top of page

Como escolher o melhor produto/ cosmético com vitamina C para pele

Pele

 

Sem dúvida, nenhum nutriente desfruta de tanta influência ou consenso sobre os benefícios para pele quanto a vitamina C.


Em cosméticos a vitamina C funciona como um antioxidante que pode proteger a pele dos radicais livres, estimular a produção de colágeno e reduzir a hiperpigmentação.


A vitamina C é ingrediente de beleza queridinho em soros, hidratantes e outros produtos de cuidados da pele muito prestigiados.


Pelo menos 20 formas diferentes de vitamina C em formulações tópicas – e nem todas oferecem o mesmo nível de estabilidade, eficácia ou absorção.


É isso mesmo minhas caras, você pode estar gastando dinheiro à toa


O que a vitamina C pode fazer pela sua pele?


Como escolher o melhor produto/ cosmético com vitamina C para pele

A vitamina C é um poderoso antioxidante, numerosos estudos mostraram que a vitamina C é capaz de neutralizar moléculas responsáveis pelo estresse oxidativo, um processo que envelhece sua pele. Seu potencial de atuação engloba desde o reparo de rugas até a melhor textura da pele.


Além de sua capacidade de minimizar os sinais de foto danos, a vitamina C é um componente vital na formação e manutenção do colágeno, o precioso colágeno, uma valiosa ferramenta antienvelhecimento.


Para você ter ideia quando há uma grave falta de vitamina C, o chamado escorbuto, uma doença, os pacientes muitas vezes apresentam pele fina, flacidez e facilmente machucada.


A vitamina C também tem sido investigada por seu envolvimento na produção de uma molécula chamada mRNA de procolágeno. Esta molécula sinaliza a produção de colágeno e é responsável por sinalizar à célula que o colágeno é necessário. 



A vitamina C na pele: Minimiza linhas finas e rugas


Devido aos seus efeitos biológicos sobre os fibroblastos (células que secretam o colágeno), o ascorbato tópico pode melhorar a aparência de linhas finas, rugas e pele danificada pelo sol, promovendo firmeza e elasticidade.


A vitamina C na pele: Preveni a pele seca


Ao promover a melhoria da função dos fibroblastos, o Ascorbato também aumenta a hidratação na pele seca, como mostrado em vários estudos clínicos, provavelmente devido à melhor transferência de nutrientes.


A vitamina C na pele: Mantém a acne sob controle


Devido à sua capacidade de melhora da barreira da pele pode ser benéfico para a pele propensa a acne, mitigar simultaneamente a inflamação de acne e aliviar a hiperpigmentação (manchas escuras) que às vezes podem resultar de cicatrizes de acne.


A vitamina C na pele: Repara a pele danificada pelo sol


Como um potente antioxidante, o Ascorbato aumenta o FPS natural da pele, aumentando a resistência aos danos causados pelos raios UV.


A vitamina C na pele: Ilumina e minimiza manchas

O ácido L-ascórbico interage com os íons de cobre nos sítios da tirosinase-ativa e inibe a ação da enzima tirosinase, a principal enzima responsável pela conversão da tirosina em melanina, diminuindo assim a formação de melanina.


Em termos mais simples, reduz a distribuição desigual do pigmento da melanina ou a molécula responsável pela criação de cor na pele. Ao diminuir a síntese de melanina, o aparecimento de manchas escuras é reduzido.


Qual forma de Vitamina C no cuidado da pele é melhor?


De modo geral, os pontos-chave de diferença entre várias formas de vitamina C se resumem à estabilidade, penetração e potencial de irritação.


A vitamina C vem em diferentes formulações ou até mesmo como um complexo,  ácido L-ascórbico é a forma natural


Outras formas de vitamina C


Formas de vitamina C sintéticas usadas no cuidado da pele são escorvadas minerais, ascorbato de cálcio, ascorbato de magnésio, ascorbyl palmitato, e ascorbato de tetrahexildecil.


O fosfato de ascorbil magnésio, ascorbil-6-palmitato e ácido desidroascórbico não aumentaram os níveis de ácido L-ascórbico na pele em estudos


Estudos indicaram que o ascorbato tetra-hexildecil pode igualar o ácido L-ascórbico em termos de eficácia. Em uma revisão realizada pela Cosmetic Ingredient Review, evidências indicaram que o ascorbato de tetrahexildecil é mais estável em solução, menos irritante e capaz de penetrar mais profundamente na pele, tornando-a um tratamento promissor de vitamina C.


O fosfato de ascórbico de magnésio ou ascorbyl-6-palmite, que são mais estáveis a um pH neutro. No entanto, um estudo realizado pelo Duke University Medical Center descobriu que esses dois substitutos não aumentaram os níveis naturais de vitamina C na pele.


Então podemos concluir que o Ascorbato de tetrahexildecil e o Ácido L-Ascórbico são os ativos que devemos procurar


A concentração


A concentração é outro elemento crítico. Algumas marcas anunciam um alto nível de vitamina C em seu produto, como o ácido 100% L-ascórbico. Embora possa parecer atraente ter produtos concentrados, fórmulas com mais de 20% de ácido L-ascórbico podem irritar a pele.


A maioria dos estudos dermatológicos descobriu que uma faixa entre 8-20% produz os melhores resultados com irritação mínima. 


