top of page

Benefícios do chá e extrato de canela para saúde que você não sabia


Saúde

 

Vários benefícios à saúde, como melhora a saúde do coração, alivia as cólicas menstruais , reduz a inflamação e os níveis de açúcar no sangue veja tudo que sos composto do cha de canela pode fazer por você.


O chá de canela é uma bebida é feito da casca interna da árvore de canela, que se enrola em rolos enquanto seca, formando os reconhecíveis paus de canela.


O aroma é conhecido de longe e o sabor é especial, mas não são apenas sabores , são goles de saúde.


A canela tem sido usada como ingrediente ao longo da história, desde o Egito Antigo. Costumava ser rara e valiosa, fazia parte das especiarias comercializadas e era considerada um presente digno de reis (1).


Há diferentes canelas


Existem dois tipos principais de canela:


  • Canela do Ceilão: esse tipo também é conhecido como canela “verdadeira”.

  • Canela Cassia: essa é a variedade mais comum atualmente e a que as pessoas chamam geralmente de “canela”.


Ao contrário da canela comum (Canela Cássia ou Java) a Canela do Ceilão apresenta baixos níveis de cumarina, cuja ingestão excessiva por longos períodos pode apresentar riscos à coagulação sanguínea.


Os principais compostos da canela

Benefícios do chá e extrato de canela para saúde que você não sabia


A canela contem óleo essencial rico em cinamaldeído, acompanhado de ácido cinâmico, eugenol e linalol, mucilagem, tanino, diterpenos, pro antocianinas, açúcares como a sacarose, frutose e manitol que conferem sabor adocicado.


Valor nutricional e calorias do chá de canela:

  • Calorias: 6 kg cal.

  • Carboidratos: 2g

  • Proteína: 0g

  • Gordura: 0g

  • Fibra: 2g

  • cálcio: 26,1 miligramas (mg)

  • ferro: 0,21 mg

  • magnésio: 1,56 mg

  • fósforo: 1,66 mg

  • potássio: 11,2 mg

  • vitamina A: 0,39 microgramas


Teor de oxalato da canela


Em um estudo com suplementação de canela não houve alteração significativa da linha de base na excreção de oxalato na urina após o consumo de canela, possivelmente devido ao baixo teor de oxalato solúvel (6%).  (21)


Beneficios da canela para saúde

1. Antioxidantes


A canela é particularmente rica em antioxidantes polifenóis. Um estudo que comparou a atividade antioxidante de 26 especiarias relatou que a canela só é superada pelo cravo e pelo orégano (1, 2, 3).


Além disso, pesquisas mostram que o chá de canela pode aumentar a capacidade antioxidante total (TAC), que é uma medida da quantidade de radicais livres que seu corpo pode combater (2, 4, 5).


2. Reduz a inflamação e pode melhorar a saúde do coração


Estudos em tubos de ensaio sugerem que os compostos da canela podem reduzir os marcadores de inflamação (6, 7).


Estudos também relatam que a canela pode reduzir a pressão arterial, bem como os níveis de triglicerídeos e de colesterol LDL (ruim) em alguns indivíduos (8, 9)


Além disso, a canela pode aumentar os níveis de colesterol HDL (bom), o que ajuda a melhorar a saúde do coração ao remover o excesso de colesterol dos vasos sanguíneos (5, 9)


Uma revisão de 10 estudos constatou que o consumo de apenas 120 mg de canela - menos de 1/10 de colher de chá - por dia pode ser suficiente (9).


A canela Cassia, em particular, contém abundância de cumarinas naturais, um grupo de compostos que ajuda a evitar o estreitamento dos vasos sanguíneos e oferece proteção contra coágulos sanguíneos (10, 11, 12)


A ingestão excessiva de cumarinas pode reduzir a função hepática e aumentar o risco de sangramento, portanto, certifique-se de consumir canela com moderação(9.).


3. Reduzir o açúcar no sangue


A canela pode proporcionar efeitos antidiabéticos poderosos ao reduzir os níveis de açúcar agindo de maneira semelhante à insulina, o hormônio responsável pelo transporte do açúcar da corrente sanguínea para os tecidos (13, 14).


Além disso, os compostos encontrados na canela podem contribuir ainda mais para a redução dos níveis de açúcar no sangue ao diminuir a resistência à insulina, aumentando assim a eficácia da insulina (15, 16).


A canela também pode ajudar a retardar a quebra de carboidratos no intestino, evitando que os níveis de açúcar no sangue aumentem após as refeições  (17)


A maioria dos estudos observou benefícios quando as pessoas tomavam doses concentradas que variavam de 120 mg a 6 gramas de canela em pó. Entretanto, há evidências de que o chá de canela também pode oferecer benefícios na redução do açúcar no sangue(4, 18).


4. Perda de peso


O chá de canela pode auxiliar na perda de peso, e vários estudos associaram a ingestão de canela à perda de gordura ou à redução da circunferência da cintura (18).


Um único estudo teve mais controle e relatou que os participantes perderam 0,7% da massa gorda e ganharam 1,1% da massa muscular após tomarem o equivalente a 5 colheres de chá (10 gramas) de canela em pó por dia durante 12 semanas (19).


O problema é que quantidades tão grandes de canela podem pode ser perigoso por conta das altas doses de cumarina. Quando consumido em excesso, esse composto natural pode aumentar o risco de sangramento e causar ou piorar a doença hepática (9, 20).


