Cabelo
Tranças nunca saem de moda, mas desda vez o cabelo trançado é trend absoluto.
Simples ou elaborada, trança é um cabelo preso fácil de fazer e causa um grande impacto visual em qualquer look, e em qualquer tipo de cabelo.
As mulheres do passado descobriram há muito tempo a arte de tecer os fios e formarem penteados criativos, lindamente intricados.
Mas provavelmente o que mais nos atraem nas tranças é sua capacidade de destacar mais feminilidade, graças ao elaborado preparo das madeixas.
Inspire-se com essas ideias e saiba um pouco mais da história das tranças.
De onde vêm as tranças de cabelo?
Um pouco de história da trança
Tranças são um estilo de preso para cabelo feminino presentes na história humana, desde a Pré-História temos referencias várias.
As tranças de cabelo podem ser rastreadas em várias culturas, assim é difícil dizer quem criou, parece ser uma daquelas coisas que naturalmente o ser humano desenvolveria, afinal um corte de cabelo não era algo corriqueiro como é para nós hoje.
A reprodução mais antiga conhecida de tranças de cabelo é da Vênus de Willendorf, uma estatueta feminina encontrada na atual Áustria. Há outra estatueta, a Vênus de Brassempouy, encontrada no sudoeste da França, mostra um penteado trançado.
As trancinhas, um o estilo de trança, também foi encontrada em pintura rupestre. Uma mulher com trancinhas no deserto do Saara datada de 3500 aC.
Nos tempos antigos, as tranças eram mais do que estética, elas também tinham um importante significado cultural e social.
Avançamos para 3100 aC, quando os antigos egípcios governavam. Homens e mulheres da classe alta usavam estilos trançados elaborados, enfeitados com miçangas, joias e fios de ouro.
Na Grécia antiga, trançar o cabelo não era apenas um símbolo de beleza, mas também um reflexo de status social e de ocupação. Mulheres de diferentes classes usavam estilos de tranças distintos, com presos intrincados reservados aos aristocratas e tranças mais simples para a classe trabalhadora.
A trança foi e ainda é uma tradição cultural importante entre muitas tribos indígenas americanas.
No final da Idade Média, cabelos longos e esvoaçantes eram bem vistos, assim, estilos de tranças como a trança em coroa, a trança em cauda de peixe e o coque trançado duplo eram populares.
Mas, definitivamente, foram as trancinhas que criaram raízes culturais na África. Os intrincados padrões tecidos no cabelo de uma pessoa comunicavam frequentemente o seu papel dentro da comunidade: diferentes estilos eram usados para identificar a idade, a tribo, o estado civil e até a posição social. A trança era (e ainda é) uma arte social, criar looks tão detalhados levava horas, então esse tempo era dedicado ao vínculo com a família e amigos.
Tipos de tranças e técnicas
Os estilos de tranças continuam a evoluir à medida que as pessoas experimentam técnicas de diversas culturas e combinam as antigas entre si!
Os Clássicos como trancinha, trança em coroa, trança francesa e coque trançado são sempre Atemporais e combinam tanto para eventos formais e casuais.
Os tipos de tranças são basicamente 5 técnicas:
1 trança básica
2 Trança embutida (francesa)
3 Trança invertida (holandesa)
4 Trança rendada
5 Trança cascada
Com técnicas de trançado você pode combinar, mudar posição, acrescentar fitas, combinar as técnicas entre si, usar mechas mais finas. Destas técnicas derivam todas as outras.
Como você trança o cabelo com fita?
Adicione uma fita a uma das três mechas de cabelo, faça uma trança como de costume, teça a fita de forma consistente e prenda a ponta para um toque charmoso.
Como fazer um penteado com laço?
Faça um penteado com laço amarrando o cabelo em um rabo de cavalo alto. Forme laçadas de cada lado, prenda no formato do laço, enrole uma mecha no centro e fixe com spray de cabelo.
Qual a melhor fita para penteados?
Uma fita de cetim versátil e macia costuma ser considerada a melhor para penteados, pois acrescenta um toque de elegância e é fácil de trabalhar.
Ideias de tranças
Coque trançado
Facilmente adornado com fita, adiciona um toque de elegância ao seu penteado, criando um visual sutil, mas cativante, fácil de conseguir. Faça uma trança básica e trançado com uma fita, amarre as ponta. Após terminar a traça faça um coque baixo e prenda com grampos, simples assim
Trança de princesa
Divida o cabelo ao meio, faça uma trança holandesa do topo do cabelo. Prenda as partes atrás formando m rabo de cabelo em um rabo de cavalo alto e encaracolado.
