top of page

Benefícios da semente de abóbora para saúde

Sementes

 

As sementes de abóbora não são tão populares entre as sementes mais consumidas, no entanto, são excelentes fontes de fósforo, gorduras monoinsaturadas e gorduras ômega 6 e mais, um potencial incrível para saúde, devido ao seu rico valor nutracêutico e terapêutico.


Estas sementes têm sido relatadas como tendo uma série de benefícios para a saúde, provavelmente devido à sua vasta gama de nutrientes.


As sementes de abóbora também são uma excelente ou boa fonte dos seguintes minerais:

  • Fósforo

  • Potássio

  • Magnésio

  • Cálcio

  • Ferro

  • Zinco

  • Sódio

  • Manganês

  • Cobre


Nutrientes por porção 

Benefícios da semente de abóbora para saúde

Uma porção de 30 gramas de grãos inteiros de sementes de abóbora torrados contém:

  • Calorias: 126

  • Gordura: 5,5 gramas

  • Proteína: 5,3 gramas

  • Carboidratos: 15,3 gramas

  • Fibra: 5,2 gramas



Efeitos anti-inflamatórios (1, 2, 4).


As sementes de abóbora são ricas em muitos antioxidantes, que protegem as células de danos causadores de doenças e reduzem a inflamação no corpo. Quando têm casca, também são uma ótima fonte de fibra alimentar, o que pode potencializar esse efeito.


Estudos mostram que alimentos anti-inflamatórios podem ajudar a prevenir doenças crônicas, como diabete tipo 2 e doenças cardíacas.


Num estudo mais antigo, o óleo de sementes de abóbora reduziu a inflamação em ratos com artrite sem efeitos secundários, ao passo que os animais que receberam um medicamento anti-inflamatório sofreram efeitos adversos


Propriedades anticancerígenas


Estudos de laboratório mostram que as sementes de abóbora podem impedir o crescimento de células cancerosas de mama e de próstata. Eles também podem matar células cancerígenas, desencadeando-as em apoptose ou morte de células cancerígenas.


Um estudo observacional (1) com mais de 8.000 pessoas verificou que aqueles com maior ingestão de sementes de abóbora e girassol teve redução significativa no risco de câncer de mama



Pode evitar Pedras na bexiga


Estudo (2) em crianças descobriu que as sementes de abóbora podem ajudar a diminuir o risco de pedras na bexiga, reduzindo a quantidade de cálcio na urina.


As pedras na bexiga são semelhantes às pedras nos rins. Formam-se quando certos minerais se cristalizam no interior da bexiga, o que provoca desconforto abdominal.


. As sementes de abóbora reduziram a ocorrência de cristais de oxalato de cálcio e o nível de cálcio, mas aumentaram os valores de fósforo, pirofosfato, glicosaminoglicanos e potássio na urina em comparação com a suplementação de ortofosfato. As sementes de abóbora fornecem altos níveis de fósforo e podem ser usadas como um agente potencial na redução do risco de doenças na bexiga (3, 4)


Estes estudos mostraram também que o óleo de sementes de abóbora pode reduzir os sintomas da bexiga hiperativa e melhorar a qualidade de vida dos homens com próstatas aumentadas.


Redução d e pressão arterial


Em um estudo (5) de mulheres pós-menopáusicas também descobriu que o óleo de sementes de abóbora pode ajudar a reduzir a pressão arterial, aumentar o "bom" colesterol HDL e melhorar os sintomas da menopausa.


Melhor saúde da próstata


Vários estudos demonstraram que as sementes de abóbora podem ajudar a aliviar os sintomas da hiperplasia prostática benigna (HPB), é uma condição em que a próstata está inchada. Isso pode fazer com que ele pressione a uretra e irrite a bexiga.


Os medicamentos que tratam a HBP, podem ter efeitos colaterais. Um estudo de 2022 incluiu 130 homens. Este estudo mostrou que 500 miligramas de extrato de semente de abóbora duas vezes ao dia reduziram os sintomas do trato urinário inferior causados ​​pela HBP e melhoraram a qualidade de vida geral.


Função cardíaca saudável


O alto teor de magnésio nas sementes de abóbora ajuda a reduzir a pressão arterial e mantê-la estável. Graças a este efeito, as dietas ricas em magnésio estão associadas a um menor risco de acidente vascular cerebral e morte por doenças cardíacas.  (6, 7).


Estudos mostram que os antioxidantes das sementes de abóbora também aumentam os níveis de óxido nítrico (8,9) no corpo. Esta molécula atua para manter os vasos sanguíneos suaves, flexíveis e saudáveis, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de problemas cardíacos e circulatórios.


As sementes de abóbora são também boas fontes de fitosteróis, que são compostos vegetais que podem ajudar a reduzir o colesterol no sangue.


Pode reduzir os níveis de açúcar no sangue


Alguns estudos antigos em animais mostraram que a abóbora, as sementes de abóbora, o pó de sementes de abóbora e o sumo de abóbora podem reduzir o açúcar no sangue (10, 11).


