top of page

Como escolher o decote para valorizar seu tipo de corpo

No processo de harmonizar as linhas do corpo, a escolha dos decotes é um ponto-chave, já que vai trabalhar visualmente com o equilíbrio das formas, ou seja, equilíbrio das suas proporções.


Neste capítulo vamos dar dicas de quais decotes vão trabalhar a favor do formato de cada corpo.


 

Se você não sabe qual formato de corpo é o seu veja Pilar 1 do Guia

 

Índice por Formato





Decote para corpo tipo Maçã




O corpo oval ou maçã, é aquele que geralmente a cintura é mais larga que os ombros e o quadril. Mulheres com esse biótipo tem uma barriga mais avantajada, deixando a cintura sem evidência.


Nisso, o pescoço fica com aparência de um pouco mais curto e se a pessoa tiver seios fartos, contribui mais ainda para o formato em “O”.


O ideal para essa categoria de corpo são os decotes "V" ou "U", transpassados e os assimétricos: eles vão alongar e criar mais cintura.


Estes decotes são interessantes para este biotipo, pois vão alongar a silhueta, evidenciar os ombros e os seios, eliminando a atenção ao abdômen, proporcionando um melhor e mais suave caimento no corpo.


Cuidado com o tomara que caia se você tiver tronco curto, visto que este decote pode encurtar ainda mais você. Ou use mantendo a parte inferior com calças retas, ou saias da mesma cor do top para dar ilusão de alongado.

DECOTE PARA CORPO TIPO AMPULHETA



O corpo ampulheta é aquele cuja medida dos ombros e dos quadris são parecidas e a cintura é bem fina e definida. É um dos corpos com maior facilidade para se vestir adequadamente.


Neste biotipo todos os decotes caem bem.

Mas é legal ficar alerta para não evidenciar tanto os seios, e sim, dar mais destaque ao colo, ombros.


E nem sobrecarregar a parte superior ou inferior com muitos detalhes para não provocar desequilíbrio da forma

DECOTE PARA CORPO TIPO RETÂNGULO


O corpo retangular é aquele que geralmente tem as mesmas medidas no quadril, cintura e ombros, com uma cintura que não fica em evidência.

O ideal para esse biotipo é criar formas, dando uma ilusão de cintura mais fina.


Para criar harmonia na composição do look, é necessário utilizar decotes que valorizem os ombros e colo, como os decotes tomara que caia, gola bailarina e ciganinha, que vão alargar a linha dos ombros e criar a ilusão de uma cintura menor.


E os decotes assimétricos e arredondados vão quebrar as linhas retangulares e criar também mais cintura.

DECOTE PARA CORPO TIPO TRIÂNGULO (Pera)


O biotipo triângulo, que também é conhecido como “Pêra”, é típico corpo da mulher brasileira, onde os ombros e a cintura são estreitos e o quadril mais largo. A mulher com esse corpo ganha facilmente bumbum, pernas e barriga.


Para um harmonizar as proporções desta categoria de corpo, é interessante usar decotes que evidenciem mais os ombros e o colo, para dar uma ideia de que são maiores que realmente são.

Para isso, o ideal é usar decotes como ciganinha, tomara que caia e gola canoa, pois são as melhores opções para alargar a linha dos ombros.


Use e abuse dos detalhes na parte superior do corpo.

DECOTE PARA CORPO TIPO TRIÂNGULO INVERTIDO


O biotipo de triângulo invertido, é aquele que tem os membros superiores maiores, ou seja, ombros e costas mais largas. Geralmente a cintura desse corpo é mais sútil, as pernas são longas e finas, e em alguns casos, os seios são maiores também.


Decotes que vão harmonizar as proporções para esse tipo de corpo, são os que não vão evidenciar os ombros, pois precisamos equilibrar os ombros, peito e costas com a parte de baixo, para criar um efeito de ampulheta.


Os decotes em “V” assimétricos, vão ajudar a diminuir visualmente a linha dos ombros.

É interessante evitar decote ombro a ombro, canoa e quadrados.


 

Você também pode acompanhar as postagens de como escolher cada item do seu guarda-roupa pela Tag Chic é ser Elegante

Você nem imagina
o valor que você tem

 Gratuito 

Torne-se membro

Sucesso! Mensagem recebida.

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube ícone social
  • Pinterest
  • Instagram
bottom of page