Botox, a verdade que não te contaram
- Time Sphaira
- 9 de abr.
- 6 min de leitura
Atualizado: 10 de abr.
Pele
Anúncios de clínicas de estética e profissionais divulgando os "benefícios do Botox são milhares, mas será que tudo são luzes?
O procedimento é tão inofensivo assim, e só tem vantagens como eles afirmam?
Vamos aprofundar no assunto e analisar. Você vai saber qual a verdade por trás do marketing tão selvagens para vender procedimentos estéticos como se não houvesse nenhum risco nem efeito colateral.
Você vai se surpreender como o que descobrimos em nossa pesquisa
Botox, na verdade, é o nome de uma marca da toxina botulínica. A toxina definida como sendo uma proteína neurotóxica que age "inibindo a liberação do neurotransmissor acetilcolina", é isso que causa paralisia do músculo.
O Botox é usado para vários fins, e um dos usos mais comuns é o estético, para prevenir ou reduzir rugas na pele.
A promessa é que o uso de toxinas para paralisar os músculos visando efeito estético tem efeito rejuvenescedor, a curto prazo, o que inclue a redução temporária das rugas.
O problema levantado por estudos mais recentes é o efeito a longo prazo na pele envelhecida, afinal o tratamento interrompe a função natural muscular e isso pode impedir o sucesso de métodos antienvelhecimento estéticos e cirúrgicos.
É isso mesmo que você leu, ao usar Botox, os músculos próximos ao local da injeção ficam paralisados por aproximadamente 6 meses, o que impede a movimentação facial na área afetada.
No entanto, os efeitos a longo prazo incluem a atrofia dos músculos da área, isso acontece com os músculos quando não são usados, eles encolhem, cedem e, com o envelhecimento, tornam-se menos capazes de se recuperar.
Ou seja, em termos de aparência a cada injeção, os músculos perdem qualidade, cedem e causam flacidez e enrugamento da pele.
Por isso, os usuários de Botox de longa data notam que seus músculos e pele param de responder às injeções após muitos anos de tratamento, necessitando de mais injeções em um período mais curto.
Também é possível notar que a pele cede mais rápido, enruga-se mais rápido, e isso cria a necessidade de aplicar cada vez mais injeções para obter o mesmo efeito que as injeções anteriores.
Existe um limite para o Botox, após anos de injeção de toxina no corpo, há necessidade de receber mais e mais injeções, o que indica que as injeções em si fazem a pele envelhecer mais rápido.
Riscos de efeitos colaterais

É comum ocorrer alguns efeitos em pacientes após receberem uma injeção de Botox que podem ser recuperados como (3)
Hipercorreção — característica do rosto congelado associado às injeções de Botox. Quando o rosto para de se mover, com exceção da boca, quando fala, é um indicativo de hipercorreção causada pelo Botox.
Hipocorreção - a sobrancelhas Spock, quando as sobrancelhas se levantam demais, dando uma aparência de surpresa quase permanente.
Resultado assimétrico - Quando um lado do rosto é mais levantado que o outro, dando ao rosto uma aparência assimétrica.
Ptose da pálpebra superior - Bem comum de acontecer com aplicação de Botox que é a flacidez da pálpebra superior.
Disfagia, fraqueza no pescoço
Queda perioral
Resultado comprometido em idosos
Hematomas
Injeção intravascular
Lagoftalmo, ceratose de exposição
Diplopia (reto lateral)
Danos
Em um artigo da BBC de Londres traz um alerta importante "Um estudo de 2023 realizado por Mosahebi e colegas da UCL constatou que 69% dos entrevistados em uma pesquisa apresentaram efeitos adversos duradouros, como dor, ansiedade e dores de cabeça, devido ao Botox. Houve também consequências psicológicas e emocionais graves para os pacientes quando os procedimentos deram errado. "
O Botox pode até causar danos permanentes à pele após uma aplicação. .
Um estudo de revisão de 2022 descobriu que aqueles que receberam injeções regulares de Botox apresentaram alterações na composição, função e aparência muscular até quatro anos após a última aplicação.
Além disso, o mais preocupante sobre o Botox é como ele impede que procedimento antienvelhecimento funcionem. Por exemplo, "quando o Botox infiltra a região das têmporas e causa atrofia muscular no músculo mastigatório temporal, podem ser necessárias 2 a 3 sessões de enxerto de gordura antes ou depois da cirurgia de lifting para corrigir a depressão na área das têmporas", é o que explica Dr @ozanbitik
Botox envelhece a pele
Quando você se exercita, seu corpo fica mais tonificado, a pele menos flácida e tem uma qualidade estética ampliada, o mesmo acontece com seu rosto.
Se o Botox é usado por um longo período, seu músculo vai atrofiar por não ser usado, isso faz com que os músculos encolham e fiquem flácidos, assim como aconteceria em qualquer outra parte do corpo.