Um estudo em adultos saudáveis descobriu que aqueles que consumiram refeições contendo 65 g de sementes de abóbora tiveram níveis mais baixos de açúcar no sangue após uma refeição rica em carboidratos (12).


Curiosamente, o elevado teor de magnésio das sementes de abóbora pode ser responsável pelo seu efeito positivo na diabete.


Um grande estudo observacional descobriu que as pessoas que consumiam a maior quantidade de magnésio tinham um risco 15% menor de desenvolver diabete tipo 2 do que aquelas que consumiam a menor quantidade durante um período de 28 anos (13).


Ainda assim, é necessária mais investigação para confirmar estes efeitos benéficos das sementes de abóbora nos níveis de açúcar no sangue.


Dormir melhor


Comer sementes de abóbora antes de dormir pode ajudá-lo a ter uma melhor noite de sono. As sementes de abóbora são uma fonte natural de triptofano, um aminoácido que promove o sono.  (14, 15)


O zinco, o cobre e o selênio nas sementes de abóbora também podem afetar a duração e a qualidade do sono. Por fim, estudos mostram que o magnésio pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, que contribuem para a insônia. (16, 17, 18)


Bom para ossos fortes


O magnésio é bom para o crescimento e força dos ossos. Foi observado que pessoas com abundância de magnésio na dieta tendem a ter maior densidade de minerais nos ossos. Isso ajuda a evitar riscos como fraturas ósseas e osteoporose. Baixos níveis de magnésio também têm sido associados ao aumento da inflamação. Outro efeito colateral da deficiência de magnésio é que os níveis de cálcio no sangue também ficam baixos. Cada 100 gramas de sementes de abóbora contém até 262 mg de magnésio. Esta quantidade é suficiente para cobrir 65% das suas necessidades diárias de magnésio!  


Propriedades anti ulcerativas


As sementes de abóbora também demonstraram propriedades anti ulcerativas, protegendo a mucosa gástrica de maneira dependente da dose Grandes quantidades de esteróis vegetais, tocoferóis e PUFA presentes no óleo de semente de abóbora afetam positivamente a cicatrização de feridas. (20)



Como comer sementes de abóbora


A maneira mais saudável de comer sementes de abóbora é assá-las você mesmo com uma abóbora inteira. Os resultados de um estudo mostraram que a temperatura ideal de torra foi de 160 °C para obtenção de proteína com melhor qualidade nutricional.


Torrar as sementes facilita sua digestão, aumenta seus níveis de antioxidantes e as torna ainda mais deliciosas. 


As sementes de abóbora contêm uma grande quantidade de uma substância química chamada ácido fítico, que pode se ligar aos nutrientes minerais do sistema digestivo e impedir que você os absorva também.


Você pode reduzir o teor de ácido fítico demolhando ou germinando as sementes antes de comê-las cru ou assá-las. 


Você também pode encontrar sementes de abóbora com ou sem casca em supermercados e lojas de produtos naturais.


Petisco

Misturar com cerca de uma colher de sopa de azeite, espalhá-los em uma assadeira, salpicar ervas e pitada de sal e assar em forno.


Crú

Você pode comê-los crus. Uma maneira fácil de fazer suas próprias sementes de abóbora é retirá-las de uma abóbora inteira. Enxágue ou molhe as sementes para se livrar da polpa, e deixe de molha por 4h. Use em saladas.


Em Pó (sementes Assadas)

Você pode adicionar a um suco de frutas, por exemplo, seu sabor é bem suave. Ou simplesmente polvilhar sobre sua refeição.


Adicionar a receitas

Adicione a sua receita de bolo ou pães caseiros, No caso de bolo é só bater no liquidificador e para pães você pode aproveitar a textura das sementes para delicioso pão de grãos.


Efeitos colaterais de sementes de abóbora


Reações alérgicas. A alergia a sementes de abóbora é muito rara. Foi relatado apenas algumas vezes em pessoas de 3 a 70 anos. As reações relatadas variam de leves a graves. A maioria foi leve, com sintomas locais na boca ou garganta. Mas algumas pessoas relataram vômitos, inchaço no rosto e na garganta, coceira, rubor, respiração ofegante, desmaios e choque. As alergias alimentares geralmente acontecem após você ter comido a comida algumas vezes. Preste atenção em como você se sente nas primeiras vezes após comer um novo alimento.


Potenciais interações medicamentosas. As sementes de abóbora são ricas em vitamina K, ácidos graxos ômega-3, magnésio e também têm efeitos diuréticos. Os diuréticos ajudam a eliminar o excesso de líquido e sal do corpo, fazendo você urinar mais. Por causa disso, se você estiver tomando anticoagulantes (como heparina), remédios para pressão arterial ou diuréticos, pergunte ao seu médico antes de adicionar sementes de abóbora à sua dieta.



 

Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.

Kommentare


bottom of page