top of page

Chás que ajudam aliviar ansiedade

 

Há muito nossos antepassados já usavam chás para ansiedade, estresse e depressão e o que talvez você não saiba é que exitem evidências disponíveis suficientes, derivados de estudos que investigam os efeitos diversos dos chás sobre a melhora do sono, para acalmar palpitações e relaxar.


Alguns compostos contidos nos chás, segundo pesquisas sugerem ter o potencial de auxiliar na prevenção da depressão ou ainda no tratamento, agindo como um complemento às terapias estabelecidas.


Confira os chás que podem ajudar a aliviar a ansiedade.



O estresse psicológico surge quando uma pessoa percebe que as demandas ambientais sobrecarregam ou excedem a capacidade adaptativa [1].


Um estado de estresse prolongado interfere nas condições de saúde física e transtornos mentais, como ansiedade e depressão.


E o que você pode fazer para melhor essa condição? Alguma coisas estão bem ao seu alcance e uma xícara de chá é uma delas, sim uma simples xícara de chá pode fazer muito para acalmar .


Vários estudos investigaram o impacto dos compostos do chá no estresse psicológico e na ansiedade. Muito já se sabre alguns composto


Os chás possuem efeitos redutores do estresse e ansiolíticos que podem até mesmo contribuir para o alívio dos sintomas depressivos.



Chá Preto ou verde-Camellia sinensis


Conhecido também como chá, chá-da-índia, chá-verde, banchá; tea (inglês), té (espanhol), thé (francês), thè (italiano) e teestrauch (alemão).


Acredita-se que os efeitos anti-ansiolíticos deste chá são devidos à L - teanina , que é um aminoácido . Seus benefícios também se estendem a proteção dos neurônios contra agentes neurotóxicos acontecem pela melhora da cognição, do humor e da promoção do relaxamento,


O chá contém quantidades consideráveis ​​de L -teanina em suas folhas.


  • Chá. Uma porção de 250 mL de chá verde preparado sob as condições de infusão recomendadas fornece aproximadamente 8 a 30 mg de L -teanina [2] , [3] .


Chá de lavanda - Lavandula officinalis


Estudos clinicos mostraram que o consumo do chá de lavanda pode reduzir os níveis de depressão e ansiedade e, por ser barato e acessível, sugere-se que seja utilizado como tratamento complementar na redução da ansiedade e da depressão.


Pesquisadores em um estudo de 2010 descobriram que o silexan, uma preparação oral de cápsulas de lavanda, foi tão eficaz quanto o lorazepam em adultos com TAG.

  • Chá. Você pode preparar o chá de lavanda usando 1 a 2 colheres de sopa de flores secas inteiras para cada xícara de água fervente. Deixe em infusão por 10 a 15 minutos e use um infusão de chá ou coe antes de beber.



Chá Camomila -Matricaria chamomilla/Chamaemelum nobile


Um estudo de 2016 descobriram que o uso prolongado de extrato de camomila reduziu significativamente os sintomas moderados a graves do transtorno de ansiedade generalizada (TAG) . No entanto, isso não impediu a ocorrência de sintomas futuros.

  • Chá. A forma mais comum de tomar a camomila é na forma de chá, e algumas pessoas bebem de uma a quatro xícaras por dia. Para fazer o chá de camomila, simplesmente coloque um saquinho de chá de camomila ou flores de camomila em água quente por 5 a 10 minutos.


Chá valeriana - Valeriana officinalis


A raiz de valeriana é comumente usada como remédio herbal para insônia e outros distúrbios do sono. Pode ajudar a aliviar a insônia relacionada à ansiedade.

Um estudo de 2015 descobriram que o extrato de valeriana reduziu a ansiedade em mulheres submetidas a um procedimento médico.

  • Chá, mergulhe 2 a 3 gramas de raiz de valeriana seca em 1 xícara de água quente por 10 a 15 minutos.


Gotu kola -Centella asiática

Gotu kola é usado como remédio tradicional e tônico em muitas culturas asiáticas.


É frequentemente usado para aliviar sentimentos de fadiga, ansiedade e depressão.

Um estudo de 2012 em camundongos descobriu que o extrato de gotu kola pode ser um tratamento eficaz para ansiedade aguda e crônica. No entanto, mais pesquisas são necessárias para entender completamente seus efeitos.


Gotu kola pode ajudar a aliviar a ansiedade, depressão, estresse, insônia e pode até ajudar a aliviar os sintomas da doença de Alzheimer.


  • Chá Pode-se fazer um chá da folha seca, 3 vezes ao dia.

  • No entanto, gotu kola tem o potencial de ser prejudicial ao fígado. É melhor não usar gotu kola por mais de 6 semanas


Chá erva cidreira -Melissa officinalis


Cidreira ou capim limão, é um parente da hortelã com uma fragrância de limão, erva-cidreira é um tratamento amplamente e antigo na cultura popular utilizado para insônia, ansiedade e depressão . E não é somente um conselho das vovós, existem estudo que demonstram funcionar

aumentando o GABA, um neurotransmissor que alivia o estresse.


