top of page

Benefícios impressionantes da cebola para a saúde

Saúde

 

Alguns amam, outros odeiam, mas inegavelmente as cebolas contem inúmeros benefícios para saúde.


E há diversas maneiras de incorporá-las a seus pratos favoritos e suplentação.

As cebolas são vegetais altamente nutritivos com vários benefícios, membros do gênero Allium de plantas com flores, que também inclui o alho, a chalota e o alho-poró.


Relativamente baratas, possuem uma vasta gama de vitaminas, minerais e compostos vegetais saudáveis.


As propriedades medicinais das cebolas são reconhecidas há milhares de anos (1).


Os atletas da Grécia antiga utilizavam as cebolas para purificar o sangue, enquanto os médicos medievais as receitavam para tratar dores de cabeça, doenças cardíacas e feridas na boca.


Sua composição

Benefícios impressionantes da cebola para a saúde fonte de enxofre
Imagens Unsplash

As cebolas são altamente nutritivas, o que significa que têm poucas calorias, mas são ricas em vitaminas, fibras e minerais.


Uma cebola média (110 gramas) contém:

  • Calorias: 44

  • Proteína: 1,2 g

  • Carboidratos: 10,3 g

  • Açúcar: 4,7 g

  • Fibra: 1,9 g

  • Gordura: 0,1 g

Vitamina C


As cebolas possuem vitamina C, que pode ajudar a regular a sua saúde imunitária, a produção de colágeno e a absorção de ferro. (2)


É também um poderoso antioxidante que pode ajudar a proteger as suas células de moléculas instáveis e prejudiciais chamadas radicais livres.


Complexo B


As cebolas são ricas em vitaminas do complexo B, incluindo folato e vitamina B6. Estas desempenham papéis fundamentais no metabolismo, na produção de glóbulos vermelhos e na função nervosa. (3)


Potássio


Por último, a cebola é boa fonte de potássio, um mineral que pode ajudar na

  • função celular

  • equilíbrio de fluidos

  • transmissão nervosa

  • função renal

  • contração muscular


Adicionar cebolas à sua dieta é uma ótima maneira de aumentar a ingestão de potássio. (4)


Benefícios para saúde



Aumenta a imunidade


A vitamina C auxilia no aumento da imunidade do corpo, ao auxiliar na geração de glóbulos brancos que defendem o corpo contra bactérias e vírus, torna a cebola crua aliado na prevenção de doenças comuns como resfriado e gripe.



Cuida da pele


Cebola crua contém altos níveis de antioxidantes e vitamina C, que contribuem para melhorar a saúde da pele, ajuda a reduzir rugas, manchas senis e níveis de pigmentação, proporcionando uma pele saudável e brilhante.


Saúde para coração


As cebolas contêm antioxidantes e compostos que podem reduzir o risco de doenças cardíacas, combatendo a inflamação e diminuindo os níveis de triglicéridos e colesterol.


Ela contém alta quantidade de quercetina, um antioxidante flavonoide e anti-inflamatório que pode ajudar a reduzir a pressão alta(5)


Um pequeno estudo de 2015 com pessoas com excesso de peso e hipertensão ingeriram dose diária de 162 mg de extrato de cebola e apresentou redução significativamente a pressão arterial sistólica em 3,6 milímetros de mercúrio.


Além disso, um pequeno estudo de 2014 em mulheres obesas descobriu que o consumo de 80-120 g de cebolas vermelhas cruas por dia durante 8 semanas reduziu os níveis de colesterol total e LDL (mau).


No entanto, são necessários mais estudos.


Fonte de Antioxidantes


A oxidação é um processo que pode levar a danos celulares e contribuir para doenças como o câncer, a diabete e as doenças cardíacas.