Quando o envelhecimento facial ocorre há uma somatória de causas, como perda de gordura facial, elasticidade, colágeno e também perda de massa muscular na região.
A perda do tônus muscular também é causa declínio na qualidade da pele, afinal o envelhecimento facial vai além das rugas.
Afinamento da pele
O uso prolongado de Botox também pode fazer com que a pele pareça mais fina, principalmente em áreas como a testa, onde o Botox é frequentemente aplicado.
Rugas compensatórias
Além da perda do tônus do músculo, o Botox também aumenta as rugas na pele em áreas vizinhas do rosto. Isto acontece quando uma área do rosto é paralisada, as outras áreas se esforçam mais para expressar a expressão facial. Resultando em enrugamento mais profundo nas áreas não paralisadas.
Os preenchimentos precisam tônus muscular do rosto para mantê-los no lugar; sem o deviso tônus muscular, o preenchimento migrará mais facilmente.
Pode interferir em futuros liftings
Os liftings faciais modernos usam a técnica de dobrar o músculo em vez de apenas puxar pele; se o músculo foi danificado ao longo do tempo por injeções de toxinas, isso significa que os liftings faciais não funcionarão.
Especialistas ainda adverte que aplicações constantes de Botox no músculo frontal da testa podem enfraquecê-lo significativamente, causando a queda das sobrancelhas. Quando as sobrancelhas estão rebaixadas, combinadas com tecidos levantados durante um lifting facial, podem levar ao acúmulo de volume na região das têmporas. (10)
Pode impedir a recuperação de flacidez
Os cuidados com a pele não conseguem levantar a pele, pois a pele muito flácida e danificada pelo Botox sofrerá mais para atingir efeito com séruns ou esfoliação.
Se você faz uso de Botox, isso significa que preenchimentos, liftings faciais podem sofrer interferência.
Efeitos psicológicos do Botox
Estudos também constataram que as injeções de Botox podem causar problemas psicológicos nos pacientes de Botox, incluindo maior sensibilidade a ruídos e luzes, ansiedade aguda, fadiga intensa e insônia.
Efeitos psicológicos como depressão e pensamentos suicidas também foram relatados. Tais efeitos psicológicos podem ter sido agravados por relatos de usuários que vão desde pequenas e indesejadas alterações físicas na pele até o medo de potenciais efeitos colaterais futuros, como dependência de injeções e danos permanentes à pele.
Envenenamento por toxinas
Estudos descobriram que a toxina botulínica do Botox pode se espalhar para outras áreas do corpo, essa probabilidade de intoxicação aumenta em pessoas que recebem a injeção com maior frequência (várias vezes por ano).
Os sintomas incluem disfagia (dificuldade para engolir), fadiga e problemas de visão, o Botox também pode entrar no sistema circulatório e afetar o sistema imunológico. Esses efeitos no sistema imunológico foram observados tanto em pacientes que receberam altas dose quanto baixas doses de Botox.
Perda óssea
Em estudos foi verificado que o Botox causa perda óssea. O estudo com camundongos injetados com Botox, observaram o seguinte: (Referência 4)
A massa muscular dos músculos quadríceps e panturrilhas injetados diminuiu -47,3% e -59,7%, respectivamente.
A relação entre volume ósseo e volume tecidual nos membros injetados com Botox foi reduzida em -43,2% e -54,3%, respectivamente.
Outro estudo sobre perda óssea devido à injeção de Botox nos músculos mastigatórios, a mandíbula apresenta perda óssea como efeito adverso. Havendo o potencial dano ao osso mandibular deve ser considerado e os pacientes devem ser informados. (Referência 1)
Os músculos e ossos trabalham juntos no corpo para se sustentarem mutuamente, quando ocorre perda muscular, a perda óssea também é observada, pois o músculo é necessário para o desenvolvimento ósseo.
O músculo é uma fonte de fatores de crescimento que constroem, desenvolvem e reparam os ossos, e a massa óssea é regulada principalmente por forças mecânicas originadas pelos músculos.
As alterações na massa/força muscular afetam os ossos, é por isso que o treinamento de força demonstra prevenir a perda óssea.
Por isso os especialistas estão começando a inferir que a injeção de Botox na pele causará perda óssea na área ao longo do tempo, levando à degradação da estrutura esquelética e causando uma aparência envelhecida.
Conclusão
O Botox é um procedimento não tão seguro como se divulga por aí, sua fama de ação antienvelhecimento é bem controversa, e os riscos, incluindo o envelhecimento permanente da pele, podem superar os benefícios prometidos.
Se você realmente quer prevenir melhor coisa a fazer é cuidar da sua pele com cuidados diários, alimentação com baixa ingestão de açúcares, evitar práticas destrutivas para a pele, como fumar, tomar sol e beber, praticar exercício físico e ser paciente, optando por alternativas que tratam o envelhecimento progressivamente.
Veja também
Comments