Em um estudo de 2011 o extrato de erva-cidreira demonstrou ajudar com ansiedade e insônia leve a moderada.


Pesquisadores em um estudo de 2018 descobriram que um suplemento de erva-cidreira reduziu os sintomas de ansiedade, depressão, estresse e insônia em pessoas com um problema cardíaco chamado angina.


A velha conhecida Erva-cidreira é usada para ajudar a combater a insônia, depressão e ansiedade.

  • Chá : uma colher de chá de erva seca para uma xícara de água fervendo

Maracujá -Passiflora incarnata

A passiflora tem há muito tempo usado para melhorar a qualidade do sono. Também pode ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade.


Pesquisadores em um estudo de 2017 descobriram que um suplemento de maracujá funcionou tão bem quanto um medicamento convencional para reduzir a ansiedade em pessoas que trabalham com dentistas.


Maracujá pode ajudar a melhorar a insônia e a ansiedade e tem sido associado à melhora de outros problemas de saúde, como problemas estomacais.

  • Chás : Chá feito de 4 a 8 gramas de erva seca, diariamente 7




Funcho /Erva doce - Foeniculum vulgare


A erva-doce é uma erva alta que produz flores amarelas. É nativa do Mediterrâneo.

O chá de erva -doce tem sido tradicionalmente usado para acalmar a ansiedade.


Embora mais pesquisas sejam necessárias, uma estudo de 2018 descobriu que a erva-doce tinha efeitos anti-ansiedade e antidepressivos .


O funcho é melhor usado para problemas digestivos, sintomas comuns de ansiedade. Também pode ajudar a aliviar irregularidades menstruais e tosse, e pode ser usado como diurético.

  • Chá - Esmague 1-2 colheres de chá de sementes de erva-doce em um pilão ou usando as costas de uma colher. Use um bule ou coador de chá para mergulhar a semente de erva-doce em água fervente por cerca de 5 a 10 minutos – dependendo de quão forte você deseja. Coe e sirva.

Erva de São João -Hypericum perforatum


A erva de São João é um dos remédios fitoterápicos mais estudados para a depressão . Também pode ajudar com sintomas de ansiedade .


A erva pode interagir com certos medicamentos ou resultar em outros efeitos colaterais adversos , portanto, converse com um médico ou farmacêutico antes de usar.


a erva de São João pode ajudar a reduzir o estresse e os hormônios indutores do estresse. Também pode ajudar a aliviar os sintomas de depressão ou ansiedade.

  • Chá : vide bula ou converse com seu médico.

Alerta

  • Alimentos e bebidas com alto teor de tiramina, como linguiça, salame, carnes secas, carnes envelhecidas ou fermentadas, arenque em conserva, vinho tinto, cerveja, queijos envelhecidos, chucrute, molho de soja, soja, sopa de missô, favas, coalhada de feijão ou fermento extrair. Comer esses alimentos enquanto toma erva de São João pode aumentar sua pressão arterial.

  • Limite o uso de álcool. O álcool pode aumentar as implicações do sistema nervoso da erva de São João, como dificuldade de concentração, sonolência e tontura.

  • Pode diminuir a eficácia de Pílulas anticoncepcionais:

  • Também pode aumentar o risco de coágulos sanguíneos



Hortelã-pimenta -Mentha piperita


Esta planta de jardim clássica pode ser usada para mais do que apenas tempero. Algumas pesquisas sugerem que o aroma pode reduzir sentimentos de frustração, ansiedade e fadiga.

Uma pesquisa separada descobriu que inalar o cheiro de óleo de hortelã-pimenta pode ajudar a aliviar a ansiedade em pessoas hospitalizadas por ataque cardíaco e parto .


O chá de hortelã-pimenta é útil para combater sentimentos indutores de estresse, como ansiedade. O chá de hortelã-pimenta também pode ser útil se você estiver se sentindo cansado


Os pesquisadores afirmam que a hortelã-pimenta contém mentol, limoneno e carvona, que contêm efeitos tranquilizantes e analgésicos, que atuam contra o estresse. O aroma liberado após a infusão do chá também atenua o nível de ansiedade.

  • Chá. Ferva uma xícara de água desligue o fogo e adicione um punhado de folhas frescar ou se for seca o saquinho com a erva .


Conclusões


Como toda substância você deve saber se não é alérgico ante de ingerir.


O fato de ser natural não quer dizer que não tenha risco se tomar altas quantidades ou por tempo prolongado. Faça pausas após alguns dias. Você pode também alternar uma erva com outra. Converse com seu médico e veja a melhor estratégia.


Embora as ervas sejam naturais, podem interagir com certos alimentos e medicamentos comumente prescritos, especialmente aqueles que também afetam os níveis de neurotransmissores. Antes de usar remédios herbais, consulte sempre o seu médico.

Você nem imagina
o valor que você tem

 Gratuito 

Torne-se membro

Sucesso! Mensagem recebida.

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube ícone social
  • Pinterest
  • Instagram
bottom of page