você encontre o local perfeito.
Isso não quer dizer que não possam ser plantas em vasos mais altos ou usar suportes para ganhar altura.
2.PLANTAS DE CHÃO (1,50m DE ALTURA)
Essas plantas funcionam melhor em áreas de estar, entradas ou grandes balcões de atendimento. Eles têm a altura perfeita para serem colocados ao lado de uma cadeira ou sofá.
Ideal para preencher espaços abertos e cantos vazios. Estas plantas se destacam e marcam presença em qualquer ambiente.
A LUZ
É importante certificar-se de que as plantas que você compra são adequadas aos níveis de luz da sua casa. Caso contrário, a saúde da sua planta será prejudicada.
Lembre-se de que o nível de luz depende do local exato onde você deseja colocar sua planta. Por exemplo: uma janela voltada para norte terá muita luz; uma janela voltada para leste (sol pela manhã) ou oeste (sol pela tarde) terá luz média e uma janela voltada para sul terá pouca luz., em termos de Brasil, sim, isto muda se você vive nos países do Hemisfério norte que têm a face sul mais ensolarada.
Após descobrir o nível de luz para o local onde pretende colocar sua planta, procure as plantas que irão prosperar naquele local exato:
Plantas de sol pleno ( LUZ BRILHANTE) Para que essas plantas prosperem, elas devem receber forte luz solar na maior parte do dia.
Plantas de meia sombra (LUZ MÉDIA) Essas plantas são perfeitas para janelas voltadas para leste ou oeste que recebem luz solar parcial, filtrada ou indireta.
Plantas de sombra (POUCA LUZ) Plantas com pouca luz são sua melhor aposta se você precisar de algo que requeira níveis mínimos de luz natural - por exemplo, hall, janelas voltadas para o norte ou patamares de escadas onde a iluminação é principalmente fluorescente.
Passo 3:
Cuidando De Suas Plantas
Cuidar das plantas é algo em que você também deve pensar antes de comprar sua planta. Isso ocorre porque algumas plantas requerem mais cuidados do que outras.
REGANDO SUAS PLANTAS
A parte mais demorada do cuidado das plantas é regá-las. É também a forma mais comum de as pessoas matarem suas plantas.
Se você não regar sua planta com frequência suficiente, ela secará e morrerá. Mas se você regar demais a sua planta, ela também pode morrer!
O melhor conselho é verificar o nível do solo antes de regar. A frequência com que você deve regar sua planta depende do tipo de planta que você possui.
Lembre-se de que cada planta tem uma rotina de cuidados ligeiramente diferente. As instruções de cuidados são normalmente fornecidas com cada planta.
FERTILIZANDO SUAS PLANTAS
As plantas extrairão nutrientes do solo e, com o tempo, esse solo ficará esgotado.
O uso de fertilizantes ajuda a manter o solo rico em nutrientes para que suas plantas permaneçam felizes e saudáveis.
LIMPANDO SUAS PLANTAS
Pelo menos ocasionalmente, você deve limpar as folhas da planta com uma toalha de papel úmida.
A poeira nas folhas da sua planta pode causar todo tipo de problemas. Eles podem bloquear a absorção de luz e obstruir os poros das folhas, impedindo a transpiração. Isso pode ter um efeito negativo na saúde da sua planta e fazer com que ela pareça opaca.
PODANDO SUAS PLANTAS
É importante cortar regularmente as folhas mortas e aparar os caules crescidos. Isso ajudará sua planta a atingir seu potencial máximo e ter uma aparência fresca e saudável.
SAINDO DE FÉRIAS
Certifique-se também de manter as portas internas abertas para melhor circulação de ar e deixe pelo menos algumas cortinas abertas para dar às plantas a luz de que precisam para sobreviver.
Dependendo de onde suas plantas estão colocadas, você pode querer movê-las para uma sala com melhor circulação de luz e ar enquanto você estiver fora.
Se você não quer pedir favor para amiga, basta encher um recipiente de água, mergulhar uma das extremidades de um barbante na água e, por fim, enterrar a outra extremidade no vaso da planta. Certifique-se de que o recipiente com a água esteja posicionado um pouco acima do nível do vaso. Isso ajudará na absorção da água pela planta.
Passo 4:
A estética da planta Volume
Algumas espécies não têm muita altura, mas pode desenvolver bastante volume, como exemplo o Lirio da paz que facilmente se espalha dentro do vãos
Silhueta e formas
As plantas esbelta e com formas esculturais são ótimas para um impacto visual sem ocupar visualmente o espaço como exemplo Jasmim-manga
Textura
Algumas plantas têm folhas mais brilhantes, outras, textura mais aveludadas, quando você trabalha em composição de vasos adicionar diferentes texturas visual mais rico
Cor
As plantas têm uma infinidade de cores, variações de verdes, cinzas, folhas coloridas, flores, pensar na decoração na totalidade inclui também equilibra ou complementar com as cores das plantas
Passo 5:
Avalie os riscos
Algumas plantas podem ser tóxicas para crianças e os animais. Portanto, se você tem pequenos ou um amigo peludo em casa, veja nosso artigo sobre plantas tóxicas para manter sua casa sem riscos.
Comments