top of page

Benefícios Óleo de rícino (mamona) Pele/cabelo


Pele e Cabelo

 

O óleo de rícino, também conhecido popularmente como mamona ou castor, usado como um laxante, mas o óleo tem benefícios potenciais para aplicação tópica.


O óleo de rícino é um óleo vegetal utilizado para fins cosméticos e médicos com benefícios para a saúde e beleza da pele e cabelo, incluindo ajudar a controlar a acne, hidratar e reduzir a inflamação. (1)


No antigo Egito, o óleo de rícino era usado como combustível e para fins medicinais, como tratamento de irritação ocular e indução do parto na gravidez.


Aqui estão benefícios e usos do óleo de rícino.


Também abordamos seu uso como tratamento capilar e as precauções a serem consideradas.



Benefícios do óleo de rícino



Ao servir como fonte de ácido ricinoleico e de vários outros ácidos gordos, o óleo de rícino tem algumas propriedades que o tornam um produto útil para os cuidados da pele, especialmente para o rosto.


Um hidratante natural


Os ingredientes hidratantes nos produtos de cuidados da pele podem atuar de maneiras diferentes, há produtos que atraem a água para a camada mais externa da pele fazendo a hidratação da pele, enquanto os ingredientes de oclusão de umectação lubrificam a pele para evitar que a água escape. Portanto, umectação e hidratação são duas necessidades distintas de cuidados da pele.


O óleo de rícino é rico em ácido ricinoleico, um ácido gordo monoinsaturado conhecido pelas suas propriedades hidratantes com a função de oclusão.


Pode ser usado sozinho ou com outros óleos como uma alternativa natural aos hidratantes comprados em lojas.


Por não conter aditivos nocivos e é adequado para o rosto e o corpo.


No entanto, pode causar reações alérgicas em alguns indivíduos, sendo interessante diluir sempre com um óleo neutro como o óleo de coco antes de o usar, e faz um pequeno teste de pele antes de o usar em áreas de pele maiores.( 2, 3, 4)


O óleo de rícino pode ajudar a rejuvenescer a pele.


O óleo de rícino também demonstrou alguns benefícios potenciais para o rosto e a pele, como o ácido ricinoleico que faz parte da composição, pois aumentam hidratação na pele e são por vezes utilizados no tratamento de várias condições da pele, incluindo dermatose, psoríase e acne.


Os ácidos graxos do óleo de rícino também podem promover o crescimento de tecido cutâneo saudável, tornando-o útil para restaurar tons de pele irregulares.


Promove a cicatrização de feridas


O óleo de rícino pode ajudar a promover a cicatrização de feridas, criando um ambiente hidratado evitando a secagem.


Além disso, o ácido ricinoleico, o principal ácido graxo encontrado no óleo de rícino, pode ajudar a reduzir a inflamação da pele, apoiar a cicatrização e ajudar na redução da dor em pessoas com feridas.


Tenha em mente que não deve aplicar óleo de rícino em qualquer ferida sem consultar primeiro um profissional de saúde.



 Óleo de rícino Tratamento de Acne


As propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias do óleo de rícino tornam-no útil na redução da acne. O ácido ricinoleico pode inibir o crescimento das bactérias que causam a acne. (5)


Melhorar Textura da pele


O óleo de rícino também é rico em outros ácidos graxos podem melhorar a suavidade e a maciez quando aplicados na pele do rosto.



 Óleo de rícino é compatível com Pele sensível:


O óleo de rícino tem um baixo índice comedogênico. Isto significa que é pouco provável que obstrua os poros da pele e reduz o risco de desenvolvimento de pontos negros, tornando-o adequado para utilização em peles sensíveis.


Agente de Limpeza


Os triglicéridos presentes no óleo de rícino também são úteis para remover a sujidade da pele.


Saúde do couro cabeludo


Muitas pessoas usam o óleo de rícino como um tratamento natural para o cabelo. Isso ocorre porque o óleo de rícino tem propriedades hidratantes que podem ajudar a lubrificar a haste capilar, aumentando a flexibilidade e diminuindo a chance de quebra.(6)


Embora algumas pessoas usem regularmente o óleo de rícino como parte de sua rotina de cuidados com os cabelos, não há evidências científicas de que o óleo de rícino ajude a promover a saúde dos cabelos, estimule o crescimento dos cabelos ou reduza a queda dos cabelos.


O mesmo vale para o uso do óleo de rícino nos cílios ou para o tratamento da caspa. Algumas pessoas usam o óleo de rícino para o crescimento dos cílios, mas nenhuma pesquisa científica demonstrou que isso seja realmente eficaz.


De fato, o óleo de rícino pode ajudar diminuir a quebra dos fios cabelos longos, o que faz com que pareça crescer (ou não perder comprimento por quebra)



Utilização


Pode demorar algum tempo até a pele absorver totalmente o óleo de rícino, diluir o óleo pode ajudar a sua absorção pela pele.


O óleo de rícino pode ser diluído com outros óleos, como o óleo de oliva ou de amêndoa. A proporção recomendada é de 1:1, isto é uma parte de óleo de rícino e uma parte de óleo diluidor para ser misturado.



Efeitos secundários


O óleo de rícino pode ter uma série de efeitos secundários. Estes são frequentemente relatos que se relacionam com reações alérgicas, tais como:

  • erupções cutâneas

  • inchaço

  • comichão


A irritação da pele e o desenvolvimento de erupções cutâneas são os efeitos secundários mais frequentemente comunicados. (7)


Riscos


O óleo de rícino pode induzir o trabalho de parto em mulheres grávidas. Por esta razão, as gravidas dever evitar o uso. (12)


Efeitos colaterais gastrointestinais: Embora possa ser uma forma eficaz de aliviar a obstipação, o óleo de rícino pode causar efeitos secundários gastrointestinais, como diarreia, vômitos, cólicas e inchaço. Também pode causar tonturas. Utilize-o para a obstipação apenas sob supervisão médica. (13)


Pode causar uma reação alérgica em algumas pessoas quando aplicado na pele. Primeiro, tente aplicar uma pequena quantidade numa pequena área da pele e espere 24h para ver como o seu corpo reage.


Lembrando ainda que determinadas condições de saúde, como apendicite, obstrução gastrointestinal, perfuração intestinal e doença inflamatória intestinal, devem evitar laxantes estimulantes como o óleo de rícino, uma vez que podem causar efeitos secundários graves.



 

Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.





Comments


bottom of page