A canela tipo Cassia contém até 63 vezes mais cumarina do que a canela do Ceilão(12).


5. Combate bactérias e fungos


Pesquisas em tubos de ensaio mostram que o cinamaldeído, o principal componente ativo da canela, impede o crescimento de várias bactérias, fungos e bolores (21, 22).


Entre elas estão as bactérias Staphylococcus, Salmonella e E.coli comuns, que podem causar doenças em seres humanos.


Além disso, os efeitos antibacterianos da canela podem ajudar a reduzir o mau hálito e prevenir a cárie dentária (23, 24).


6. Reduz as cólicas menstruais e TPM


Um estudo bem controlado forneceu às mulheres 3 gramas de canela durante os três primeiros dias do ciclo menstrual e elas sentiram muito menos dor menstrual do que aquelas que receberam o placebo.(25).


Em outro estudo, as mulheres receberam 1,5 gramas de canela, as mulheres do grupo da canela relataram menos dor menstrual do que aquelas que receberam o placebo (26).


Também há evidências de que a canela pode reduzir o sangramento menstrual, a frequência de vômitos e a gravidade da náusea durante a menstruação das mulheres (27)


7. Combater o envelhecimento da pele.


Estudos mostram que a canela pode promover a formação de colágeno e aumentar a elasticidade e a hidratação da pele, reduzindo assim a aparência do envelhecimento (28, 29)



8. Propriedades anticancerígenas


Pesquisas em tubos de ensaio observaram que os extratos de canela podem ajudar a matar certos tipos de células cancerosas, inclusive células de câncer de pele (30). Mais estudos são necessários


9. Ajudar na função cerebral.


Pesquisas em tubos de ensaio e em animais sugerem que a canela pode proteger as células cerebrais do mal de Alzheimer e melhorar a função motora em pessoas com mal de Parkinson (31, 32). Mais pesquisas são necessárias.


10. Pode reduzir a acne.


Pesquisas em tubos de ensaio sugerem que os extratos de canela podem combater as bactérias que causam acne (34).


11. Prevenção da esclerose múltipla


Em um estudo, os pesquisadores deram aos camundongos uma mistura de canela em pó e água e fizeram alguns testes e perceberam um efeito anti-inflamatório no sistema nervoso central, incluindo partes do cérebro.(32)


Estudos também sugeriram que a canela pode proteger as células T reguladoras, ou “Tregs”, que regulam as respostas imunológicas. Quem tem esclerose múltipla tem níveis mais baixos de Tregs e o tratamento com canela evitou a perda de determinadas proteínas específicas das Tregs.(33)


Os cientistas também descobriram que o tratamento com canela restaurou os níveis de mielina em camundongos. Exatamente o revestimento de mielina das células nervosas danificado ocorre a doença.(34)


12. Reduz os efeitos alto teor de gordura


Em 2011, os pesquisadores concluíram que as dietas ricas em “especiarias antioxidantes”, incluindo a canela, podem ajudar a reduzir a resposta negativa do corpo à ingestão de refeições com alto teor de gordura.


Seis pessoas consumiram pratos contendo 14 g de uma mistura de especiarias. Os exames de sangue mostraram que a atividade antioxidante aumentou em 13%,, a resposta à insulina diminuiu em 21%, e os triglicerídeos caíram em 31%.


13. Tratamento e cura de feridas crônicas


Uma pesquisa de 2015 descobriu ao usar um composto antimicrobianos da hortelã-pimenta e da canela em cápsulas minúsculas que podem matar biofilmes bacterianos e promover ativamente a cicatrização.(35,.36)


Como usar


O chá

A maneira mais fácil de preparar essa bebida é simplesmente adicionar 1 colher de chá (2,6 gramas) de canela em pó a 1 xícara (235 ml) de água fervida e mexer. Você também pode fazer chá de canela mergulhando um pau de canela em água fervente por 10 a 15 minutos.


Você pode tomá-lo quente ou resfriá-lo para fazer chá gelado caseiro.


Como alternativa, os saquinhos de chá de canela podem ser encontrados. Eles são uma opção conveniente quando você tem pouco tempo.


O chá de canela é naturalmente isento de cafeína, portanto pode ser apreciado a qualquer hora do dia. Entretanto, se você estiver especificamente interessado nos efeitos de redução do açúcar no sangue, pode ser mais eficaz consumi-lo com as refeições.


Outras formas


Você também encontra extratos, capsulas, óleo vegetal e tinturas, cada forma tem uma composição, verifique antes usar.


Cuidados


Se estiver tomando medicação para baixar o açúcar no sangue, é melhor consultar seu médico para não haver interações.


Como mencionamos, quantidades grandes de canela podem pode ser perigoso por conta das altas doses de cumarina. Quando consumido em excesso, esse composto pode aumentar o risco de sangramento e causar ou piorar a doença hepática (9, 20).


Para aqueles predispostos a pedras nos rins, a canela pode ser considerada um alimento com baixo teor de oxalato em termos de absorção, e não se espera que sua ingestão aumente o risco de formação de pedras nos rins. (21)


De fato a canela tem um potencial incrível para saúde, mas temos que lembrar que são necessárias mais pesquisas antes que se possa chegar a conclusões definitivas.



 

Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.

Comments


bottom of page