top of page

Benefícios para saúde ao beber café

Saúde

 

Mais que um costume beber café pode trazer benefícios.


Muitas pesquisas recentes sugerem que o café oferece uma série de benefícios potenciais à saúde.


Entre os estimulantes mais comumente estudados esta a cafeína (um estimulante do sistema nervoso conhecido por ter efeitos cognitivos positivos) e polifenóis (antioxidantes que podem ajudar a retardar ou prevenir danos celulares).


Quais benefícios o café oferece à saúde?


Benefícios para saúde ao beber café

Embora os pesquisadores nem sempre saibam exatamente quais ingredientes do café são responsáveis ​​por produzir os resultados positivos para a saúde em seus estudos, há evidências de que beber café pode ajudar a fazer o seguinte:


1. Melhorar a saúde geral


Uma análise de quase 220 estudos sobre café, publicada no BMJ em 2017, descobriu que os consumidores de café podem desfrutar de mais benefícios gerais à saúde do que as pessoas que não bebem café. (1)


A análise descobriu que, durante o período do estudo, os bebedores de café tinham 17% menos probabilidade de morrer precocemente por qualquer causa, 19% menos probabilidade de morrer de doença cardíaca e 18% menos probabilidade de desenvolver câncer do que aqueles que não bebiam café.


2. Protege contra diabete tipo 2 


Um estudo de 2014 realizado por pesquisadores de Harvard, publicado na revista Diabetologica, acompanhou quase 124.000 pessoas por 16 a 20 anos. (2)


Aqueles que aumentaram a ingestão de café em mais de uma xícara por dia durante um período de quatro anos tiveram um risco 11% menor de desenvolver diabete tipo 2; aqueles que diminuíram a ingestão em uma xícara por dia tiveram um risco 17% maior de desenvolver a doença.


O motivo pode ser os antioxidantes do café, que reduzem a inflamação (a inflamação contribui para o risco de diabete tipo 2.


Se você já tem diabete tipo 2, no entanto, você deve evitar produtos com cafeína, incluindo café. Foi demonstrado que a cafeína aumenta os níveis de açúcar no sangue e de insulina em pessoas com a doença. 



3. Controle os sintomas da doença de Parkinson


Vários estudos sugeriram que consumir cafeína pode reduzir o risco de desenvolver a doença de Parkinson. Em uma pesquisa publicada em 2012 no periódico da Academia Americana de Neurologia mostrou que uma dose diária de cafeína equivalente à encontrada em duas xícaras de oito onças de café preto pode ajudar a controlar os movimentos involuntários de pessoas que já têm a doença. (Você teria que beber quase oito xícaras de chá-preto para obter a mesma quantidade de cafeína.) (3)


4. Retardar o progresso da demência


Em um estudo de 2012 publicado no Journal of Alzheimer's Disease, pesquisadores da Flórida testaram os níveis sanguíneos de cafeína em adultos mais velhos com comprometimentos cognitivos leves, o que pode ser um precursor de demência grave, incluindo a doença de Alzheimer. (4)


Quando os pesquisadores reavaliaram os indivíduos dois a quatro anos depois, aqueles cujos níveis sanguíneos continham quantidades de cafeína equivalentes a cerca de três xícaras de café tinham muito menos probabilidade de ter evoluído para demência completa do que aqueles que consumiram pouca ou nenhuma cafeína.


5. Proteja o fígado


Vários estudos publicados em periódicos respeitados descobriram que beber café tem efeitos benéficos no fígado, incluindo a redução do risco de morte por cirrose hepática, a diminuição dos níveis prejudiciais de enzimas hepáticas e a limitação da formação de cicatrizes no fígado em pessoas com hepatite C. (6)


6. Promova a saúde do coração


De acordo com um estudo publicado em 2021 no periódico Circulation: Heart Failure da American Heart Association, beber uma ou mais xícaras diárias de café puro com cafeína foi associado a uma redução significativa no risco de insuficiência cardíaca a longo prazo. (5)


O estudo analisou os dados originais de três estudos bem conhecidos sobre doenças cardíacas: o Framingham Heart Study, o Atherosclerosis Risk in Communities Study e o Cardiovascular Health Study. 


Embora não haja evidências suficientes para apoiar a prescrição de café para reduzir o risco de doenças cardíacas, esta revelação recente parece fortalecer descobertas anteriores de que o café é, de fato, bom para a saúde do coração.


Em 2013, o periódico Epidemiology and Prevention publicou uma revisão de estudos analisando a correlação entre o consumo de café e doenças cardiovasculares. Dados de 36 estudos diferentes mostraram que pessoas que bebem de três a cinco xícaras de café por dia tinham menor risco de doenças cardíacas do que aquelas que não bebiam café ou mais de cinco xícaras por dia.


Embora o motivo não esteja claro, uma possibilidade é que o café ajude a melhorar o controle dos vasos sanguíneos sobre o fluxo sanguíneo e a pressão arterial.


7. Reduz o risco de melanoma


Um estudo de 2015 publicado no Journal of the National Cancer Institute analisou os hábitos de consumo de café de mais de 447.000 pessoas ao longo de 10 anos. Os pesquisadores descobriram que aqueles que bebiam quatro ou mais xícaras de café com cafeína por dia tinham um risco 20% menor de desenvolver melanoma do que pessoas que bebiam café descafeinado ou nenhum café.


8. Menor risco de mortalidade


Seu café da manhã pode ajudar a diminuir o risco de morte. Um estudo de 2022 no The Annals of Internal Medicine mostrou que o consumo moderado de café sem açúcar e adoçado com açúcar foi associado a um risco reduzido de mortalidade. A pesquisa mostra que aqueles que beberam de 1,5 a 3,5 xícaras de café por dia, incluindo com açúcar, tiveram um risco 30% menor de morte por qualquer causa durante o estudo. 



Algumas ressalvas


Não adultere sua bebida.

Tenha em mente que a pesquisa foca nos benefícios do café preto, sobre os quais ainda estamos aprendendo, o que já sabemos definitivamente são os danos associados à gordura e ao açúcar que você encontra em muitas bebidas de café preparadas por ai.



Café é só para adultos.

Há algumas boas razões para as crianças não beberem café ou outras bebidas com cafeína (por exemplo, colas e energéticos).


A revista Pediatrics, mostrou que mesmo pequenas quantidades de cafeína, equivalentes a uma xícara de café, aumentaram a pressão arterial das crianças e — para compensar o aumento da pressão arterial — diminuíram a frequência cardíaca.


Além da questão da interrupção do sono e problemas comportamentais que podem resultar da ingestão de um estimulante.


Se você tem refluxo ácido

A cafeína faz com que o esfíncter gastroesofágico relaxe, o que permite que o ácido entre no esôfago (6)


Se você tem insônia

Pessoas que têm problemas para dormir ou insônia devem evitar toda cafeína depois do meio-dia.  (6)


Se você tem osteoporose

Há algumas evidências mostrando que o consumo de mais de quatro xícaras por dia está relacionado à perda de cálcio e fraturas  (6)


E o Descafeinado?


Ao beber descafeinado limite seu consumo. Estudo em Circulation: Heart Failure descobriu que o café descafeinado estava associado a um risco aumentado de insuficiência cardíaca.


Por fim


Desfrute de uma ou duas xícaras diárias de café, não o use como um substituto para outros comportamentos saudáveis, e se você se encaixa nas ressalvas, há outras maneiras saudáveis ​​de obter alguns dos benefícios que o café pode oferecer.


 

Veja também:

 

Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.

Comments


bottom of page