Se você é nova neste mundo dos cabelos cacheados, crespos ou ondulados, já percebeu que nem todo cacheado, crespo ou ondulado e até mesmo os lisos, são iguais.
As curvaturas podem variar de mais ondulado, menos ondulado, mais crespo, menos crespo, cacho mais aberto, cacho mais fechado.
E ainda não podemos esquecer que a maioria das pessoas possui mais de uma curvatura na mesma cabeça.
Quer saber mais? Nós explicamos
Como descobrir tipo de curvatura do seu cabelo
De forma geral, são catalogadas três tipos de cabelos diferentes. Os cabelos afros, onde estão agregados os cabelos cacheados, crespos e ondulados, os cabelos caucasianos e os asiáticos. A diferença do formato dos fios de cabelos é enorme.
Cabelo asiático tem sua estrutura perfeitamente lisa, com um formato também quase que perfeitamente arredondado e com o bulbo capilar bem reto.
Com lentes de aumento, quando é feito o corte desse fio, é possível ver esse formato redondo, e é justamente essa estrutura que confere ao cabelo asiático ser liso da raiz às pontas.
O cabelo caucasiano também nasce com o bulbo capilar reto, o formato do fio é mais ovalado. E esse tipo de estrutura fornece também ao cabelo uma textura lisa.
Já os cabelos Afros, ou seja, cacheados, crespos e ondulados, quando seccionados pode se perceber nitidamente um formato ovalado, e com o bulbo capilar nascendo mais paralelo à raiz. Todas essas diferenças na estrutura não mudam o visual do cabelo, ou a curvatura, essas diferenças mudam as necessidades de cada tipo de cabelo.
Dentre essas diferenças podemos falar aqui que o cabelo Afro (ondulado, cacheado, crespo) tem dificuldade de que diz respeito a oleosidade natural, produzida no couro cabeludo (glândulas sebáceas), descer até as pontas, por conta de todas as curvas que o fio possui.
Essa nutrição natural (sebo) serve como uma proteção para o fio. Por conta disso, os cabelos afros sempre vão precisar de mais nutrição (óleo) do que os cabelos asiáticos e caucasianos.
Identificando a curvatura
Depois de vários estudos feitos em laboratório, criou-se uma tabela geral para nortear na escolha de produtos de higiene, tratamento e finalização. Isso porque hoje em dia nas embalagens dos produtos já vem descrito para qual tipo de curvatura é indicado o uso.
Essa tabela se divide em grupos de números (1,2,3,4), sendo que 1 é designado para liso e o quarto é designado para curvatura crespa.
Depois vem as subcategorias representadas por letras (A,B,C).
Mas antes aqui vai uma grande dica! Pegue uma foto do seu cabelo para fazer uma comparação com as fotos de cada tipo de curvatura. Você deve fazer uma comparação por proximidade, já que nenhum cabelo é idêntico ao outro.
Relacionado
Comments