Cuidado com os fios
Indicação
Cabelos Porosos, secos, ressecados, danificados, sem brilho, embaraçados, quebradiços.
Como escolher o Óleo certo para seu cabelo.
Os óleos vegetais têm mil e uma utilidades, servem para nutrição capilar, para umectação, pré- poo a lista é longa, já falamos 6 maneiras de usar em outro post. A questão é como escolher um para seu cabelo
Os óleos vegetais são emolientes usados para amaciar o cabelo ou adicionar “plasticidade” ou flexibilidade.
Cabelo flexível se curva facilmente sem quebrar. Por isso, quando aplicamos óleos ao fio ele se alinha melhor graças às propriedades lubrificantes dos óleos (deslizamento).
E Aumentam geralmente o brilho. Você vai entender o porquê
A Explicação
Quando à água consegue entrar facilmente e em grande volume no cabelo (isso acontece em cabelos porosos), ela incha por dentro. O problema é que camada de cutícula externa não pode se expandir, então as escamas da cutícula são forçadas a se levantar — uma situação em que as cutículas se quebram facilmente e o cabelo fica ainda mais poroso e com frizz.
Cabelo normal, forte, saudável e de porosidade mais baixa, é um pouco hidrofóbico, ou seja.tem capacidade de repelir a água.
Isso é uma questão de equilíbrio. Precisamos de água no interior, sim, mas com limite.
O cabelo se desidrata, assim precisa Reidratar. Mas quando o cabelo é poroso demais, ele absorve mais água do que é necessário, rápido demais e é aí que ocorre o inchaço.
O que não queremos é que nosso cabelo tome muita água, muito rapidamente. Esse é o ponto.
Aí entra o óleo.
Praticamente qualquer óleo ajudará a repelir a água, mas eles fazem isso de formas diferentes, uns como uma película, e outros penetrando na haste do cabelo.
Assim podemos classificar os óleos em
• Alta absorção — aqueles que conseguem penetrar até o córtex do fio
• Média ou Alguma absorção- aqueles que conseguem penetrar parcialmente até o córtex do fio e parte se fixa sobre a superfície
• Pouca ou nenhuma absorção — são aqueles cuja molécula são grandes, por isso não conseguem penetrar até o inteiro da haste capilar e se fixam na superfície externa junto a cutícula.
Os óleos de alta absorção
Os óleos que penetram no cabelo tornam as proteínas do cabelo mais hidrofóbicas (repelentes a água). O que reduz a quantidade de água absorvida no cabelo, reduzindo o inchaço. Um fator que pode danificar o cabelo.
Se você tem cabelo naturalmente seco ou ressecado, poroso, de aspecto áspero, ou Se o seu cabelo ficou poroso devido aos danos
ambientais (sol, calor, ferramentas de modelagem quentes, vento) ou ainda por químicas, você provavelmente gostará de alguns óleos penetrantes, pelo menos nas pontas do cabelo.
Se você tem cabelos finos ou macios, sendo facilmente condicionados, esses mesmos óleos podem fazer seu cabelo ficar oleoso e escorrido, a menos que sejam usados em quantidades muito pequenas.
Cabelo com porosidade mais baixa pode se dar melhor com misturas de óleos penetrantes e óleos menos penetrantes.
Não é uma matemática prever o comportamento exato de cada óleo em cada cabelo, mas podemos ter pistas.
Algumas características podem nos ajudar prever o comportamento de cada óleo, dessa maneira podemos escolher melhor.
Os especialistas químicos nos dão uma chave para concluir quais as características dos óleos
A chave para saber se um óleo penetra ou não no cabelo é a quantidade de triglicerídeos e ácidos graxos e como regra geral, as gorduras monoinsaturadas tendem a penetrar melhor no cabelo do que as gorduras poli-insaturadas.
Quais ácidos graxos procurar?
Os óleos são compostos por diferentes quantidades de ácidos graxos. Os óleos que penetram no cabelo tendem a conter maiores quantidades de ácidos graxos, como ácido láurico, ácido capriíico, ácido palmítico, ácido mirístico, ácido oleico ou ácido linoleico.
Com essa informação você consegue ler o rótulo dos produtos
Se o seu cabelo precisa de muito amaciamento e proteção contra o inchaço da água, os óleos de penetração mais profunda são sua melhor escolha.
Mas se for mais fácil manter o seu cabelo em boas condições, ter óleos que residam apenas nas camadas mais externas da cutícula será melhor
Óleo de pouca ou nenhuma absorção
Se você quer um óleo específico para brilho, ou lubrificação, não quer que ele desapareça da superfície do cabelo com o tempo: óleos de nenhuma penetração.
Quanto menos ou não penetrante o óleo, mais ele vai adicionar brilho, diminuir o atrito, consequentemente facilitar o pentear com menos emaranhados.
Óleo alguma ou média absorção
Se for o caso de precisar de um óleo para facilitar a penteabilidade do cabelo e, ao mesmo tempo, trabalhar o ressecamento do fio, por exemplo, você pode misturar os óleos ou escolher aquele de média absorção.
FATOR IMPORTANTE : Nem todo mundo precisa de óleo para os cabelos.
.
Se você não sabe como usá-lo veja esse post
Até a próxima
REFERÊNCIAS E ESTUDOS:
Journal of Cosmetic Science, 60, 273–280 (março / abril de 2009)
Óleos e manteigas brasileiras: o efeito de diferentes composições da cadeia de ácidos graxos nas propriedades físico-químicas do cabelo humano. ADRIANA FREGONESI, CARLA SCANAVEZ, LEANDRA SANTOS, AMANDA de OLIVEIRA, ROBERTA ROESLER, CASSIANO ESCUDEIRO, PRISCILA MONCAYO, DAISY de SANCTIS e JEAN LUC GESZTESI.
Journal of Cosmetic Science, 56, 283-295 (setembro / outubro de 2005)
International Journal of Cosmetic Science. Outubro de 2005, vol. 27. Edição 5, p. 299
Mapeamento da penetração de compostos cosméticos em fibras capilares usando espectrometria de massa de íons secundários de tempo de voo (TOFSIMS). Hornby, SB, Appa, Y., Ruetsch, S. Kamath, Y.
Imagens Pinterest
ความคิดเห็น