Coroa trançada
visual atemporal criando duas tranças distintas e prendendo-as graciosamente no topo da cabeça
Trança francesa dupla
Faça uma trança começando pelo topo da cabeça.
Este penteado com fita também é para cabelos curtos. Você pode pentear facilmente seu cabelo curto usando fita, melhorando sua aparência geral.
Trançado rabo de peixe com fita
Para criar esse visual estiloso, incorpore uma fita de sua escolha na trança, tecendo-a com os fios enquanto você trança. Prenda a ponta com um elástico e voilà – você conseguiu um rabo de cavalo trançado com fita gracioso e divertido.
Rabo e trança
Rabos de cavalo trançados são uma ótima maneira de proteger seu pônei, ao mesmo tempo que parecem elegantes sem esforço.
Rabo de peixe falsa (faux)
Se você ainda não aprendeu a traçar, pode fazer uma falsa trança rabo de peixe. Tranças em rabo de peixe falsas e bagunçadas são o visual perfeito para uma mãe ocupada ou alguém sem tempo e sem habilidade manual, simplesmente porque parecem perfeitamente imperfeitas e não exigem técnica de trança em rabo de peixe!
Trancinha
Carreiras de trancinha embutidas, simples e elegante tanto para ocasiões formais quanto casuais. Um visual impecável como o coque baixo na nuca.
Trancinha e trança holandesa
Uma mescla das tradicionais trancinhas, mas desta vez um tanto quanto mais em volume, e a técnica holandesa, com entrelace por baixo começando de trás para frente, finalizando em vários pequenos coques que formam um conjunto no topo da cabeça
Trancinha rendada
As duas carreiras de trancinha são tecidas com a técnica rendada (adicionam-se fios de um único lado), simples e com muito efeito visual.
Trança com 4 partes
Uma técnica mais avançada de trançar cabelos, se você já domina a básica é hora de avançar um pouco mais.
Trança holandesa lateral
A mensa técnica tradicional só que lateral. Observe que o grande efeito visual é afofar, puxar as partes da trança dando a impressão de muito Volume. É perfeito para quem tem pouco cabelo e se precisar recorra aos fixadores
Trança rabo de peixe
Uma das características do estilo boho é o elemento étnicos, e umas dos elementos bem característicos da cultura indiana são os longos cabelos trançados e adornos. O trançado espinha de peixe é perfeito para o visual romântico, despojado e adornado Boho.
Trança embutida de baixo para cima
Para um visual moderno e arrojado, inverta o início da trança embutida e finalize com um coque alto
Trança coroa
Se seu comprimento de fio não é tão longo assim, existes extensões prontas para adicionar uma linda coroa tranças
Combinação de tranças
A combinação de 2 técnicas dá um efeito moderno ao mesmo tempo, evoca um ar nódico.
Trança embutida lateral
Apenas deslocar o início da trança embutida e voialá, um penteado sofisticado sem muito esforço.
Trança viking
O estilo viking é um queridinho há tempo, use e abuse das trancinhas nas laterais do cabelo e deixe partes soltas
Rabo de cavalo com tranças
A técnica é a mesma da trança holandesa em 3 mechas até forma um rabo de cavalo onde você separa outra mexa e trança em um trançado básico.
Essa ideia pode ser feita tanto como uma mecha em trançado holandês como uma trança básica de uma mecha até o encontro do rabo de cavalo. O segredo é deixar a ponta do trançado da mexa mais frouxa suficiente para você puxar as partes da trança que formam o elo para parecer uma mecha mais robusta, em cabelo muito liso use um fixador.
Trancinha holandesa
Mistura das trancinhas em trançado holandês no topo com leve topete, finalizando com o restante do cabelo em um lindo rabo volumoso de cavalo, bem bagunçado.
Holandesa tipica
A trança holandesa tipica é formada de 2 tranças independentes em cada lado da cabeça começando no topo e finalizando em um trançado básico
Tranças rendadas e rabo baixo
Duas tranças rendadas, aquela que você acrescenta mexas apena de um lado, do outro ela segue básica, ou você também pode optar pelo trançado holandesa como já vimos acima, em cada lado da cabela formado um rabo baixo.
Comments