As cebolas são uma excelente fonte de antioxidantes e contêm pelo menos 17 tipos de flavonoides. As do tipo vermelhas, em particular, contêm antocianinas, pigmentos vegetais da família dos flavonoides que dão às cebolas vermelhas a sua cor profunda. Estes podem proteger contra diabete e certos tipos de câncer (6)


Em um estudo de 2016 com 43.880 homens, os pesquisadores descobriram que a ingestão habitual de antocianinas até 613 mg estava correlacionada com riscos 14% menor de ataques cardíacos não fatais.


Uma revisão de 2019 também concluiu que o consumo de mais alimentos ricos em antocianinas estava associado a um menor risco de doença cardíaca e de morte por doença cardíaca.

Ação anticancerígenos


A cebola reduzir o risco de desenvolver certos tipos de câncer, incluindo os cancros do estômago e colorretal.


Numa revisão de 2015 concluiu que as pessoas que consumiam mais vegetais allium tinham 22% menos probabilidades de receber um diagnóstico de cancro do estômago do que as que consumiam menos.


Uma revisão de 2014 concluíram que as pessoas com maior consumo de cebola tinham um risco 15% menor de cancro colorretal do que aquelas com menor consumo.


Estudos em tubos de ensaio sugerem que a cebolina A, um composto que contém enxofre nas cebolas, pode ajudar a diminuir o desenvolvimento de tumores e retardar a propagação do câncer do ovário. (7, 8)


A fisetina (outro composto da cebola) e quercetina, que são antioxidantes flavonoides que podem inibir o crescimento do tumor.(9 10)


Regula o açúcar no sangue


Ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue é importante para as pessoas com diabete ou pré-diabete.


Um pequeno estudo de 2010 com diabéticos tipo 1 ou tipo 2 descobriu que comer 100 g de cebola vermelha crua reduziu significativamente os níveis de açúcar no sangue em jejum após 4 horas.


Um estudo de 2020 mostrou que os ratos com diabete que comeram alimentos contendo 5% de pó de cebola seca durante 8 semanas tiveram uma diminuição dos níveis de açúcar no sangue em jejum e níveis mais baixos de triglicéridos e colesterol


Também foi demonstrado que a quercetina ajuda a regular o equilíbrio de açúcar no sangue de todo o corpo, interagindo com as células do: intestino delgado, pâncreas, músculo esquelético

tecido adiposo, fígado. (11)


Pode aumentar a densidade óssea


Um pequeno estudo de 2016 mulheres de meia-idade descobriu que aquelas que consumiram 100 mililitros de sumo de cebola diariamente durante 8 semanas melhoraram a densidade mineral óssea e a atividade antioxidante.


Outro estudo de 2009 mostrou que aquelas que comiam cebolas pelo menos uma vez por dia tinham uma densidade óssea global 5% maior do que aquelas que comiam cebolas uma vez por mês ou com menos frequência.


A explicação é que as cebolas podem ajudar a reduzir o stress oxidativo, aumentar os níveis de antioxidantes e diminuir a perda óssea. Isso pode ajudar a prevenir a osteoporose e melhorar a densidade óssea.


É antibacteriana


As cebolas podem ajudar a combater bactérias potencialmente perigosas como:

  • Escherichia coli (E. coli)

  • Pseudomonas aeruginosa

  • Staphylococcus aureus (S. aureus)

  • Bacillus cereus


Um estudo em tubo de ensaio de 2010 mostrou que o extrato de cebola pode inibir o crescimento de Vibrio cholerae, um tipo de bactéria que é uma grande preocupação de saúde pública em algumas partes do mundo.


Um artigo de 2022 conclui que os extratos vegetais ricos em flavonoides com potencial anti- H. pylori mostraram-se uma fonte terapêutica alternativa promissora. Helicobacter pylori (H pylori) é um tipo de bactéria associada a úlceras estomacais e a certos cancros digestivos.


A quercetina extraída das cebolas também pode reduzir o crescimento de bactérias.

