top of page

7 Benefícios óleo de Copaíba para saúde e beleza


 

Saúde

 

Muito conhecida na medicina popular, principalmente na região norte do Brasil o uso da copaida tem se expandido, e por boas razões, em estudos o óleo tem mostrado um potencial incrivel para saude e quem diria também a beleza.


A resina de copaíba ou óleo de copaíba, tem sido usada medicinalmente desde pelo menos 1625 para o tratamento natural de problemas de saúde como bronquite, cistite crônica, diarréia crônica e hemorróidas.


Muitas práticas fitoterapica tradicionais usam a resina medicinalmente como um poderoso anti-séptico e expectorante para problemas do trato respiratório – e como um anti-inflamatório interno para problemas do trato urinário e agente anti-inflamatório externo para todos os tipos de problemas de pele.


Pesquisas mostram que a copaíba tem muitos benefícios surpreendentes e variados para a saúde.


O que é o óleo de Copaiba?


Benefícios do óleo de copaíba para saúde e beleza

O óleo de copaíba, também chamado de bálsamo de copaíba, vem da resina da copaíba. A resina é uma secreção pegajosa produzida por uma árvore pertencente ao gênero Copaifera, que cresce na América do Sul. Há uma variedade de espécies, incluindo Copaifera officinalis, Copaifera langsdorffii e Copaifera reticulata.


O bálsamo de copaíba é o mesmo que óleo copaíba?


Existem dois tipos de Óleos de Copaíba: óleo resina/bálsamo e óleo essencial destilado.

Tanto o bálsamo como o óleo essencial são utilizados para fins medicinais.


No quesito terapêutico, o óleo/resina tem a compensação de alguns ácidos diterpênicos fenólicos como o ácido copalíco, que são altamente terapêuticos contra inflamações e dores.


Sendo assim, para  a maioria dos casos, o bálsamo de copáiba/óleo resina é mais indicado para uso terapêutico. Porém, em casos de ingestão contínua, para problemas crônicos, o óleo essencial pode ser mais indicado, pois, a longo prazo, a resina, presente no bálsamo, pode irritar as mucosas gástricas.


O óleo, bem como o bálsamo pode ser encontrado como ingredientes em sabonetes, perfumes e vários produtos cosméticos.


A pesquisa mostra que a copaíba tem propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas. Com características como essas, não é de admirar que o óleo de copaíba possa ajudar tantos problemas de saúde. (1)


Usos e benefícios


Um estudo comprovou os efeitos antimicrobianos da oleo resina de Copaiba reticulata e seus constituintes , confirmando sua ampla utilização na medicina popular para o tratamento de infecções de pele e do trato urinário.


A atividade inibitória dda copaíba contra fungos dermatofíticos, bem como contra as bactérias gram-positivas E. faecium e MRSA está sendo relatada pela primeira vez, fornecendo potenciais estruturas líderes para o tratamento dessas cepas bacterianas clinicamente relevantes.


1. Anti-inflamatórios naturais

Uma pesquisa mostra que três variedades de óleo de copaíba – Copaifera cearensis, Copaifera reticulata e Copaifera multijuga – apresentam atividades anti-inflamatórias impressionantes.


Isso é enorme quando você considera que a inflamação está na raiz da maioria das doenças hoje. (2, 3)


Vários estudos de animais confirmaram esses efeitos anti-inflamatórios. Por exemplo, uma revisão sistemática de 2022 descobriu que a resina tem efeitos anti-inflamatórios e de cicatrização de feridas na cavidade oral de ratos. (4, 5 )


Outro estudo em ratos descobriu que a administração de óleo de copaíba por via oral uma vez por dia “apresentou ações sistêmicas anti-inflamatórias e antioxidantes em ratos artríticos”. No entanto, os pesquisadores alertaram que os “efeitos benéficos, foram contrabalançados por modificações prejudiciais no metabolismo das células do fígado e morfologia de ratos de controle saudáveis”. (6)


há evidências suficientes para julgar se ele reduz a dor e a inflamação em pacientes com artrite”, disse Charles H. Hennekens , MD, Dr.PH, “Em relatos de casos, indivíduos com dor e inflamação nas articulações que usaram copaíba relataram resultados favoráveis, no entanto, essa hipótese é promissora, mas ainda não comprovada.” (20)


Foi demonstrado ser duas vezes mais eficaz que o diclofenaco sódico, que é o anti-inflamatório mais utilizado no mundo. (23)


2. Agente de Neuroprotecção

Um estudo de 2012 publicado na Medicina Complementar e Alternativa Baseada em Evidências examinou como a resina de copaíba (COR) pode ter benefícios anti-inflamatórios e neuroprotetores após distúrbios neurais agudos quando ocorrem reações intensas de inflamação, incluindo acidente vascular cerebral e trauma cerebral / cordão espinhal.


