top of page

Chá verde para Cabelo oleoso, raiz oleosa e crescimento de cabelo

Cuidado com os fios

 

O chá-verde é bem conhecido como uma excelente bebida antioxidante, o que você talvez não saiba é seu uso para cuidados do cabelo, além da saúde, crescimento de novos fio, combate a queda e também ajuda controlar a oleosidade dos fios. Confira!


Você já conhecia o uso do Chá verde para cabelo?


Muitas empresas começaram a adicionar chá verde a seus produtos, especialmente aqueles que afirmam deixar o cabelo mais saudável. Mas o chá verde realmente beneficia seu cabelo, é isso o que vamos ver


O que é o chá verde?


As folhas de chá vêm da planta Camellia sinensis. Dependendo do método de processamento, as folhas de chá podem produzir chá verde, preto, branco ou oolong (1).


Certos tipos de chá verde podem passar por diferentes métodos de processamento. Por exemplo, o chá verde matcha é produzido com folhas de chá pré-colheita que ficam sob 90% de sombra, resultando em um sabor mais rico e maior teor de antioxidantes (2 , 3).


A maioria dos antioxidantes no chá verde vem de compostos conhecidos como flavonóis, particularmente um tipo conhecido como catequinas


Devido ao seu rico conteúdo antioxidante, o chá verde e seus extratos estão sendo utilizados para outros fins, como prevenir a queda de cabelo e melhorar a saúde do couro cabeludo e o cabelo em geral.

cha verde para cabelo oleoso e crescer  queda capilar



Benefícios do chá verde para o cabelo


Alguns benefícios potenciais do chá verde para o cabelo.


Pode prevenir a queda de cabelo


A queda de cabelo afeta muitos homens e mulheres em todo o mundo e tem várias causas, como estresse, dieta, doenças autoimunes e alterações hormonais (5, 6, 7).


Durante a queda de cabelo, o ciclo de crescimento natural do cabelo muda. O ciclo inclui três fases - andrógeno (crescimento do cabelo), catágena (fase de transição) e telógena (queda de cabelo)



No entanto, o suplemento continha uma quantidade não revelada de extrato de chá verde, melatonina, vitamina D, ômega-3, ômega-6, beta-sitosterol e isoflavonas de soja. Portanto, é difícil saber se o extrato de chá verde levou a essas melhorias (8).


Em um estudo, camundongos que receberam um tratamento tópico de chá verde rico em EGCG tiveram significativamente menos perda de cabelo do que aqueles que não receberam tratamento (9).


Apoia o crescimento do cabelo


O chá verde pode apoiar o crescimento e o crescimento saudável do cabelo.


Em um pequeno estudo, os pesquisadores adicionaram extrato tópico de EGCG derivado do chá verde ao couro cabeludo de três participantes com alopecia. Após 4 dias, os participantes experimentaram aumentos significativos na atividade de crescimento capilar (10 ).



Fornecimento de nutrientes aprimorado


O cabelo faz parte de um sistema muito maior chamado sistema tegumentar, que inclui unhas, pele, cabelo e estruturas acessórias. Na verdade, seu cabelo cresce diretamente da pele, da qual recebe fluxo sanguíneo e nutrição durante o estágio de crescimento (12 )


Em um pequeno estudo com 15 participantes, os pesquisadores descobriram que consumir suplementos contendo extrato de chá verde por 12 semanas aumentou o fluxo sanguíneo da pele e a entrega de oxigênio em 29%, em comparação com o grupo de controle (13).


Em outro grupo do mesmo estudo, 30 participantes beberam 4 xícaras (1 litro) de chá verde por 12 semanas. Comparado com o grupo controle, o grupo do chá verde apresentou melhorias significativas na hidratação da pele (13).


O crescimento do cabelo está amplamente relacionado ao fornecimento de oxigênio e nutrientes à pele. Na verdade, a má circulação sanguínea pode levar à queda de cabelo. Portanto, beber chá verde pode aumentar o suprimento desses nutrientes para o couro cabeludo e melhorar o crescimento do cabelo.



Como usar o chá verde para o cabelo


Dadas as propriedades promotoras do crescimento do chá verde e do extrato de chá verde, muitos produtos capilares os incluem como ingrediente principal. Comparável ao chá verde, o chá preto também é bastante benéfico para o cabelo. No entanto, não é recomendado usar um enxágue de chá preto em cabelos mais claros.



Aqui estão algumas maneiras de usar o chá verde para o cabelo:


  • Xampu

Use um xampu diário contendo extrato de chá verde. Certifique-se de aplicar a maior parte do shampoo nas raízes e no couro cabeludo e esfregue suavemente.


  • Lavagem de cabelo caseira.

Adicione 2 ou 3 saquinhos de chá verde à água fervente e deixe-os em infusão por 5 minutos. Depois de frio, aplique o líquido no cabelo, concentrando no couro cabeludo, ao final do banho.


Além disso, você pode tentar beber 1 a 2 xícaras (240 a 480 ml) de chá verde por dia para fornecer ao corpo uma boa fonte de antioxidantes e ajudar a crescer novos fios.


Se seu fio tem pontas secas evite deixar o chá tocar esta parte do cabelo, uma vez que pode ter efeito adstringente.



Toxicidade


Embora o chá verde seja seguro para consumo, muitos suplementos e óleos de chá verde contêm quantidades significativamente maiores de EGCG, o que pode levar a problemas sérios, como toxicidade hepática e dor de estômago.


Uma revisão recente determinou que o nível seguro de ingestão de EGCG em suplementos e chá é de 338 mg e 704 mg por dia, respectivamente. Portanto, tenha cuidado com os suplementos que contêm doses significativamente mais altas (14 )

Comments


bottom of page