O estresse não escolhe lugar nem hora e nem faz acepção de pessoa, mas se você tiver uma ferramenta simples e natural para ajudar nesses momentos pode fazer a diferença na qualidade de vida e salvar seu dia.
Descubra os benefícios dos exercícios respiratórios para aliviar o estresse e como fazer em qualquer lugar.
Em muitos momentos de nossas vidas passamos por estresse, e em momentos assim precisamos angariar ferramentas para nos ajudar.
Uma forma natural, fácil, prática e sem custo são exercícios respiratórios. As práticas respiratórias são ótimas ferramentas para diminuir o estresse.
Além de diminuir o estresse, a prática de respiração comprovadamente ajuda a melhorar de forma geral a saúde física e mental.
Aqui estão alguns desses benefícios:
1.ALÍVIO DO ESTRESSE
A respiração mais profunda e consciente aumenta a oxigenação do cérebro, o que vai aumentar a concentração e foco, além de baixar o pulso cardíaco, alcançando assim um civil mais de relaxamento, diminuindo a tensão do corpo e da mente.
2.PERDA DE PESO
Isso mesmo que você está lendo. Você pode ter melhor resultado na perda de peso usando a respiração a seu favor. Estudos científicos mostraram que o ganho de peso está relacionado aos níveis elevados de estresse.
Isso porque o estresse aumenta muito o cortisol e a adrenalina no corpo.
O exercício respiratório vai de forma natural controlar o estresse, aumentar o relaxamento e oxigenação do corpo, sem esquecer que a oxigenação do corpo também vai auxiliar na regulação dos hormônios, o que também vai auxiliar na perda de peso.
3.DORMINDO MELHOR
Problemas como a insônia também podem ser tratados de forma natural como os benefícios dos exercícios de respiração lenta e profunda antes de dormir, para que o corpo fique mais relaxado e oxigenado e com a redução da pressão sanguínea.
A diminuição da pressão sanguínea é um efeito conquistado através de muitos medicamentos utilizados para tratamento de insônia.
COMO FAZER OS EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO
Todos esses benefícios podem ser conquistados com o que resumidamente é inalar e exalar de forma consciente e cuidadosa, sempre inalando pelo nariz e exalando pela boca.
Para ritmar seu exercício de respiração você pode usar a técnica de respiração quadrada, que consiste em
inspirar até a contagem de quatro,
segurar até a contagem de quatro,
expirar até a contagem de quatro,
e repetir esse padrão respiratório por algumas vezes até você sentir um certo grau de analgesia ou relaxamento.
Para melhorar o resultado do relaxamento com relação ao tratamento da insônia realize o exercício deitado, e que seja ele a última coisa a ser feita antes de dormir.
Simples , não é? Então comece inserindo a sua rotina alguns poucos minutos desse exercício.
Comentarios