Saúde
Beber ou não café? Eis a questão!
Para alguns, parar de consumir cafeína ou diminuir a quantidade pode ajudar a reduzir a ansiedade, melhorar a qualidade do sono e reduzir as dores de cabeça, além de outros benefícios.
Para outros, a cafeína pode ser uma aliada, os benefícios para saúde do consumo de café há muito são comprovados, como metabolismo mais rápido e um risco significativamente menor de doença de Alzheimer, além daquela dose de estímulo pela manhã.
E sim, se você toma há um tempo considerável, irá sentir falta dela.
Se por um lado é bom consumir cafeína, por outro, para algumas pessoas pode não ser, principalmente para quem enfrenta condições de ansiedade e insônia.
Lembre-se que não somente café possui cafeína, bebidas como, chá-preto, chá-verde, chá-mate e outros também tem em sua constituição a substância cafeína.
Para saber se é interessante para você parar com a cafeína é importante analisar
Benefícios ao parar de consumir, ou diminuir, a cafeína
Menos ansiedade
A cafeína um energético potente, é exatamente por isso a maioria de nós a usa. Mas isto pode causar um aumento da ansiedade, nervosismo, palpitações cardíacas e até ataques de pânico.
Aqueles que já são propensos ao stress e à ansiedade podem ter na cafeína um agente potencializador que ajuda a piorar muito os seus sintomas. Além disso, um maior consumo de cafeína tem sido associado maiores probabilidades de depressão nos adolescentes. (1)
Sono melhor
O hábito de consumir cafeína pode afetar o sono. Estudos mostram que a ingestão diária de café pode alterar o seu ciclo de sono, causando um sono agitado e sonolência diurna. Isso se consumir cafeína menos de seis horas antes de ir para a cama.
Não consumir cafeína, principalmente na parte da tarde, pode ajudar dormir melhor e menos tempo para adormecer. (2, 3)
Pode ajudar a eliminar a gordura da barriga
O cortisol é um grande participante no desenvolvimento da gordura abdominal. Quanto menos cortisol o corpo tiver liberado, mais você contribui para regular o sistema que cria e mantém esse pneuzinho indesejado 4
Melhorar a Absorção dos nutrientes
Uma ingestão muito elevada de cafeína, uma dieta desequilibrada ou uma idade mais avançada podem causar uma absorção deficitária de nutrientes. (5)
Os taninos da cafeína podem possivelmente inibir parte da absorção de nutrientes. Diminuir ou parar de consumir cafeína, o seu corpo pode absorver alguns nutrientes melhor como cálcio, ferro e vitaminas do complexo B
Dentes mais saudáveis e brancos
Bebidas escuras podem manchar os dentes. Isso se deve ao alto nível de taninos encontrados nessas bebidas, que causam acúmulo e descoloração do esmalte dos dentes.
A acidez das bebidas com cafeína, como o café e os refrigerantes, também pode levar ao desgaste e à deterioração do esmalte.(6)
Equilíbrio Hormonal para as mulheres
As bebidas com cafeína, como o café, o chá e os refrigerantes, podem alterar os níveis de estrogênio.
Um estudo de 2012 descobriu que beber 200 miligramas (cerca de 2 colheres) ou mais de cafeína por dia elevava os níveis de estrogênio nas mulheres asiáticas e negras, enquanto as mulheres brancas tinham níveis de estrogênio ligeiramente mais baixos.
A alteração dos níveis de estrogênio pode ser particularmente preocupante se tiver um risco acrescido de doenças como a endometriose, cancros da mama e cancros do ovário;
Baixa tensão arterial
A cafeína pode aumentar os níveis de pressão arterial devido ao efeito estimulante que tem no sistema nervoso. (8)
Existem controvérsias a esse respeito, como mostra este estudo , A maioria dos estudos mostra uma associação em que o consumo moderado de café resultou em risco reduzido de doença cardíaca coronária e o consumo pesado de café resultou em risco aumentado
Uma digestão saudável
A ingestão de cafeína pode trazer consigo uma série de problemas digestivos desagradáveis. O café cria um efeito laxante que estimula os intestinos. O consumo de grandes quantidades de café pode causar diarreia ou fezes moles e até incontinência. (7)
Além disso, as bebidas com cafeína podem desempenhar um papel no desenvolvimento do refluxo gastroesofágico
Quem deve evitar a cafeína?
1. Está grávida ou a tentar engravidar
Sabemos que as mulheres grávidas e a amamentar devem evitar a cafeína, mas também é importante se estiver a tentar engravidar. A cafeína tem sido associada a um aumento do aborto espontâneo e a uma diminuição da fertilidade
2. Tem uma doença intestinal ou digestiva, como refluxo ácido, gota ou diabete
Se tiver uma doença digestiva pré-existente, a cafeína pode agravar os sintomas. Isto é especialmente verdade para quem tem
refluxo ácido
gota
diabete
SII (síndrome intestino irritável)
4. Está tomando determinados medicamentos
Verifique sempre se a cafeína interage com os seus medicamentos sujeitos a receita médica. Alguns destes medicamentos incluem
medicamentos antibacterianos
antidepressivos (especialmente inibidores da MAO)
medicamentos para a asma
A abstinência de café
Embora o processo de deixar de consumir cafeína, especialmente café, não seja fácil para algumas pessoas é necessária.
A duração dos sintomas de abstinência de cafeína varia de pessoa para pessoa, mas geralmente dura pelo menos 2 a 9 dias. (7)
Alguém que interrompe abruptamente a ingestão de cafeína após o uso regular geralmente sentirá os efeitos da abstinência entre 12 e 24 horas após a interrupção. O pico dos efeitos da abstinência ocorre geralmente entre 24 e 51 horas. (8)
A abstinência de cafeína é uma coisa real. Um dos efeitos secundários mais comuns e desagradáveis da privação de cafeína são as dores de cabeça. E pode não demorar alguns dias para que uma delas apareça.
Além da dor de cabeça, os sintomas comuns de abstinência de cafeína incluem:
ansiedade
efeitos cognitivos
fadiga
dores de cabeça
alterações de humor
Sugestões para quem precisa parar de beber cafeína
Diminua o consumo em vez de parar de vez.e vá diminuindo o consumo gradualmente.
Evite fontes de cafeína. Certifique-se de que não está reintroduzindo acidentalmente a cafeína. Verifique os rótulos de refrigerantes, tônicos e chás embalados e até mesmo de alimentos embalados.
Hidrate-se. A desidratação pode piorar os sintomas da abstinência.
Durma bastante. Você provavelmente se sentirá cansado quando parar de consumir cafeína, portanto, ajude a combater isso dormindo pelo menos de 7 a 9 horas por noite.
Aumente a energia de outras maneiras.
Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.
Comments