Um estudo realizado pelo Duke University Medical Center descobriu que as concentrações de ácido L-ascórbico acima de 20% não têm benefícios aumentados da pele. Níveis mais altos podem afetar negativamente a condição da pele. Tipos de pele sensíveis devem usar produtos de vitamina C com menor concentração.



Ascorbato de tetrahexildecil X Ácido L-Ascórbico: qual o melhor para a pele?


1- Ácido L-Ascórbico


De fato, o L-Ascórbico tem várias limitações devido à sua natureza hidrofílica (solúvel em água), e instável. Sua penetração na pele é limitada pelo teor de ácidos graxos (gordura) do seu estrato córneo (a camada mais externa da pele) quando em formulações isoladas.


O Ácido L-ascórbico também é o que é conhecido como uma “molécula carregada”, que limita ainda mais sua capacidade de ser absorvido pela pele, é por isso que produtos contendo ácido L-ascórbico tendem a ter um pH baixo (menos de 3,5), para aumentar a sua estabilidade e permeabilidade. A desvantagem: esse pH mais baixo pode levar à irritação naqueles com pele sensível.


Como melhorar a absorção L - Ascórbico


Algumas formulações incluem outros antioxidantes para estabilizar o ácido L-ascórbico. Estudos sugeriram que a incorporação de ácido ferúlico e vitamina E pode aumentar a estabilidade e melhorar a capacidade do produto de penetrar profundamente na pele.


Um estudo publicado no Journal for Investigative Dermatology descobriu que o ácido ferúlico estabilizou a formulação e aumentou as capacidades protetoras da vitamina C para os efeitos do sol.


Cuidado


Em formulações mal projetadas, a oxidação da vitamina C pode ocorrer na superfície da pele, deixando a pele com um acúmulo de radicais livres e subprodutos ácidos ou resíduos. Isso pode afetar a saúde da barreira natural da pele, interagir com outros produtos e acelerar o processo de envelhecimento.


O ácido L-ascórbico só permanecerá ativo em produtos de cuidados da pele por um curto período, uma vez aberto. Mesmo produtos bem projetados experimentarão isso, pois a exposição ao ar oxidará o ácido L-ascórbico. Para aumentar a longevidade de um produto, procure formulações em pó, produtos em forma de frasco ou tamanhos de produtos pequenos. Procure produtos formulados com antioxidantes, como ácido ferúlico e vitamina C.


2- Tetrahexyldecyl Ascorbato


O Ascorbato de tetrahexildecil (THDC) é um precursor do ácido L-ascórbico com estabilidade e capacidade melhoradas de penetrar na epiderme.tem a vantagem de ser lipofílico (solúvel em gordura) e mais estável a um pH mais alto. Isso significa duas coisas:


  • THD Ascorbato tem melhor absorção na pele, entregando os benefícios da vitamina C onde eles são mais necessários, quando é convertido em L-ascórbico.

  • mantém a sua estabilidade num pH mais elevado, o que significa que é menos provável que produza irritação, mesmo na pele sensível.

  • pode ser usada em uma variedade maior de tipos de produtos e com uma maior variedade de outros ingredientes, como o retinol.


Quais são os benefícios do THD para a sua pele?


Os estudos apontam também que o THD Ascorbato é uma das melhores formas de vitamina C, não apenas por sua maior estabilidade e penetração, mas por seu aumento da atividade antioxidante e eficácia na promoção da produção de colágeno.


Um estudo sugere que o THD Ascorbato supera a penetração do ácido L-ascórbico e e mantém uma taxa de penetração mais alta, atingindo tanto a epiderme quanto a derme.



Produtos e formulações de vitamina C


O ácido L-ascórbico entregue em gel ou soros é absorvido rapidamente sem adição de produtos hidratantes extras, o que os torna adequados para pele oleosa ou propensa a acne. Eles também funcionam bem com uma rotina de cuidados com a pele estabelecida, pois evitam interromper um regime de trabalho. 


Formas em pó de ácido L-ascórbico evitam a necessidade de muitos estabilizadores. Eles reduzem o risco de diminuição da eficácia através da exposição ao sol e ao ar, pois o produto se torna ativo apenas quando misturado com água.


Algumas dicas extras


Combinar o ascorbato THD com o retinol pode ajudar a maximizar os benefícios antienvelhecimento de ambos os produtos.


Um produto com L-ascórbico eficaz também conterá outros antioxidantes como ácido ferúlico e vitamina E.


Além disso, sempre procure por embalagens sem ar que sejam opacas.protegidos da luz e do ar. Se você não usar um recipiente sem ar, o oxigênio degradará seus antioxidantes toda vez que o frasco for aberto. Isso significa que os frascos conta-gotas populares não são melhor embalagem para proteger os ingredientes frágeis dentro. 


Após escolher o produto, certifique-se de manter o frasco em um ambiente fresco e escuro (principalmente se o recipiente não for opaco) para manter os níveis do produto e da vitamina C estáveis ​​e ativos.


Dito isto, a vitamina C pode tornar a pele mais sensível aos raios UV, por isso certifique-se de aplicar protetor solar (SPF30 mínimo) todos os dias.



 

Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.

Comments


bottom of page