Usando indivíduos com danos agudos no córtex motor, os pesquisadores descobriram que o "tratamento interno com a resina de copaiba (COR) induz a neuroproteção modulando a resposta inflamatória após um dano agudo ao sistema nervoso central”.


Não só a resina do óleo de copaíba teve efeitos anti-inflamatórios, mas depois de apenas uma dose de 400 mg / kg de COR (de Copaifera reticulata), o dano ao córtex motor foi diminuído em cerca de 39%. (7)


Outras pesquisas revelam que este óleo “é capaz de induzir neuroproteção no SNC modulando a resposta inflamatória aguda, reduzindo o recrutamento de neutrófilos e a ativação da microglia”. (8)


3. Possível impedidor de dano do fígado

Um estudo publicado em 2013 demonstrou como o óleo de copaíba pode ser capaz de reduzir o dano do tecido hepático causado por analgésicos convencionais comumente usados como o paracetamol.


Os pesquisadores deste estudo administraram o óleo de copaíba a indivíduos animais antes ou depois de terem recebido acetaminofeno por um total de sete dias. Os resultados foram bastante interessantes. (9,10)


No geral, os pesquisadores descobriram que o óleo de copaíba reduziu o dano hepático quando usado de maneira preventiva (antes da administração do analgésico). No entanto, quando o óleo foi usado como tratamento após a administração analgésico, ele realmente teve um efeito indesejável e aumentou os níveis de bilirrubina no fígado. (11)


4. Impulsionador de saúde dental / oral

Um estudo in vitro publicado em 2015 descobriu que um selador de canal radicular à base de resina de óleo de copaíba não é citotóxico (tóxico para células vivas).

Os autores do estudo acreditam que resina de óleo de copaíba parece ser um “material promissor” para uso odontológico. (12)


Outro estudo publicado no Brazilian Dental Journal examinou a capacidade do óleo de copaíba de impedir que as bactérias se reproduzam, especificamente Streptococcus mutans.


Esses efeitos também foram observados em um estudo clínico de verniz dental Copaifera langsdorffii em crianças com alto risco de problemas dentários, com os autores do estudo concluindo: “Três aplicações anuais desse verniz mostraram atividade antimicrobiana substancial contra a prevenção de S. mutans e cuidados com a prevenção de cáries por até 12 meses”. (12, 13)


Ao interromper a reprodução das bactérias Streptococcus mutans, o óleo de copaíba pode ser útil na prevenção da cárie dentária e cáries. Então, adicione uma gota de óleo de copaíba à agua de exague bocal.



5. Alivio a dor

O óleo de copaíba pode ser capaz de ajudar no alívio natural da dor. Pesquisas científicas exibiram propriedades antinociceptivas, isto é pode ajudar a bloquear a detecção de um estímulo doloroso pelos neurônios sensoriais.


Um estudo in vitro publicado no Journal of Ethnopharmacology mostrou a atividade antinociceptiva de dois óleos de copaíba amazônico (Copaifera multijuga e Copaifera reticulata) quando administrado por via oral tornando-os úteis no tratamento de vários distúrbios de saúde que envolvem o controle contínuo da dor, como a artrite. em particular, um artigo científico publicado em 2017 (14, 15)


6. Acne

O óleo de copaíba com suas habilidades anti-inflamatórias, anti-sépticas e curativas é mais uma opção para o tratamento natural da acne.


Um ensaio clínico duplo-cego, controlado por placebo, publicado em 2018, retransmitiu que os voluntários com acne experimentaram uma “diminuidade altamente significativa” nas áreas da pele afetadas com acne, onde uma preparação de óleo essencial de copaíba de 1% foi usada.


Para aproveitar seus benefícios de limpeza da pele, adicione uma gota deste óleo essencial a um toner natural como hamamélis ou ao seu creme para o rosto.(16, 17)


7. Promotor de colágeno

É cada vez mais comum o uso de fármacos ou substâncias ativas associadas ao microagulhamento (drug delivery), que podem atuar na pele através de canais criados pelo trauma tecidual com as microagulhas, com o objetivo de tratar diferentes tipos de problemas dermatológicos, como melasma, melanose periorbital, cicatrizes faciais atróficas e outros


Entre as substâncias mais utilizadas está a vitamina C, devido à sua ação antioxidante. Em um estudo mais recente o óleo de copaíba foi associado ao microagulhamento e demonstrou ser capaz de estimular uma maior produção de colágeno e fibroblastos na pele de ratos, embora não tenha demonstrado influência na neovascularização quando comparado ao microagulhamento isolado. (18)


8. Promissor tratamento para Asma

Em um estudo com animais os pesquisadores concluiram que o óleo de copaiba contribuiu para restaurar a homeostase epitelial de forma não dependente da dose, sendo uma alternativa promissora aos estudos de tratamento da asma.(19)


9. Promissor antiviral

Em um estudo verificou-se que a nanoemulsão contendo óleo de copaíba apresenta potencial efeito antiviral contra o ZIKaVirus (21).


