Saúde
Os benefícios da própolis vai desde combater bactérias, vírus e fungos, efeitos anti-inflamatórios e até ajudar na cicatrização da pele, agindo também como fortalecedor do sistema imunológico prevenindo infecções.
As pessoas geralmente usam própolis para uma infinidade de patologias como diabetes, herpes labial e inchaço e feridas dentro da boca, aftas, herpes genital, resfriados e muitas outras condições
Usado desde a antiguidade
Há milhares de anos, civilizações antigas utilizavam a própolis por suas propriedades medicinais. Os gregos o usavam para tratar abscessos. Os assírios o colocavam em feridas e tumores para combater infecções e ajudar no processo de cicatrização.
Uma revisão de 2019 sugere que as pessoas usam própolis como medicamento desde o ano 300 AC. Os antigos egípcios usavam própolis para embalsamamento, e alguns médicos a usaram durante a Segunda Guerra Mundial para ajudar na cicatrização de feridas.
O que é própolis?
As abelhas produzem um composto chamado própolis da seiva coletado das floradas e misturado a sua saliva. Própolis é um material semelhante à resina feito pelas abelhas a partir das seivas das plantas e a sua própria.criando um produto pegajoso que usam para construir colmeias, isso é própolis, ou “cola de abelha”.
A composição da própolis pode variar dependendo da localização das abelhas e de quais árvores e flores elas têm acesso.
Por exemplo, o própolis da Europa não terá a mesma composição química da própolis do Brasil. Isso pode dificultar que os pesquisadores cheguem a conclusões gerais sobre seus benefícios à saúde.
Compostos cicatrizantes em própolis
Os pesquisadores identificaram mais de 500 compostos no própolis. A maioria destes compostos são formas de polifenóis. Os polifenóis são antioxidantes que combatem doenças e danos no corpo.
O própolis contém os polifenóis chamados flavonoides. Os flavonoides são produzidos nas plantas como uma forma de proteção. Eles são comumente encontrados em alimentos que possuem propriedades antioxidantes, incluindo:frutas, Chá verde, vegetais e
vinho tinto.
O própolis também contém outros compostos potencialmente curativos, como aminoácidos, vitaminas A, C e E, além de minerais como potássio e magnésio. Outros componentes encontrados naturalmente no própolis incluem pólen, cera e resina.
Acredita-se que a o própolis tenha propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas, antioxidantes e anti-inflamatórias. Pesquisas sugerem que isso pode se traduzir nos seguintes benefícios:
Cicatrização de Ferimentos
O própolis possui um composto especial chamado pinocembrina, um flavonoide que atua como antifúngico. Essas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas tornam a própolis útil no tratamento de feridas, como queimaduras.
Uma revisão de 2019 também observa que a própolis pode ajudar a estimular a produção de colágeno na pele, o que pode ajudar ainda mais na cicatrização de feridas.
Aftas e herpes genital
Pomadas que contêm 3% de própolis, podem ajudar a acelerar o tempo de cicatrização e reduzir os sintomas tanto de herpes labial quanto de herpes genital.
Um estudo descobriu que quando a própolis tópica era aplicada três vezes ao dia, ajudava a curar feridas mais rapidamente do que nenhum tratamento.
Os pesquisadores descobriram que o creme de própolis não apenas reduziu a quantidade de vírus do herpes presente no corpo de uma pessoa, mas também protegeu o corpo contra futuras erupções de herpes labial.
Saúde bucal
Outra revisão de 2021 descobriu que a própolis também pode ajudar a tratar infecções de boca e garganta, bem como cáries dentárias (cáries). Os pesquisadores sugerem que os efeitos antibacterianos e anti-inflamatórios do produto podem potencialmente desempenhar um papel nos cuidados gerais com a saúde bucal.
Já existem enxaguantes bucais com o extrato para tratar e prevenir infecções
Câncer
De acordo com um estudo de 2021 , a própolis pode:
impedir que as células cancerígenas se multipliquem
reduzir a probabilidade de as células se tornarem cancerosas
bloquear caminhos que impedem as células cancerígenas de sinalizar umas às outras
reduzir os efeitos colaterais de certos tratamentos contra o câncer, como quimioterapia e radioterapia
Os pesquisadores também sugeriram que a própolis poderia ser uma terapia complementar – mas não o único tratamento, para o câncer.
Doenças crônicas
Pesquisas sugerem que alguns dos efeitos antioxidantes da própolis podem ter potenciais benefícios cardiovasculares, neurológicos e antidiabéticos.
De acordo com uma revisão de 2019, alimentos e suplementos ricos em polifenóis, como a própolis, podem reduzir o risco de colesterol alto, doenças cardíacas e derrame.
A mesma revisão também observou que o própolis pode possivelmente possuir efeitos neuroprotetores contra a esclerose múltipla (EM), doença de Parkinson e demência. Mais pesquisas são necessárias para confirmar onde tais suplementos podem ajudar a prevenir distúrbios neurológicos.
Uma revisão de 2022 sugere que o própolis também pode ter implicações na prevenção e tratamento do diabetes tipo 2. Devido os flavonoides ajudarem a controlar a liberação de insulina.