Outro estudo em tubo de ensaio descobriu que a quercetina danificava as paredes celulares e as membranas de E. coli e S. aureus. (12)



Reduz a inflamação


A quercetina também tem propriedades anti-inflamatórias que auxiliam na redução dos níveis de inflamação no corpo. Ajuda no controle de doenças como artrite, asma e bronquite.


Pode melhorar a saúde digestiva


As cebolas são ricas em tipos de fibra não digeríveis decompostos por bactérias intestinais benéficas.


As bactérias intestinais alimentam-se de probióticos e criam ácidos gordos de cadeia curta, o que ajudar


  • fortalecer a saúde intestinal

  • aumentar a imunidade

  • reduzir a inflamação

  • melhorar a digestão


O consumo de alimentos probióticos também pode ajudar a aumentar os probióticos, como as estirpes Lactobacillus e Bifidobacterium, as bactérias migas que beneficiam a saúde digestiva


As cebolas são ricas nos probióticos inulina e fruto-oligossacáridos, que podem ajudar a aumentar o número de bactérias amigáveis no seu intestino e melhorar a função imunitária.


Aumenta a função cerebral


As cebolas cruas contêm compostos de enxofre, que aumentam a produção de neurotransmissores no cérebro, levando à melhoria da memória, da capacidade de atenção e dos níveis de concentração.


Fonte de enxofre


Seu corpo precisa de enxofre para construir e consertar seu DNA e proteger suas células de danos que podem levar a doenças graves. O enxofre também ajuda o corpo a metabolizar os alimentos e contribui para a saúde da pele, tendões e ligamentos. Sua falta pode ocasionar problemas como depressão, mau cheiro na saliva, perda da viscosidade da pele, entre outros. (webmed)


Cebola ( Allium cepa L.) contém compostos fenólicos e compostos contendo enxofre, como tiossulfinatos e tiossulfonatos( 1 ). Esses compostos de enxofre também podem bloquear a formação de coágulos plaquetários e promover a quebra de coágulos sanguíneos, o que ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas e derrames


As cebolas formam compostos de enxofre através de uma reação enzimática quando cortadas ou esmagadas.


Cebolas cruas tem máximo teor de enxofre, pois cozinhá-las diminui significativamente a quantidade do composto.



Como consumir


Todos os tipos de cebola são bons, mas a variedade roxa-avermelhada escura, às vezes chamada de cebola roxa, tem níveis especialmente elevados de quercetina e outros compostos vegetais úteis conhecidos como flavonóides. Os flavonóides dão cores a muitas frutas, vegetais e flores.


Você deve comer cebolas cruas, em vez de cozidas, para obter o máximo de compostos de enxofre delas.


A cebola roxa tem sabor suave e doce e acrescenta cor e sabor a muitos pratos. Use-os como um complemento crocante para saladas, sanduíches e molhos.


Se você é do time que não gosta dos pedacinhos de cebola, experimente bater no liquidificador com pasta de grão de bico (humus), ervas e azeite para fazer um delicioso molho para saladas


Outra opção é a mesma receita acima em consistencia de pasta para comer com pães e sanduiches, ou simplesmente comer como pure em acompanhamento de carnes


Se você quer uma versão low carb, use ovos cozidos batido com cebola para um creme multiuso




Atenção


Desvantagens de comer cebola crua


Gás e inchaço. As mesmas substâncias presentes nas cebolas que alimentam as bactérias saudáveis ​​do intestino podem ser difíceis de tolerar para algumas pessoas. Se as cebolas incomodam, evite-as ou limite-as, principalmente quando estão cruas. 


Mudanças no odor corporal. Quando seu corpo decompõe os compostos de enxofre encontrados nas cebolas, eles podem reagir ao suor na pele, criando o que geralmente é considerado um odor corporal desagradável. E, claro, também podem causar mau hálito.


Intoxicação alimentar. Para reduzir os riscos, evite comer cebolas machucadas ou com casca rompida, e faça a higienização antes de usar.



 

Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.



Comentários


bottom of page