10. Promissor agente no tratamento da hipertensão arterial pulmonar

O óleo de copaíba reduziu o estresse oxidativo e a sinalização de apoptose no Ventriculo Direito de ratos com hipertensão arterial pulmonar, o que pode estar associado a uma melhora na função cardíaca causada por este composto. (22)


11. Atividade Antimicrobial

Resultados de um estudo mostraram que a oleorresina de Copaifera langsdorffii tem atividade antimicrobiana contra bactérias Gram-positivas (S. aureus, S. pyogenes e E. faecalis) ATCC, mas não apresentou nenhuma atividade contra bactérias Gram-negativas (P.aeruginosa e E. coli).


Visto que cicatrização de ulcerás é comprometida devido à infecção bacteriana, o uso da oleorresina de copaíba como componente de uma formulação tópica pode ser um complemento valioso notratamento de feridas infectadas, principalmente no caso daquelas infectadas por cepas Gram-positivas resistentes a antibióticos. (23)


12. Outros beneficios

Outros usos na medicina popular é atribuido ao uso de copaiba O óleo de copaíba pode ser indicado para o tratamento de:


Cicatrização e desinfecção de feridas

Tosse, bronquite, gripe e resfriados

Diarreia ou hemorróidas

Cistite ou infecção nos rins ou na uretra

Problemas de pele, como psoríase ou eczema

Gastrite, úlceras gastrointestinais ou infecção por H. pylori

Urticária ou infecções fúngicas na pele

Artrite reumatoide ou tendinite


Como usar


Existem muitos usos para o óleo de copaíba que podem ser empregados tópicamente ou consumo interno.


É seguro ingerir? Pode ser ingerido desde que seja 100%, grau puro, terapêutico e certificado para isso.


Para tomar o óleo de copaíba internamente, você pode adicionar uma ou duas gotas à água, chá ou um smoothie.


Para uso tópico, misture-o com um óleo ou loção sem perfume antes de aplicá-lo ao corpo.


Se for óleo essencial apenas uso tópico, e nunca use puro, sempre misturado.


Riscos e efeitos colaterais


Os efeitos colaterais do óleo essencial de copaíba podem incluir a sensibilidade da pele quando usado topicamente. Sempre dilua o óleo essencial de copaíba com um óleo transportador, como óleo de coco ou óleo de amêndoa.


Para estar no lado seguro, realize um teste de remendo em uma pequena área do seu corpo antes de usar este óleo essencial em áreas maiores. Ao usar o óleo de copaíba, evite o contato com os olhos e outras membranas mucosas.


É raro ter uma alergia ao óleo de copaíba, mas se você fizer isso, então interrompa imediatamente o uso e procure atendimento médico, se necessário


Fale com o seu médico antes de usar óleo de copaíba se você estiver grávida, amamentando, tiver uma condição médica em andamento ou esteja tomando medicação.


Mantenha sempre a copaíba e outros óleos essenciais fora do alcance das crianças e animais de estimação.


Quando usados internamente, especialmente excessivamente, os efeitos colaterais podem incluir dores de estômago, diarreia, vômitos, tremores, erupção cutânea, dor na virilha e insônia. Topicamente, pode causar vermelhidão e / ou coceira.


Atenção


O lítio é conhecido por interagir com copaíba. Como o bálsamo de copaíba pode ter efeitos diuréticos, tomá-lo junto com o lítio pode diminuir a maneira como seu corpo se livra do lítio.


Conclusão


Muitos dos benefícios do óleo de copaíba continuam sendo estudados, assim como alguns já foram comprovados, por serem de fácil acesso você pode querer introduzir a sua rotina de dietas variadas.


Em casos de tratamentos de saúde o ideal é conversar com seu médicos, principalmente se você faz uso de medicamentos.


Mulheres grávidas e amamentando converse com seu médico sempre que for usar chás, óleo, tintura ou extratos.

 

Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.



Comments


bottom of page