Casa
Não é só estilo, descubra quais são as vantagens do acabamento rustico de cimento queimado e concreto aparente, técnicas que andam acima das tendências e se tornaram atemporais.
Você já deve ter visto nas postagens do Instagram da vida algum exemplar de fachada rústica, por vezes minimalista, ou industrial e outras brutalista que tanto nos encantam.
Saiba que não é só estilo, estas finalizações de fachada tem suas vantagens.
O cimento transmite força e pode dar um ar rústico ou industrial à decoração. Se você deseja um uma referência rústica e, ao mesmo tempo, aconchegante, considere um projeto de parede externa de cimento lavado ou desgastado, ou simplesmente exposta, como no caso de paredes de concreto.
A grande vantagem além da beleza imponente é sem dúvida a durabilidade. Ao contrário de tintas que requerem reaplicação de tempos em tempo, uma vez que devido à ação de raios solares, perdem sua cor, o cimento envelhece muito bem obrigado. Sua cor não sofre alteração.
O que pode acontecer é o surgimento de pontos de crosta preta quando não for reaplicado selante ou resina. E podem ser, sim, simplesmente lavados.
O modernismo brasileiro, por exemplo, usa esse material em obras famosas, como no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp).
Em casa, ele pode aparecer de diferentes formas, como cimento queimado em pisos, paredes e bancadas, fachadas, tetos.
O que é o cimento queimado?
A técnica é antiga, confere às suas paredes um aspecto envelhecido, evocando o encanto de uma casa de campo.
Apesar de ser fruto de uma técnica antiga, ele é muito utilizado em projetos atuais.
Cimento queimado é uma técnica que mistura argamassa de cimento, água e areia. É só isso.
O resultado é uma superfície bem lisa, com manchas em tons de cinza, com alguma porosidade e acabamento bruto, além do toque frio, que são suas características marcantes.
A aplicação precisa ser em um local já nivelado, para ficar o mais plana possível, em um processo parecido com o do contrapiso.
Apesar do nome, na verdade, não é utilizado fogo ou outra fonte de calor para obter o resultado desejado.
O efeito “queimado” isto é, as manchas que surgem, aparece a partir do pó de cimento seco, aplicado sobre a argamassa ainda úmida, seja no piso ou na parede.
Essa se tornou uma técnica bastante conhecida por ser simples e barata. Além disso, como forma uma superfície fria, é ideal para regiões quentes.
Sem falar que não absorve água, o que é interessante em ambientes externos, onde é necessário o escoamento.
Hoje em dia existem produtos pronto de empresas de tinta que imitam este acabamento.
Veja os exemplos
O cimento queimado ainda tem boa durabilidade, o que faz sua aplicação ser muito popular em casas de campo, sítios e fazendas, por exemplo.
Aliás, essa é uma técnica que ganha popularidade. Hoje em dia, ela pode ser encontrada em projetos mais sofisticados, que buscam pela rusticidade que dê um toque de aconchego.
O concreto exposto
Outra técnica desenvolvida no auge do estilo modernista é o estilo brutalista, que usa expor as paredes ou elementos estruturais como pilares e vigas.
Com o desenvolvimento da tecnologia da construção, os pré-moldados surgem e com eles a exposição do concreto ganha mais força.
Opmerkingen