Cuidado com os fios
Já vi muitas meninas reclamando que foram fazer uma chapinha inocente e os cachos não voltaram
''Será resíduo de alisamento nas pranchas'', algumas questionam
Veja o que encontramos:
Estudos revelam os danos que os secadores e pranchas de modelar causam aos cabelos e esses mesmos estudos revelam quais produtos disponíveis no mercado que oferecem proteção aos fios.
Cabelos afros são os mais sensíveis às altas temperaturas
O cabelo afro é o mais frágil de todos devido à sua formação ser muito ondulada, ter baixa umidade natural e distribuição irregular da oleosidade sobre a fibra.
Por ter uma estrutura mais delicada, o fio afro tem menor resistência às altas temperaturas.
Não são apenas os cabelos crespos, cacheados e ondulados que sofrem os prejuízos causados por estes aparelhos térmicos, seus danos podem atingir todos os tipos de cabelos.
Outro fator que sensibiliza ainda mais os fios são os processos de descoloração e de tingimento, que tornam os fios mais fragilizados, porosos e sem uniformidade.

Os pesquisadores afirmam : Quando os fios passam pelo processo de descoloração seguido de alisamento por chapinha. o resultado é ainda pior.
O cabelo descolorido é extremamente frágil, mais poroso e as cutículas se abrem em contato com o calor intenso da chapinha, o nível de desnaturação da proteína é maior que nos cabelos virgens.
E o que é desnaturação? Perda estrutural das proteínas. A estrutura do fio é modificada.
A desnaturação do cabelo afro e quimicamente tratado acontece atinge uma temperatura em torno de 223ºc,
Os outros fios as proteínas se desnaturam em torno de 236ºc.
Temperaturas acima de 250º c, os danos nos fios de cabelo são irreversíveis em todo tipo de cabelo.
O que acontece com o fio
Com o calor em excessivo vai aumentar a porosidade dos fios, danificar a cutícula (que é a parte mais externa) e, em seguida, o córtex (estrutura interna).
O estrago é diretamente proporcional ao grau da temperatura ou tempo de permanência da prancha em contato com os cabelos.
E o calor desnatura a queratina helicoidal, a proteína que confere resistência e elasticidade aos cabelos
E como minimização de danos
Os protetores térmicos disponíveis no mercado prometem proteger contra o dano do calor, mas, na verdade, não evitam danos aos cabelos, apenas minimizam os prejuízos.
Há 2 tipos de proteção térmica para o cabelo:
o condicionador leave-in (sem enxágue após a aplicação)
e uma mistura de silicones.
A dica
O cabelo descolorido ou poroso melhor usar a silicone,
e o virgem, ou de baixa porosidade, o leave-in
Porque
O silicone forma uma película de baixa condutividade térmica em volta do fio que protege o cabelo contra o calor da chapinha.
Já o leave-in, por ter bastante água em sua composição (cerca de 60%-70%), penetra no fio com mais facilidade, sem se fixar na superfície. Cabelos de baixa porosidade, o leave-in consegue permanecer nas camadas externas, segundo os pesquisadores.
Agora atenção
Acima de 250º c, os danos aos fios observados em laboratório foram irreversíveis para todos os tipos de cabelos.
O calor simplesmente desnatura a queratina helicoidal, justamente a proteína que confere resistência e elasticidade aos cabelos.
Fonte de pesquisa:
Tese Caracterização físico-química e analítica de fibras capilares e ingredientes cosméticos para proteção foi defendida pela pesquisadora Cibele Rosana Ribeiro de Castro Lima, sob orientação do professor Jivaldo do Rosário Matos, do Instituto de Química (IQ) da USP.
Комментарии