Gastrointestinais
Existem várias doenças que afetam o trato gastrointestinal. Em Processos inflamatórios e ulcerativos do estômago ou intestinos, como gastrite, úlceras, colite e mucosite, própolis tem se mostrado eficaz no tratamento de diversas condições . Como publicada em uma revisão de 2018
Candidiase oral
Um estudo publicado na revista Phytotherapy Research descobriu que o extrato de própolis inibiu a candidíase oral em 12 pacientes com inflamação e candidíase relacionadas à dentadura. ( 6 ) Outra pesquisa publicada em 2011 no Journal of Medicinal Food revelou que a própolis parece ser o produto apícola com maior atividade antifúngica, conforme demonstrado por seu efeito em 40 cepas diferentes de leveduras, incluindo Candida Albicans . Outros produtos apícolas testados incluíram mel, pólen de abelha e geléia real. ( 7 )
Proteger contra a Helicobacter pylori
O própolis possui ação antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante, além de ser capaz de modelar as atividades enzimáticas, e, por isso, tem sido considerado como uma alternativa para o tratamento da infecção por Helicobacter pylori (H. pylori), ajudando a aliviar os sintomas de gastrite, úlcera péptica e alguns tipos de câncer.
Combate parasitas
A giardíase é uma infecção parasitária que pode ocorrer no intestino delgado e é causada por um parasita microscópico chamado Giardia lamblia . Você pode contrair giardíase pelo contato com pessoas infectadas ou pela ingestão de alimentos ou água contaminados. Um ensaio clínico analisou os efeitos do extrato de própolis em 138 pacientes com giardíase, adultos e crianças. Os pesquisadores descobriram que o extrato de própolis resultou em uma taxa de cura de 52% em crianças e uma taxa de eliminação de 60% em adultos. ( 11 )
Diabetes
De acordo com a revisão de 2015, um estudo mais antigo em ratos descobriu que a própolis estava associada a níveis mais baixos de açúcar no sangue. No entanto, isso não é evidência suficiente para mostrar que a própolis pode ajudar no controle do diabetes em humanos.
Câncer
Estudos laboratoriais sugerem que os compostos da própolis podem inibir o crescimento de células cancerígenas ou induzir a morte celular em células cancerígenas.
Alguns testes in vivo mostraram que os flavonóides da própolis podem inibir o desenvolvimento de câncer oral, câncer de pulmão, câncer de pele, câncer de mama e muito mais.
No entanto, grande parte da pesquisa neste campo envolveu células isoladas ou modelos animais.
COVID 19
Um estudo de 2020 na revista Phytotherapy Research argumenta que as propriedades antivirais da própolis podem significar que ela funciona contra o SARS-CoV-2., COVID-19.
Estudos laboratoriais anteriores mostraram que a própolis exibe atividade antiviral contra outros tipos de vírus, incluindo:rinovírus, gripe, vírus sincicial respiratório
O própolis também parece ajudar a estimular o sistema imunológico. Por esses motivos, os pesquisadores sugerem que a própolis pode ajudar na prevenção da infecção por SARS-CoV-2.
Melhora a fertilidade para mulheres com endometriose
Um estudo piloto randomizado e controlado analisou os efeitos da suplementação de própolis em mulheres com infertilidade e endometriose leve . Os pesquisadores descobriram que tomar própolis de abelha na dose de 500 miligramas duas vezes ao dia durante seis meses resultou em uma taxa de gravidez de 60%, em comparação com apenas 20% no grupo placebo. ( 12 )
Estudos ainda precisam mostrar se a própolis também pode beneficiar mulheres inférteis sem endometriose.
Como usar
O própolis é puro é a resina desidratada e moída em flocos, Já o extrato, é o própolis concentrado e diluído em álcool ou água. Base de alcool costuma ser considerado como mais forte
Existem também no mercado cremes, pomadas e loções contendo essa resina para aplicação tópica.e cosméticos.
Para ingestão
O própolis é encontrado em forma de comprimidos, extrato líquido, cápsulas e também existe em alimentos funcionais. O própolis pode ser encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais ou diretamente com os produtores.
Também existe versão spray para sere aplicado na garganta para aliviar condições de afecções
Enxaguante
Para uso na boca, dilua uma pequena quantidade de própolis em água. Enxágue a boca ou gargareje a mistura por um tempo antes de cuspir.
Topicamente na pele
Aplique própolis puro ou um produto para a pele que contenha própolis como ingrediente ativo.
Quantidade recomendada
O própolis é comercializado em concentrações diversas e ainda não existem estudos que recomendem uma quantidade específica dessa resina.
Procure observar a recomendação constante na embalagem do própolis dada pelos fabricantes e geralmente varia entre 15 a 30 gotas por dia. Alguns especialistas recomendam dose de ataque, sendo aconselhado sempre consultar seu médico ou um profissional de saúde especializado no uso dessa resina.
Recomnedações Dr Axe
Resfriado comum e dor de garganta: 500 miligramas (1caps) uma a duas vezes por dia.
Afta : Aplique pomada de própolis na afta quatro vezes ao dia.
Herpes genital: aplique uma pomada de própolis a 3% nas lesões quatro vezes ao dia.
Infertilidade feminina e endometriose: 500 miligramas (1caps) duas vezes ao dia.
Infecção fúngica: Aplique um extrato de álcool contendo 2 gramas por 25 mililitros quatro vezes ao dia.
Artrite Reumatóide : Aplique um produto tópico de acordo com as instruções da embalagem.
Parasitas: Consulte um profissional de saúde qualificado sobre o produto e dosagem.
Possíveis efeitos colaterais
Como qualquer produto se você nunca usou pode ocorrer com o uso do própolis é a reação alérgica que causa sintomas como inchaço, vermelhidão, coceira ou urticária na pele.
Para evitar reações graves de alergia, é recomendado fazer um teste de sensibilidade antes de utilizar o própolis, pingando 2 gotas do extrato no antebraço e aguardar entre 20 a 30 minutos e verificar alguma coceira ou vermelhidão na pele, em caso positivo não use.
Consulte sempre um médico de sua confiança
Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.
Comments